Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Braid



Criado por Jonathan Blow

Braid é um jogo independente criado por Jonathan Blow, foi lançado em 2008 para Xbox Live. É um jogo de plataforma com foco na resolução de quebra-cabeças. O personagem controla o tempo podendo refazer suas ações. O enredo usa o eterno clichê de "o heroi salva a princesa" para desconstrui-lo com pitadas de questionamentos metafísicos. No desenrolar da trama você entende que o sentimento de arrependimento é central no conceito explorado no game, tanto no game play, quanto no enredo.



A arte foi criada por o David Hellman, que tem certa notoriedade por um webcomic chamado "A Lesson Is Learned but the Damage Is Irreversible". Faz clara referências ao pós-impressionismo de Vincent van Gogh.

A Noite Estrelada, 1889 

Braid é um jogo completo, que não só a jogabilidade é divertida e interessante, como também todos os elementos se completam, da trama a arte. Porém ele merece um destaque da tradicional produção de Jogos. Os jogos contemporâneos são produzidos tradicionalmente em grandes estudios, com dezenas, quando não centenas de funcionários, trabalhando em funções estritamente específicas. Braid foi produzido de forma independente por seu criador, que por 3 anos se dedicou a produção do jogo,  e durante sua produção já começou a colacionar prêmios pelo desenvolvimento.




A distribuição digital e a popularização dos smartphones impulsionaram a produção de pequenos estudios independentes em um mercado dominado por empresas gigantes como Activision Blizzard ou EA, no qual um kit de desenvolvimento para um videogame de última geração pode custar até 2 mil dólares por máquina. Hoje em dia todos os consoles tem seus serviços de jogos por download que combina jogos clássicos com esses jogos produzidos para distribuição digital, são jogos que podem ter uma produção mais enxutas dos que os vendidos em mídia física.


Essa tendência é descrita na "Teoria da cauda longa" de Chris Anderson, que afirma que a partir da internet e da distribuição digital os produtos de nicho vão ter o espaço tão relevante quanto a produção mainstream, possibilitando como nunca antes visto a viabilidade dos pequenos produtores competirem com grandes produções da industria tradicional. Braid é talvez um marco dessa nova possibilidade de produção de games, depois dele vários outros se consagraram com estratégia parecida como Minecraft, Angry Birds, Plants vs Zombies. E muitos outros viram...


This post first appeared on Pixel, please read the originial post: here

Share the post

Braid

×

Subscribe to Pixel

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×