Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Do Pincel ao plotter. Do plotter à impressão digital.

     Outro dia estava navegando no Orkut, quando passando por uma comunidade relacionada a comunicação Visual, me deparei com um tópico (muito interessante por sinal) questionando o surgimento de tecnologias e a expansão/ banalização e possível queda de qualidade nos serviços prestados em comunicação visual, o que me deu inspiração para escrever algumas linhas.

       "Eu nasci 'em meio as tintas' e vivi um pouco da fase antiga da comunicação visual, que exigia muito mais técnicas 'concretas' do letrista ou Profissional de criação, e menos aptidões na área de informática. A inexistência ou baixa popularidade dessas tecnologias não assustava os letristas que se mantinham firmes na prancheta e no pincel para o desenvolvimento de sua arte. Mas a popularização do plotter de recorte e posteriormente das máquinas de impressão estremeceram o setor e forçaram por vezes o profissional da área a promover mudanças nos seus planos/ expectativas. É claro que houve também boas expectativas, pois mudança de tendência significa mercado aquecido, e como conseqüência gente trabalhando.

       Mas as melhorias trouxeram também 'efeitos colaterais'. De repente todo mundo trabalha com comunicação visual. De serralheria a empresa de xerox (deixando bem claro o respeito por quem migrou para o ramo e trouxe boas contribuições). E o mercado cabou se nivelando por baixo, pois o grande público passou a dar preferência às tecnologias de plotagem e impressão, que populares foram oferecidas por preços Mais Baixos (preços que se tornaram ainda mais baixos devido a atuação de 'maus profissionais', que falando diretamente, fecham uma encomenda quase 'de graça' e oferecem um serviço de péssima qualidade).

       Qualidade! É um quesito do qual o profissional de comunicação não pode se esquecer jamais. Cada estabelecimento tem sua especificidade, sua identidade. E o que vai dar rosto a esse estabelecimento é a decoração ou propaganda , indepentente do que seja empregado: neon, impressão, recorte. Além do mais enquanto se fixa a identidade do estabelecimento, fixa-se também a imagem (espera-se sempre melhorar a imagem) do profissional da área de comunicação/ propaganda."



OBS: Deixo explícito o respeito por criadores/ desenvolvedores para a impresão ou plotagem. Essa postagem tem o intuito de promover a qualidade dos serviços prestados na área de comunicação visual acima de qualquer outra coisa.


Por Bruno Oliveira.



This post first appeared on HZBV Comunicação Visual, please read the originial post: here

Share the post

Do Pincel ao plotter. Do plotter à impressão digital.

×

Subscribe to Hzbv Comunicação Visual

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×