Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Tudo sobre Low Poo e No Poo

Low Poo e  No Poo. "Ahn?? Mas o que é isso?" - essa foi a primeira reação que eu tive quando uma amiga veio me falar sobre esse assunto, há algumas semanas. Eu simplesmente nunca tinha ouvido falar nisso, eram muitos nomes estranhos, tudo novidade, enfim...

Após uma breve aula que ganhei da minha amiga, também fui adicionada em alguns grupos do Facebook para que eu me aprofundasse mais no assunto, pudesse trocar figurinhas e etc. E após muitas leituras, resolvi escrever sobre isso aqui por dois motivos: o primeiro é que é um assunto relativamente novo e acho muito bacana compartilhar e o segundo é que eu quero virar adepta e se puder, também vou mostrar os resultados e contar um pouco do meu dia-a-dia na técnica.

Apesar de muita gente achar que a técnica só serve para cabelos cacheados, isso é mentira. Cabelos com química, ressecados, com tintura são os mais beneficiados, mas cabelos oleosos e com caspa também têm bons resultados. Li relatos de que no começo o cabelo pode até "piorar", mas que ele, aos poucos, vai se adaptando e o resultado é sensacional.


Mas afinal, o que é o Low Poo? 
Low (pouco) Poo (shampoo) significa usar pouco shampoo e apenas shampoos sem sulfato e derivados do petróleo. Isso porque esses compostos danificam os fios e não deixam o cabelo se nutrir, além de retirar a oleosidade e a proteção natural dos cabelos. Assim, somos obrigados a usar condicionadores e inúmeros tipos de tratamentos, que na verdade não atuam no fio mas sim disfarçam a agressão que o cabelo já sofreu.

Como eu sei que o shampoo tem sulfato e derivados do petróleo ou não? 
Nem todos os shampoos vem com essa informaçao na "capa". Por isso, é muito importante ler os rótulos. Lembrando que sulfato não é a mesma coisa de sal!
Os principais sulfatos usados nos shampoos são: Sodium laureth sulfate (sodium lauryl ether sulfate - SLES); Sodium laurilsulfate (sodium lauryl sulfate - SLS); Ammonium Lauryl Ether Sulfate(ALES) e Ammonium lauryl sulfate (ALS).
Já os derivados do petróleo e similares são: Óleo Mineral/Mineral Oil; Parafina Liquida/Paraffinum Liquidum; Isoparafina/Isoparafin; Petrolato/Petrolatum; Vaselina/Vaselin Dodecano/Dodeceno; Isododecano/Isododeceno; Alcano/Alkane.

Existe uma lista bem mais completa que você pode consultar nesse link.

Me dê exemplos de shampoos e condicionadores sem sulfato.
Eu não sabia, mas depois que comecei a estudar sobre o assunto, descobri que existem muitos shampoos no mercado sem sulfato, de fácil acesso e preço em conta.
Exemplos: Dove BABY, Phytoervas, Éh, Creme para pentear da linha Sou Natura. Algumas marcas já se atentaram para o assunto e criaram linhas específicas, como a Bioextratus. Existem muitos outros - lista completa aqui. 


E o No Poo, o que é? 
O No (sem) Poo (shampoo) significa não usar qualquer tipo de shampoo nos cabelos. Parece estranho, né? Mas não, o cabelo não fica ensebado para sempre, ele é higienizado com produtos específicos (vinagre, bicarbonato de sódio) ou com um condicionador (o chamado Co-Wash).

Co Wash?
Co Wash é uma técnica de higienizar os fios com condicionadores SEM SILICONES, SULFATOS, PARABENOS E ÓLEO MINERAL. Tanto quem faz No Poo quanto quem faz Low Poo pode fazer, porém existe uma maneira específica de realizar essa higienização.
Exemplo de condicionadores quem podem ser usados: Creme de tratamento Monange (pote na cor rosa claro, laranja e vinho); Yamasterol embalagem rosa; linha Moroccanoil (preço salgado!).

Como iniciar a rotina? 
Você primeiramente deve fazer a última lavagem com um shampoo antirresíduos ou qualquer shampoo COM sulfato (sim!!). Depois disso, você apenas deverá usar produtos sem sulfatos e derivados do petróleo. Existem diversos "cronogramas capilares" e cada pessoa deve se adaptar à aquilo que quer e que dá certo pra ela, mas esses cronogramas são muito úteis no começo, quando você não tem muita noção.

exemplo de cronograma capilar

Se você quer o Low Poo, basta usar os produtos liberados sem as substâncias que já falamos aqui.
Se você quer o No Poo, precisa retirar totalmente os shampoos. Irá realizar a higienização dos fios ou com a técnica do Co Wash ou com outros produtos (Vinagre, Bicarbonato, etc) ou ambos.

Basicamente, a rotina é baseada em: Hidratação - Nutrição - Reconstrução. Não tenho como dizer qual o seu cabelo precisa mais, pois isso varia de pessoa pra pessoa, mas na comunidade existem muitas dicas sobre isso. Dê uma olhada na tabela abaixo:


Pra começar, acho que é isso! Espero que tenha dado uma pequena luz nessa nova ideia que está surgindo e é super promissora. O assunto é enoooorme e rende muito pano pra manga rs. Eu mesma ainda não consegui saber boa parte dos esquemas e ainda não consegui colocar em prática, pois é preciso muita adaptação, montagem de um arsenal com os produtos certos e etc.

Todas as informações e tabelas foram tiradas dos grupos do Face. Inclusive, super recomendo pra quem tiver interesse no assunto! Aqui vão os links:
- Low e No Poo Lisos e Ondulados 
- No Poo e Low Poo para Iniciantes 
- No/Low Poo 


This post first appeared on Blog Not Found, please read the originial post: here

Share the post

Tudo sobre Low Poo e No Poo

×

Subscribe to Blog Not Found

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×