Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Diferentes culturas - Muçulmanos

Uma das coisas mais bacanas de viajar é conhecer outras pessoas com costumes completamente diferentes dos seus. 


Aprender a conviver, entender e, principalmente, respeitar as diferenças é um dos maiores aprendizados que eu tive na vida. Isso me foi ensinado dentro de casa, desde pequena, mas confesso que é mais fácil você ser tolerante quando todo mundo à sua volta é muito parecido com você nos quesitos costume e religião. O bicho pega mesmo quando você se vê em meio à pessoas diferentes e percebe que, na verdade, você é o diferente para eles. 

Me vi nessa situação quando estava junto com vários amigos muçulmanos e eu era a única 'estranha' no ambiente. Que coisa louca. 

Uma vida todo dentro do meu país ou em países com costumes parecidos com os meus nunca me deixaram perceber que o mundo é mais do que o Continente Americano. Bem mais. 

Porque uma coisa é você assistir no Jornal Nacional sobre fatos ocorridos na Ásia ou no Oriente Médio, outra coisa é você conviver com pessoas de lá que sabem muito mais do que o que se passa na TV. 

Aprendi muito com meus amigos árabes. Além de palavras e comidas boas, eles me ensinaram como o respeito é a base em toda e qualquer religião. 

Hoje admiro muito mais a dedicação de todo esse povo que gasta grande parte do seu dia orando ou fazendo coisas ligadas à religião. Catolicismo é uma religião forte sim, mas nada perto da devoção muçulmana. Como eles levam à sério a maioria das regras religiosas foi algo que me impressionou muito.
Eles vão à mesquita toda semana sem falta*, eles rezam várias vezes por dia seguindo todo o ritual para isso, não importa quem esteja por perto, eles jejuam MESMO 30 dias por ano, eles lêem o Alcorão e a pessoa que decora ele é muito festejada, eles respeitam profundamente os pais e pessoas mais velhas e se ajudam muito. Você pode até discordar de alguns pontos mas temos que concordar que é muita fé e dedicação. 

Com relação ao jejum, um dia eu, muito marota, perguntei pro meu amigo: '...mas se você comer uma coisinha qualquer ou beber um pouquinho de água ninguém vai ficar sabendo...nem dá nada'. Aí ele me respondeu: 'Mas o jejum é entre eu e Deus (Allah), não é para mostrar para os outros'. 
Podia ter dormido sem essa.

É uma religião bem diferente do que eu estava acostuma a conviver, e confesso que não sabia muito à respeito, mas hoje entendo melhor e posso dizer que é muito melhor do que se pinta por aí. 

Logicamente, como em qualquer outra fé, tem seus integrantes bons e ruins. Tem quem segue e tenta ser uma boa pessoa e tem também quem só se intitula e faz tudo errado. Por esses errados, muitos pagam. 

Respeito muito a fé das pessoas, mesmo que acredite em coisas completamente diferentes das delas.

Serei sempre grata à todos os meu amigos árabes por me mostrarem o outro lado da moeda. 

E acho, inclusive, que se mais pessoas entendessem isso tudo o mundo seria um lugar um pouco mais habitável. 

* eles vão à mesquita uma vez por semana enquanto estão morando fora, mas quando estão no país deles a frequência é de 5 vezes ao dia.


Eu e amigos um dia depois do fim do Ramadam.





Bjos com sabor de quibe. ;)




This post first appeared on Ela Eh De Libra, please read the originial post: here

Share the post

Diferentes culturas - Muçulmanos

×

Subscribe to Ela Eh De Libra

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×