Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que conhecer fora do centro de Viena

Como comentei em outro post, muitas das atrações turísticas de Viena estão no centro da cidade, facilmente acessadas a pé, caso sua hospedagem seja por lá. Porém, outras atrações turísticas fora do centro de Viena também devem ser incluídas em um roteiro pela capital austríaca.

Apesar de mais afastadas do centro de Viena, é fácil chegar a esses locais usando o U-Bahn, o metrô de Viena. Ao pegar a linha violeta (U2), saltando na estação Schottentor, sai em frente ao Sigmund Freud Park, área de lazer pública em frente à Igreja Votiva (Votivkirche).

Em estilo neogótico, ela foi consagrada em 1879, na ocasião das Bodas de Prata do Imperador Franz Joseph e da Imperatriz Elisabeth (Sissi). Uma tentativa de assassinato falhada no Imperador foi a inspiração para sua construção. Também chamada de “Catedral da Ringstrasse”, a igreja é uma das construções mais significativas do período do Historicismo Europeu. Quando estive em Viena, ela estava passando por uma reforma em parte da fachada, mas não tirou em nada a beleza da igreja, que apresenta um interior igualmente bonito.

No parque que leva o nome de Freud, um dos psicanalistas mais famosos do mundo, muitas famílias se reúnem para piquenique ou para brincar com as crianças. Muito comum também encontrar grupos de estudantes, já que a Universidade de Viena fica em frente.

Por falar em Freud, caminhando uns 8 minutos pela rua Berggasse até chegar ao número 19, se chega ao Freud Museum, provavelmente o endereço mais famoso de Viena. Na verdade, essa foi a casa onde ele viveu e trabalhou por 47 anos, entre os anos de 1891 e 1938. Foi a partir desta casa que ele partiu para o exílio na Inglaterra com sua família em 4 de junho de 1938 para escapar dos socialistas. A casa se tornou museu em 1971, com ajuda da filha mais nova do psicanalista, Anna Freud.

A visita ao museu começa como se você fosse para consulta com o criador da psicanálise, tocando a campainha, como faziam seus pacientes na época. O interior apresenta o mobiliário original tanto da casa, como do escritório de Sigmund Freud, incluindo a sala de espera e uma seleção da coleção privada de antiguidades, autógrafos e primeiras edições de suas obras freudianas. O museu ainda apresenta uma biblioteca e loja do museu. Vale a pena conhecer.

Ainda próximo dali, está a Prefeitura de Viena (Rathaus). Caso não queira ir caminhando a partir da Igreja Votiva, a opção é pegar novamente o metrô da linha violeta (U2) e saltar na estação Rathaus. O prédio do Rathaus foi construído por Friedrich von Schmidt, entre 1872 e 1883, se tornando o prédio vienense mais importante no estilo neogótico. Sede oficial do prefeito e local de reunião do Senado da cidade, o prédio apresenta uma torre de quase 98 metros, um dos maiores pátios internos da Europa (Arkadenhof) e o Festival Hall. A Câmara Municipal também abriga a Biblioteca Municipal e o Arquivo Regional.

Numerosos eventos são realizados dentro e em frente à prefeitura. Um dos mais importantes e conhecidos é sem dúvida o Life Ball, que é realizado todos os anos em maio. Quando estive na cidade em agosto de 2013, por exemplo, estava acontecendo o Film Festival. As visitas podem ser realizadas às segundas, quartas e sextas, às 13h, não havendo necessidade de registro prévio.

Em outro lado da cidade, mas também acessível pelo metrô, pelas linhas vermelha (U1) ou violeta (U2), está o parque de diversões Prater, basta saltar na estação Praterstern. O parque abriga a famosa roda gigante, um dos símbolos mais famosos de Viena, que aparece inclusive no filme “007 – Marcado para a Morte” de 1987. Por essa razão, foi colocada na lista de tesouros da cultura do cinema europeu pela European Film Academy em junho de 2016.

A roda gigante gigante foi inaugurada em 1897 para marcar o 50º ano da ascensão do imperador Franz Joseph ao trono. As cabines continuam no modelo original, oferecendo uma vista maravilhosa da cidade e do Prater. Cabines individuais também podem ser reservadas para jantares exclusivos e casamentos. Apesar do Prater funcionar apenas de março a outubro, a roda gigante está aberta durante o ano todo. No mais, o parque de diversões apresenta mais de 250 atrações, sendo muitas comuns a outros parques do tipo como trem fantasma e montanha-russa. Uma atração interessante que atrai bastante turistas é o museu Madame Tussauds, que tem sua filial vienense no parque, com mais de 80 bonecos de cera representando celebridades nacionais e mundiais.

Claro que existem outras atrações fora do centro de Viena, mas acredito que essas são as mais interessantes a se conhecer e que não podem ficar de fora de um roteiro por Viena.

O post O que conhecer fora do centro de Viena apareceu primeiro em Maior Viagem.



This post first appeared on Maior Viagem, please read the originial post: here

Share the post

O que conhecer fora do centro de Viena

×

Subscribe to Maior Viagem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×