Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O Macanudo supimpa chega a SãoPaulo


Demorou (e muito), mas finalmente aconteceu! Depois de receber mais de 80 mil pessoas no Rio de Janeiro, Recife e Brasilia, chegou a vez de São Paulo conhecer de perto o traço macanudo de Liniers. A tão esperada exposição Macanudismo, com originais de um dos mais representativos quadrinistas e artistas gráficos da Argentina já pode ser apreciada desde o dia 4 de julho no Centro Cultural Correios.

Macanudismo apresenta uma notável coleção de 500 tiras selecionadas entre as mais de 4mil publicadas, além de artes originais de contos gráficos, capas de livros e pinturas. Mas, para compensar a demora, a exposição de São Paulo recebe dois trabalhos nunca antes exibidos: uma entrevista ilustrada em quadrinhos com o ator Ricardo Darín (veja no fim desta postagem) e duas sequências do livro Los Sábados Son Como un Globo Rojo.

Foram três anos de espera desde que esta exposição estreou no Rio de Janeiro, e dois anos, se considerarmos sua passagem por Brasília, a última cidade a receber esta mostra antes da Capital paulista. Segundo a curadora e idealizadora do evento, Bebel Abreu, a exposição não chegou antes a São Paulo por conta do patrocínio. “Ela é financiada através de editais públicos, e São Paulo é muito concorrido. Imagino que tenha sido por isso que ficamos como suplentes na Caixa e também nos Correios. Mas fomos aprovados no edital dos Correios em Brasília, e o êxito da exposição por lá resultou num convite para realizar a mostra também em São Paulo”, explica Bebel.

Mas o êxito da exposição não aconteceu só em Brasília. Por todas as cidades por onde passou, Macanudismo tem sido um sucesso. E em São Paulo não está sendo diferente. Só no dia de abertura quase mil pessoas estiveram no evento. 981, para ser exato. Nos primeiros 10 dias foram mais de 4 mil visitantes. Bebel comemora mais esse sucesso. Uma história que começou em 2009, quando ela foi montar em Buenos Aires a exposição de Pierre Mendell e acabou conhecendo esta, do Liniers, que acontecia na capital Argentina. “Me apaixonei! Queria muito que meus amigos e os brasileiros em geral vissem aquele mar de tiras originais em aquarela. Logo que falei com Liniers desse interesse, não acreditou muito, mas eu insisti e ele se animou.”

Hoje Liniers se diverte com o sucesso em terras tupiniquins. “No meu sonho mais dourado, o máximo que eu imaginava alcançar com minha arte, seria cruzar o rio da Prata e chegar ao Uruguai! Fiquei supercontente!”

E existe a possibilidade de Macanudismo chegar em outras cidades brasileiras? Bebel acha que é possível. “Fomos contatados em Porto Alegre, e vamos inscrever a exposição ainda nos editais deste ano, mas por enquanto não tem nada certo”. A mostra, cuja realização foi de responsabilidade da Mandacaru Design, fica em São Paulo até o dia 1º de setembro.

A Zarabatana aproveitou o evento para lançar o oitavo livro da série Macanudo, com tarde de autógrafos no dia da abertura da exposição. Liniers autografou centenas de livros fazendo desenhos em cada um deles (veja no álbum de fotos abaixo).

Além da exposição, as pessoas interessadas em quadrinhos podem participar de oficinas e palestras de quadrinistas brasileiros. No dia 25 de julho, Laerte irá falar sobre o ofício do cartunista com a mediação de Gustavo Duarte, quadrinista autor de , Taxi, Monstros!Birds. Haverá também mais duas oficinas: uma com Gustavo Duarte no dia 8 de agosto, e outra com o cartunista Adão Iturrusgarai, no dia 23 de agosto. Um dia antes, porém, Adão irá contar como cria seus personagens e as situações em que eles vivem e falará com o público também de suas experiências como quadrinista. Veja a programação completa dos eventos paralelos, AQUI.

Para mais informações, você pode visitar o site da exposição. Para saber mais sobre Liniers, CLIQUE AQUI.

Veja abaixo um painel com fotos do dia de abertura da exposição Macanudismo, no Centro Cultural Correios. Clique nas imagens para ver as fotos bem maiores.

 


Arquivado em:Comics - Quadrinhos, Desenhistas, Liniers, Macanudo, Quadrinhos Latinoamericanos Tagged: Bebel Abreu, Bonjour, Cheba Massolo, duendes, Enriqueta, Fellini, Liniers, Macanudismo, Macanudo, Mandacaru Design, Os Duendes, Pingüins, Supimpa


This post first appeared on Um Blog Em Quadrinhos – Quadrinhos, Animação,, please read the originial post: here

Share the post

O Macanudo supimpa chega a SãoPaulo

×

Subscribe to Um Blog Em Quadrinhos – Quadrinhos, Animação,

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×