Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cuidados com as roupas para elas durarem mais

Vamos bater um papo sobre sustentabilidade em relação as nossas roupas? Vou dar algumas dicas para você não gastar com compras erradas, como cuidar das peças para elas durarem mais e como reduzir os consumos para ajudarmos no meio ambiente. Se cuidarmos das nossas Roupas com carinho elas vão permanecer com bom aspecto e durar muito mais tempo!
Na hora das compras
Sempre verificar antes o tipo do tecido: se amassa fácil (porque é ruim para passar) e se dá trabalho pra lavar, tem que lavar à mão (pedrarias, etc) ou se tem que lavar à seco na lavanderia. Esses são alguns pontos negativos quando se trata de praticidade. Geralmente acabamos deixando a peça de lado porque dá muito trabalho ou acabamos estragando e perdendo a peça, então quando for fazer um investimento desses, pense bem antes se vale a pena!


Se quiser saber mais sobre como economizar nas compras, confira esse post que já tem aqui no blog!  

Quantas vezes você usa a roupa antes de lavar?
Pode parecer porquinho, mas a roupa não precisa ser lavada toda vez que é usada! Às vezes você usa uma blusa por poucas horas e nem transpira, então ela pode ser usada mais vezes antes de ser lavada. Calças e jaquetas Podem Ser usadas ainda mais, pois são peças que não sujam tanto.

Minha dica: deixe ventilando de um dia para outro e depois guarde, não deixe acumular bagunça. De preferência não misture com tudo o que está limpo, reserve um espaço para essas peças para você lembrar de usar novamente e não ficar muito tempo guardada com resíduos do corpo e de produtos que usamos na pele.

Na hora de lavar
- Utilize saquinhos para lavar roupas mais delicadas, com rendas, detalhes, etc e sutiãs. Em sites da china como o NewChic, você encontra de vários tamanhos por um precinho bem camarada! 


- Lave as roupas do avesso, assim evita que desbotem mais rápido e que criem bolinhas com o atrito entre elas.

- Separe por cores (escuras, claras, brancas) pra não estragar nenhuma peça.  Junte a maior quantidade possível dentro de cada categoria para economizar água e energia.

- Não encher a máquina demais.

- Sempre atentar para os modos de lavagem, tempo, velocidade, etc. Roupas pouco sujas não necessitam ficar muito tempo de molho.

- Cuidado com a temperatura da água! Dê preferência para lavar a frio, pois algumas peças não podem ser lavadas em água quente e como misturamos várias, pode acabar passando alguma sem percebermos.

- Use a quantidade de sabão e amaciante certas (o sabão liquido é melhor, pois não deixa manchas nas roupas). O excesso de sabão pode deixar a roupa dura e exige mais enxagues.

- Evite usar a secadora, pelo mesmo motivo da temperatura da água na máquina, as roupas estão misturadas e algumas não podem ser secas assim. Além disso, gastam muita energia e com o tempo danificam as roupas.

Evite passar a ferro
Alguns tecidos não precisam ser passados, mas mesmo os que precisam podem ser evitados com alguns cuidados e e se ainda assim você tiver que passar, vai facilitar bastante seu trabalho.

- Tire as roupas da máquina assim que acabar de centrifugar.  Se deixar elas muito tempo dentro da máquina começa a secar e ficar cheias de marcas e você terá que passar.

- Cuidado na hora de pendurar. Deixe a peça bem esticada e se possível evite os prendedores, senão use um que não seja muito forte, que não marque a roupa e sempre prenda pelas pontas (as blusas pela barra e as calças pelo cós), nunca coloque o prendedor no meio da roupa. Você também pode usar cabides, principalmente para camisas.

Lembrando que as malhas de inverno e outros tecidos que espicham devem secar na horizontal, não podem ser pendurados. Disponha a peça sobre um varal de chão, ou alguma outra superfície de preferência com uma toalha por baixo.

Depois de seca já guarde
Assim que a roupa estiver seca, já tire do varal, dobre e guarde para não amarrotar. As que precisarem ser passadas deixe o mais aberta possível em uma gaveta ou cesto até juntar uma quantidade para passar, não deixe de qualquer maneira, pois vão ficar mais amassadas.

Evite passar roupas que estão usadas, pois se tiver alguma mancha ou resíduo na peça pode não sair mais.

E por fim reaproveite ao máximo suas roupas! Se está enjoada de alguma peça, ou se está velhinha você pode customizar! Aqui já ensinei um DIY com uma camiseta que era do marido!


Também já mostrei no insta @blognamedida essa calça que transformei em saia só cortando e colando, sem nenhuma costura, é bem simples de fazer, no youtube você encontra vários vídeos.



E mais recentemente colei faixas nas laterais dessa calça jeans. Queria uma assim, mas não tinha necessidade de comprar uma nova, então reaproveitei uma que já tinha, só usando cola também!

Você também pode trocar as roupas com outras pessoas da família e amigas, ou comprar em brechós e bazares. Hoje em dia tem vários bazares on-line, principalmente de blogueiras, com roupas praticamente sem uso e por um valor bem mais acessível.

Confiram também o post aqui no blog de como cuidar das suas roupas e se quiserem mais dicas, comentem aqui que em breve posso gravar vídeos explicando melhor!

Espero ter ajudado vocês a fazer um uso mais consciente das roupas e a cuidarem bem de tudo o que vocês tem, porque mesmo que não sirva mais para você pode servir para alguém!

Bjinhos

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; suportando-vos Uns Aos Outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.”  Colossenses 3:12-14


This post first appeared on NaMedida, please read the originial post: here

Share the post

Cuidados com as roupas para elas durarem mais

×

Subscribe to Namedida

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×