Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

U-Report: um app Ilhasoft para o UNICEF

Já imaginou contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sua comunidade trocando simples mensagens de texto? Denunciar problemas que estão acontecendo na sua região, cidade ou até mesmo na sua rua, com alcance a quem pode, realmente, fazer algo para resolver? E ter acesso a notícias e “histórias” postadas por jovens de todo o Brasil e do mundo? Agora, imagina tudo isso englobado num aplicativo super fácil de usar e interagir!

Parece bom demais pra ser verdade, né?! Pois, saiba que essa é uma realidade presente na vida de muita gente espalhada pelo globo e chegada ao Brasil em 2015, mas que vem se atualizando constantemente para acompanhar as cabecinhas antenadas da galera que é o foco da ferramenta.

O U-Report foi uma iniciativa do Centro de Inovação do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que contou com o apoio da Ilhasoft -nós mesmos- para potencializar os resultados. Utilizado por jovens de uma faixa etária de, em média, 15 a 25 anos, em impressionantes e expressivos 91 países!

Confere a listinha aí abaixo! 

O app facilita o compartilhamento de informações sobre realidades locais. Na prática, os usuários acabam meio que sendo “repórteres”; denunciando e opinando sobre assuntos que precisam de atenção e, assim, colaboram com o mapeamento deles.

Leis, saúde, educação, mercado de trabalho, política e economia são alguns dos temas abordados por meio de enquetes, notícias e chats. Todos os dados são automaticamente coletados para facilitar a geração anônima de estatísticas separadas por idade, região onde vive, gênero e temática. Informações que estimulam a mobilização das autoridades.

Entenda como funciona

O aplicativo é gratuito e está disponível na Google Play (Android) e na App Store (IOS). Para utilizá-lo, basta fazer o login social por Facebook, Twitter, Google+ ou se cadastrar por email. Assim oh:

Depois de baixá-lo, você vai ter um bocado de possibilidades em mãos! Como uma espécie de rede social, a aplicação tem um “feed” formado por histórias postadas pelos próprios usuários. Elas podem conter fotos, vídeos, áudios, links e tags. Essas postagens passam pela avaliação de um moderador, que vai publicá-las ou não.

Outra semelhança com as redes como Twitter, Facebook e Instagram são as alternativas de compartilhar e comentar os posts (opção que no app do U-Report é chamada de “contribuição”, a qual pode ser denunciada se compreender um teor indevido).

As histórias são seguidas de notícias importadas da homepage. Os membros podem ler o conteúdo do próprio país e, acessando o U-Report global, de todos os países abarcados.

Na aba “enquetes”, pode-se visualizar os resultados das pesquisas das quais você pode participar através dos chats disponíveis nos outros canais do projeto (SMS, Facebook, Twitter, WhatsApp, dentre outros -a depender do país-) e também comentá-las.

Por intermédio dos “chats”, é possível participar de conversas individuais ou em grupos -criados por moderadores-. O formato é um pouco similar ao do WhatsApp, exceto quanto ao fato de que, com o app, você pode conversar com qualquer usuário cadastrado no seu país.

Ah! Você também pode convidar os contatinhos salvos na agenda do seu celular a baixarem o aplicativo!

Projeto colaborativo para os desenvolvedores

O código do U-Report está disponível no RapidPro, uma organização gratuita originada em 2014 para ajudar a criar fluxos (conteúdos de chatbots) que viabilizem um contato mais descomplicado entre cidadãos e órgãos públicos.

Desenvolvida para Android e IOS, a ferramenta tem o código aberto (open source), o que permite que mais profissionais do ramo da tecnologia possam utilizar a experiência para aplicações semelhantes no sistema do Google.

O RapidPro é acessível por meio do GitHub, uma plataforma de hospedagem de códigos que é colaborativa para programadores.

Saiba mais sobre o Centro de Inovação do UNICEF

Trata-se de uma equipe interdisciplinar, presente em todo o mundo, que se dedica à identificação, prototipagem e ampliação de tecnologias que fortaleçam o compromisso do UNICEF com a melhoria de vida de crianças e jovens. Para mais informações sobre o trabalho do UNICEF em inovação, visite: www.unicef.org/innovation.


Gostou do post? Compartilha com os amigos! 

O post U-Report: um app Ilhasoft para o UNICEF apareceu primeiro em Ilhasoft.



This post first appeared on Blog - Criação De Aplicativos, please read the originial post: here

Share the post

U-Report: um app Ilhasoft para o UNICEF

×

Subscribe to Blog - Criação De Aplicativos

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×