Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Empadão de alho poró com palmito

Fiz esse empadão para a ceia de Reveillon, foi sucesso absoluto, todos adoraram e, se não tivesse salvado um pedacinho, não teria sobrado nada para o almoço do dia seguinte. Afinal ninguém é de ferro e dia primeiro eu não queria nada com a cozinha.

Ingredientes:
Massa:
1/2 kg de farinha de trigo
200 gramas de manteiga
1/2 copo de água gelada (ou o quanto baste para dar ponto na massa)
1/2 colher de sobremesa de sal - misturar o sal na farinha

Recheio:
1 talo de alho porró
1 colher de sopa de óleo
1 vidro de palmito
1 vidro de requeijão
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 copos de leite
2 cs manteiga
sal e pimenta a gosto
noz moscada a gosto
1 folha de louro

Primeiro faça a massa:

Misturar a manteiga cortada em pedaçinhos com a farinha, para isso usar a ponta dos dedos e não sovar, a massa deve ficar parecendo com uma farofa grossa. Entrar com a água aos poucos, de colher em colher e misturar somente o suficiente para dar liga a massa. Cuidado para não trabalhar demais a massa, para que ela não fique elastica. Coloque a massa dentro de um saco plástico e deixe descansar por até uma hora na geladeira. Essa massa pode ser utilizada para quiche, mini tartelete, empadinhas, pastel de forno. É uma massa muito versátil e saborosa, além de ser menos calórica do que a massa podre. Para variar pode ser usada farinha de trigo integral(substituir metade da quantidade da farinha) ou pode ser acrescentado gergelim torrado - o preto especialmente fica muito bonitinho, a linhaça também pode ser usada, é só acrescentar duas colheres de sopa à farinha antes de entrar com a manteiga.
Bom, chega de massa, vamos ao recheio!

Primeiro devemos fazer o bechamel. Esse molho eu uso muito, ele é base de recheio para tortas e quiches, base de molho para macarrão, base de recheio para salgado, é um molho de sabor neutro que uso para substituir ovos e creme de leite.
Modo de fazer:
Levar ao fogo o leite com a folha de louro e uma pitada de sal. Quando ferver desligar. Enquanto isso levar a manteiga ao fogo, quando derreter entrar  com a farinha, deixar cozinhar por dois minutos e desligar - e aí jaz o segredo do bechamel- para não empolar, você precisa desligar o fogo para acrescentar o leite, se não, vira um grume só. O leite deve ser acrescentado aos pouquinhos, sempre mexendo, de preferência com um fuet(batedor). Quando tiver acrescentado o leite todo ligar o fogo e continuar mexendo até levantar fervura. Acrescentar umas raspinhas de noz moscada ralada na hora, (tem que ser ralada na hora, a que ja vêm ralada parece serragem), e corrigir o sal. Passar para uma vasilha e cobrir com um papel filme encostando na superfície para que não forme aquela pele.
Eu sei que todo mundo têm uma receita de molho branco, provavelmente mais fácil que a minha, porém para recheio o molho deve ser feito com farinha e não maisena, e, como têm que ser neutro, não deve levar creme de leite. Assim, o melhor é fazer o bechamel mesmo, depois que você aprende a técnica é mole.
Terceira parte: O recheio
Cortar o alho porró em cubinhos pequenos, cortar o palmito em cubinhos pequenos. Refogar o alho porró no óleo, entrar com o palmito(o palmito têm que ser de qualidade, palmito ruim estraga qualque prato, caso você não dê a sorte de achar um palmito macio o meu conselho é ferver o palmito até que ele amoleça), deixar refogar um minutinho ou dois e entrar com o bechamel, corrigir o sal e a pimenta(opcional), entrar com o requeijão. Se você tiver alguma ervinha fresca em casa pode picar e misturar também.
Montagem:
Abrir cerca de 3/4 da massa e forrar um refratário grande, colocar o recheio, abrir a massa reservada e cobrir o recheio, amassando com as pontinhas dos dedos nas laterais para fechar bem. Fazer um furinho no meio para o vapor sair, para dar o toque final dazer uma trançinha com uma pontinha de massa e usar para decorar o meio. Assar em forno médio por cerca de 30 a 40 minutos.



This post first appeared on Blogger, please read the originial post: here

Share the post

Empadão de alho poró com palmito

×

Subscribe to Blogger

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×