Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

GRANDES DIRETORES #4 - ALFRED HITCHCOCK



Alfred Joseph Hitchcock, nascido em 13 de agosto de 1899 e morto em 29 de abril de 1980, foi um cineasta britânico que figura entre os maiores diretores de todos os tempos. A figura do londrino é tão marcante a ponto de ser ele considerado como uma persona quase mítica do meio cinematográfico, tendo em vista que é provavelmente a maior unanimidade (dentre as raríssimas existentes), na opinião de profissionais do ramo, críticos, cinéfilos e do grande público em geral, da história da Sétima Arte.

Em 1929, Hitchcock obteve o seu primeiro sucesso no Reino Unido com Blackmail, filme este que abriria um período de vários clássicos do suspense dirigidos por ele ainda em solo britânico.

Em 1933 foi trabalhar na Gaumont-British Picture Corporation, e o seu primeiro filme para a companhia chamou-se The Man Who Knew Too Much (O Homem que Sabia Demais), de 1934, que seria refilmado em 1956 com outros atores.

O seu segundo filme pela companhia foi The 39 Steps (Os 39 Degraus), de 1935, considerado o melhor filme deste período. Neste filme, pela primeira vez ele usa uma técnica chamada de MacGuffin (às vezes de McGuffin ou Maguffin), a técnica designa uma desculpa argumental que motiva aos personagens a desenvolver uma história, o que na realidade carece de relevância. O seu próximo sucesso foi The Lady Vanishes (A Dama Oculta) (1938), que envolvia intriga internacional.

Hitchcock mudou-se para os Estados Unidos em 1939 e tornou-se cidadão norte-americano em 1955.

Laurence Olivier e Joan Fontaine em Rebecca, a mulher inesquecível ("Rebecca", 1940), filme que marcou a estreia de Hitchcock no cinema americano e o único dirigido por Hitchcock a ter recebido o Oscar de melhor filme.

A estreia de Alfred Hitchcock em Hollywood foi com Rebecca, que veio a vencer o Oscar de melhor filme. Este foi o único filme do diretor a ganhar um Oscar nessa categoria. A obra gira em torno do romance entre um rico viúvo e uma inocente jovem, que acabam se casando rapidamente. Tudo parecia perfeito, até que Rebecca, a falecida esposa, volta para assombrar a jovem. O elenco do filme contava com Laurence Olivier e Joan Fontaine, ambos indicados ao Oscar por suas atuações.

 Nas três décadas seguintes, Hitchcock dirigiu praticamente um filme por ano em Hollywood.

As maiores marcas de Hitch (apelido carinhoso do meu parceiro, que permitia que poucos o chamassem assim) foram: sua filmografia, quase que em sua totalidade, pertenceu ao gênero suspense, de modo que o cineasta ainda hoje é conhecido como o “Mestre do Suspense”; sua parceria com grandes estrelas de Hollywood, tais como James Stewart, Grace Kelly, Janet Leigh, Ray Milland e Cary Grant; os roteiros excepcionais da maioria esmagadora de seus longas, recheados de tensão, aventura e romance, e com diálogos extremamente bem escritos e personagens carismáticos, bem desenvolvidos e, alguns, mentalmente instáveis; o uso de cores fortes em suas películas coloridas, especialmente com o uso do processo de coloração de filmes Technicolor; a segurança e elegância na execução de seu trabalho, com técnicas inventivas e jogo de câmera suave, deslizante e criativo; algumas de suas projeções, tais como Janela Indiscreta (Rear Window, 1954), Festim Diabólico (Rope, 1948) e Disque M para Matar (Dial M for Murder, 1954), passarem-se em pequenos espaços e poucos cenários e etc.

Para resumir toda a genialidade e importância de Alfred Hitchcock para o Cinema, digo que qualquer lista respeitável e minimamente sensata inclui-o entre os 10 melhores diretores de todos os tempos, no mínimo. Era um diretor visionário e de inventividade técnica à frente de seu tempo, mas que refletia a qualidade da Sétima Arte na primeira metade do século XX e em décadas posteriores. Por entender tão bem a natureza e a mentalidade humanas, sua filmografia permanece como de valor e de qualidade atemporais.


Seguem os cinco melhores longas de Hitchcock, em minha opinião:



Janela Indiscreta (Rear Window, 1954): Em Greenwich Village, Nova Iorque, o fotógrafo profissional L.B. Jeffries está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com uma lente tele-objetiva, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um homem matou sua mulher e escondeu o corpo. Com a ajuda de sua noiva Lisa, Jeff vai tentar provar que está certo.



Um Corpo que Cai (Vertigo, 1958): Em São Francisco, o detetive aposentado John 'Scottie' Ferguson (James Stewart) sofre de um terrível medo de alturas. Certo dia, encontra com um antigo conhecido, dos tempos de faculdade, que pede que ele siga sua esposa, Madeleine Elster (Kim Novak). John aceita a tarefa e fica encarregado da mulher, seguindo-a por toda a cidade. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, levando o detetive a enfrentar seus piores medos. Ele começa a acreditar que a mulher é louca, com possíveis tendências suicidas, quando algo estranho acontece nesta missão.



Psicose (Psycho, 1960): Marion Crane é uma secretária (Janet Leigh) que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.



Disque M para Matar (Dial M for Murder, 1954): Em Londres, um ex-tenista profissional decide matar sua mulher, para poder herdar seu dinheiro e também como vingança por ela ter tido um affair um ano antes, com um escritor que vivia nos Estados Unidos, mas que no momento está na cidade. Ele chantageia um colega de faculdade para estrangulá-la, dando a entender que o crime teria sido cometido por um ladrão. Mas quando algo sai muito errado, ele vê uma maneira de dar um rumo aos acontecimentos em proveito próprio.



Intriga Internacional (North by Northwest, 1959): O publicitário Roger Tornhill (Cary Grant) é confundido com um agente secreto e acaba se envolvendo em uma perigosa trama de espionagem. Após ser acusado de assassinato, ele precisa lutar para provar sua inocência e, ao mesmo tempo, tenta escapar da polícia e de criminosos que estão a sua procura.


ANDRÉ MATEUS


This post first appeared on Take 7, please read the originial post: here

Share the post

GRANDES DIRETORES #4 - ALFRED HITCHCOCK

×

Subscribe to Take 7

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×