Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

FILMES LIVE ACTION - PQ NÃO DÃO CERTO?

POR QUE OS FILMES BASEADOS EM ANIMES QUASE NUNCA DÃO CERTO?


Hoje vamos falar um pouco sobre a questão dos Animes que são adaptados para o "Live Action" um gênero muito famoso no Japão mas que quase nunca funciona no resto do mundo. Um Live Action antes de mais nada é a adaptação de uma obra de manga ou anime em um filme feito com atores reais (pessoas de verdade). Quando paramos para pensar na questão alguns problemas ficam evidentes e vamos lista-lós a seguir:

1 - Custo e Duração: A maioria dos animes possuem entre 12 e 25 episódios que ao serem levados para tela, precisam ser filtrados e cortados para que o filme fique com uma duração de 01:30 horas e Isso acaba dificultando e muito a vida do diretor e do roteirista que precisa adaptar o material original, ou na maioria dos casos criar novos materiais. 
Os custos também são um problema, gastos com efeitos especiais são altos e em muitos casos são usados com muita frequência, principalmente efeitos 3D para as cenas de batalhas e nas construções de criaturas. 

2 - Enredo: Esse é sem sombra de dúvidas o maior problema, muitos roteiristas e diretores optam por criar um material original para ser especifico das telonas, um dos exemplos mais clássicos que temos poderia ser Dragon Ball Evolution.


Esse é um exemplo de enredo forçado, o universo foi mantido mas a história foi tão modificada que  o filme perdeu sua própria identidade e se não fossem as esferas do dragão e o os personagens com o mesmo nome a gente nem poderia falar que se tratava de um filme da franquia Dragon Ball. Existem inúmeros outros exemplos, mas o ponto principal é a forçada de barra que os roteiristas fazem para adaptar uma obra.
Ainda falando de Enredo outro problema é quando ao invés de criarem um material original eles optam por adaptar e cortar alguns pontos como por exemplo a animação: Avatar a lenda de Ang.

O primeiro livro: Água foi adaptado, porém muitas partes precisaram ser cortadas para fazer o filme caber nas salas comerciais, e isso acarretou em um universo um pouco menos explicado e personagens vazios.

3 - Quebra de Realismo: Quando pensamos nesse aspecto é importante lembrarmos que todos possuem uma ideia de realidade e quando vemos os personagens animados ganhando vida, meio que o brilho de algumas situações desaparece, porque estamos presos a noção de realidade e quando fazemos uma ruptura brusca disso nosso inconsciente entende q algo não esta certo.


Quando inserimos um contexto de colegiais, e de um caderno que mata em um ponto da história existe uma quebra muito brusca da realidade e isso faz com que o público acabe desenvolvendo uma repulsa natural. Algumas vezes não afeta a qualidade do filme, mas impede que os fans de uma obra desenvolva apego, e de modo geral acaba gerando criticas negativas.


Rei Leão, 2019 é um exemplo prático desse fenômeno, acredito que todos que estão lendo se lembrem da animação, porém, todos que viram os dois filmes concordam que existe uma quebra de magia, e isso acontece principalmente por essa quebra de realidade. Todos aceitam que animas de verdade, não agiriam dessa forma dessa maneira eles não ficam presos no universo criado pelo obra em si.
Filmes de aventura e fantasia precisam lidar e muito com esse problema, então eles criam universos que permitem que o público sonhe e viaje, sabemos que não existe mas por ser uma proposta fantasiosa aceitamos, por exemplo filmes como Senhor dos anéis e Harry Potter já vêm fazendo isso a muito tempo.

FUTURO!

Hoje o mercado de Live Action evoluiu muito e algumas obras estão sendo bem adaptadas, com mais algum tempo talvez possamos entrar numa nova fase do cinema. Os filmes baseados em jogos e animes.
Existem alguns exemplos bons de filmes em Live Action, podemos destacar os seguintes:


Samurai X: foi uma obra adaptada em 3 filmes que surpreendeu muita gente, e que foi bem adaptada.


Erased: adaptação do anime Boku Dake Ga Inai Mach, muito bom e com uma trama fantástica para os amantes de ficção cientifica e viagem no tempo.


Adaptação do anime: Usagi Drop, conta a história de um cara de 30 anos solteiro que tem que cuidar de uma menina de 6 anos, muito bom e que vale a pena pela história.

Hoje a industria de Live Actions está crescendo e faturando muito, com a popularização da Cultura Geek pelo mundo, mais pessoas estão se interessando por animes e quanto mais gente assiste mais eles tem ganhando filmes com atores reais.

O maior mercado consumidor de Live Actions são o Japão e a China que vêm importando muito, aqui nas terras Tupiniquins a maioria chega por sites parceiros "Fansubs" que prestam um excelente trabalho na produção de legendas.
Entretanto grandes plataformas de Streaming como a NETFLIX e o CRUNCHYROLL, estão investindo cada vez mais nesse setor, é comum encontrarmos vários filmes em seus catálogos, e detalhe alguns estão vindo até dublados com áudio de ótima qualidade.


Bom é isso, espero que tenham gostado desse artigo... Se lembrarem de outro Live, não esqueçam de comentar. Até a próxima.




Talvez Gostem:

Top 5 - Animes protagonizados por mulheres
http://animaoplay.blogspot.com/2018/03/top-5-animes-protagonizados-por-mulheres.html

Top 5 - Animes de Drama
http://animaoplay.blogspot.com/2018/03/top-5-animes-de-drama.html

Animes de Ficção Científica
http://animaoplay.blogspot.com/2018/02/animes-de-ficcao-cientifica.html






This post first appeared on Anima Play, please read the originial post: here

Share the post

FILMES LIVE ACTION - PQ NÃO DÃO CERTO?

×

Subscribe to Anima Play

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×