Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como Saber Se Estou Grávida? Sintomas Mais Comuns de Gravidez

É cada vez mais comum estar em uma situação onde os medos e as dúvidas sobre uma possível Gravidez se instalam. Se você de repente praticou relação sexual desprotegida e não utilizou nenhum método de emergência pode ter certeza que suas chances de virar mamãe ou papai são grandes e é nessas situações que geralmente as pessoas se descabelam com a incerteza do futuro. Será que vou ser mãe? Será que vou ser pai? Será?

São questões que assustam muita gente quando gravidez não é algo planejado. Se você está em com dúvidas referentes a isso, não sabe de nada nem o que fazer, hoje iremos instruí-lo para que escolha os melhores métodos e saiba com certeza se aquela relação sexual que você teve gerou frutos ou não. Mas antes disso ressaltamos: não deixe de transar sem métodos contraceptivos se o seu desejo não é ter um filho no momento. Além de ser perigoso você contrair uma doença sexualmente transmissível, pode acabar gerando uma criança inocente que nada tem a ver com a irresponsabilidade do adulto que não pensou no prazer com segurança. Se prevenir é fundamental!

Fatores de risco para uma possível gravidez

Não é nenhuma novidade todas as situações prováveis de se gerar gravidez, não é mesmo? E a mais óbvia delas é com certeza ter relações sexuais sem nenhum método de proteção, e nem mesmo utilizar a pílula do dia seguinte para eventuais emergências. Mas há outras situações de risco que a maioria das pessoas não se dão conta de que estão suscetíveis a engravidar. São elas:

Interrupção do coito: Quando o homem retira o pênis da vagina momentos antes de efetivamente ejacular. Muita gente faz isso e esse método inseguro já foi usado por muitos indivíduos antigamente. O que poucos sabem é que o homem libera um líquido pré ejaculatório, que embora raramente tenha a presença de espermatozoides, isso não é impossível de acontecer. Se conter algum esperma nesse líquido, a chance de a Mulher engravidar mesmo com a ejaculação na vagina tenha sido interrompida é muito grande.

Ejacular na região da coxa ou da virilha: engravidar nesse caso é mais improvável ainda, porém pode ser que aconteça. Quem não quer um filho na hora errada precisa estar ciente de todos os riscos e prevenir para que nada saia de forma precipitada.

Introduzir dedo na vagina: Se o homem ejaculou e depois continuou a fazer carícias na mulher, como introduzir o dedo na vagina, se esse dedo estiver contaminado com espermas da ejaculação poderá contribuir para que o espermatozoide entre e procure o óvulo para ser fecundado. Essa situação é ainda mais rara do que as anteriormente citadas, mas existe sim uma pequena chance de uma gravidez surgir daí.

O ideal não é tentar pensar nas situações que pode levar ou não a uma gravidez. O ideal é simplesmente definir com ajuda de um médico, o método de proteção que mais funcione para você e usá-lo para evitar a gravidez em todas as hipóteses. Enfatizando que não devemos nos preocupar apenas com uma gravidez indesejada, mas também com o risco de se contrair qualquer doença sexualmente transmissível.

Em que momento começa a aparecer os sintomas de uma gravidez?

Quem acredita que é possível descobrir a gestação logo entre os primeiros dias está enganado. E isso ocorre porque o processo de fecundação do óvulo é um acontecimento livre de Sintomas explícitos, tornando-se dessa forma totalmente improvável saber se está ou não grávida logo nesse processo. Mas existem alguns sintomas que a mulher acaba sentindo e que pode indicar a gravidez, esses sintomas geralmente aparecem nas primeiras semanas. São eles:

  • Cólica na região abdominal;
  • As mamas ficam sensíveis;
  • A libido aumenta;
  • Ocorrer mudanças no muco da vagina.

Os sintomas iniciais costumam aparecer após uma ou duas semanas do óvulo ter sido fecundado, o que indica que dá para notar logo no segundo bimestre de gestação. Essa é a hora em que o embrião se instala na região do útero. E entre esse processo até a décima terceira semana, acontece um aumento elevado de HGC, estrogênio, progesterona e de muitos outros hormônios.  E são esses hormônios, que multiplicados em quantidade, serão os responsáveis por provocar os sintomas que a mulher começara a sentir em decorrência da gravidez.

Vale enfatizar que na maioria das mulheres, os primeiros sinais da gravidez podem se confundir muito com possíveis incômodos que ocorrem no período que antecede a menstruação. Em vista disso é tão difícil descobrir a gravidez com muita antecedência e aliás, quem não está de fato se programando para ter um bebê, raramente fica atento aos sinais que o seu próprio corpo acaba dando e uma vez que tais sinais se confundem com sintomas pré-menstruais, raramente uma mulher logo descobre a gravidez precocemente.

Quais os sintomas mais comuns de gravidez?

Nem toda mulher irá sentir todos os sintomas que aqui serão apresentados, isso irá variar conforma o perfil de cada uma. Mas reunimos aqui os vinte sintomas mais frequentes. Se você já está desconfiada e conseguir notar que está com boa parte dos sintomas, não hesite em procurar um médico rapidamente:

  • Sangramento na região da vagina;
  • Menstruação atrasada;
  • Cólica ou dor na região do abdômen;
  • Seios com aparência alterada;
  • Sensação de náusea e ocorrência de vômitos;
  • Abdômen inchado;
  • Constipação na região do intestino;
  • Cansaço frequente e sono fora do normal;
  • Vontade de urinar constantemente;
  • O apetite aumenta consideravelmente;
  • Mudanças no paladar;
  • Enjoos ao sentir odores intensos;
  • Aumento de gases;
  • Tontura;
  • Oscilações no humor;
  • Cefaleia;
  • Aparecimento de acnes.

Como ocorre os sintomas mais comuns de gravidez?

Agora que você tem uma noção dos principais sintomas de gravidez, que apresentamos no tópico anterior, a seguir iremos destrinchar melhor os mais comuns, para que você possa compreender melhor.

De início, caba ocorrendo um pequeno sangramento na vagina logo no começo da gravidez, mas é bem discreto e a maioria das mulheres não detectam esse sinal como um sintoma, deixando de lado. A partir do instante em que o óvulo passa pelo processo de fecundação, transformando-se em um zigoto, que é a primeira fase que o embrião passa, se desloca até a trompa para chegar efetivamente no útero. Essa “longa caminhada” do zigoto dura entre seis e doze dias, e é no momento que ele se instala no útero da mulher que surge o sangramento do útero, que como mencionamos anteriormente se expõe com um discreto sangramento da vagina, que pode até ser imperceptível.

Esse sangramento pode durar por um período de até três dias e em vista disso a mulher pode acabar sentindo cólicas na região do abdômen, que por vezes costuma a surgir perto da época da menstruação e por isso a maioria também desconsidera esse sinal como um sintoma de gravidez.

Sintomas decorrentes do segundo atraso da menstruação

Em vista do fato de o sangramento ser raramente percebido como um sintoma de gravidez pelas mulheres, a maioria só descobre após o atraso da menstruação, pois é esse fator que leva elas a buscarem testes para confirmar ou não a possível gestação. Entretanto, são raras as mulheres que tem um ciclo menstrual certinho. A maioria é irregular e dificilmente também consegue saber se a menstruação está ou não atrasada e ainda, tem mulheres que não ovulam em determinados meses, que é o que chamamos de período de anovulação.

Aliás, é importante saber que nem sempre o atraso menstrual indica uma possível gravidez. Situações como estresse, problemas com infecção, mudança de método anticoncepcional, mudanças no peso, cansaço elevado e muitos outros podem alterar o ciclo e causar o temido atraso. Entretanto, se você teve alguma relação sexual desprotegida, descarte essas hipóteses e verifique primeiro se de fato você não está grávida.

1) Cólica e dor na região do abdômen como sinais

No início da gestação também é provável que se sinta cólicas ou dores localizadas na região do abdômen. A mulher se sente inchada e ainda apresenta todos os sinais da pré-menstruação o que torna ainda mais difícil desconfiar de uma possível gravidez. A dor geralmente surge entre as primeiras semanas da gestação.

2) Dor na região dos seios

Esse sintoma é bem comum nas gravidinhas de plantão e pode surgir no início, entre a três primeiras semanas decorrentes da fecundação efetivamente realizada. A dor é bastante incômoda, pois os seios ficam supersensíveis e qualquer pequeno toque já causa desconforto na mulher, incluindo tarefas básicas como simplesmente colocar o sutiã. Algumas das futuras mamães notam esse sintoma primeiro, pois nem todas apresentam o sangramento inicial nem mesmo notam atraso na menstruação.

3) Os seios ficam maiores

Sensibilidade mamária a parte, as grávidas também notam aumento da região dos seios e as glândulas das mamas se desenvolvem para justamente se adequarem ao próximo período de amamentação que virá logo depois da gestação se finalizar. Esse aumento costuma a ser notada depois de uma ou duas semanas do momento em que a sensibilidade na região começa a aparecer.

4) Seios com aparência alterada

Os seios das mulheres também começam a ter sua aparência modificada em decorrência da elevada quantidade de hormônios que começa a se produzir no período gestacional. Geralmente os mamilos escurecem e podem surgir veias em volta dos seios também. Além disso, tais mudanças só desaparecem com o fim do período de amamentação.

Também pode aparecer umas espécies de nódulos na região das auréolas, conhecidos como tubérculos de Montgomery. Eles têm a capacidade de produzir uma espécie de secreção que tem por finalidade manter a lubrificação tanto das aureolas como também dos mamilos. No início, esses pequenos nódulos não são tão visíveis. É possível nota-los melhor na medida em que o seio da mulher vai crescendo ao longo do período da gravidez.

5) Sentir náuseas e possivelmente vomitar

Por volta da sexta semana, a grávida pode sofrer com náuseas e vômitos, visto que são sintomas bem comuns durante o primeiro trimestre. Porém, nem todas as mulheres passam pelo início da gestação com tais sinais. Elas podem sentir ambos os sintomas na quarta ou na quinta semana de gravidez também.

As náuseas, bem como os enjoos não prologam por toda a gravidez. No terceiro trimestre tendem a desaparecer e na maioria dos casos, já na décima segunda semana eles começam a ficar bem melhores e quando chega na décima oitava, mais noventa por cento das gestantes já não sentem mais nenhum tipo de enjoo nem mesmo a náusea.

Os enjoos, por mais comuns que sejam, podem se apresentar de uma forma muito prejudicial para a saúde da mãe e do filho, pois em algumas situações eles são tão fortes que a mulher não consegue nem se alimentar direito. É nesses casos que a futura mãe precisa ser acompanhada por um profissional especialista e esse problema decorrente dos enjoos é conhecido como hiperemese gravídica.

6) Barriga inchada

Naturalmente a barriga começa a parecer que está mais inchada. E aquela preocupação de ter engordado apenas, transforma-se na desconfiança de uma possível gravidez. O que poucas mulheres sabem é que mesmo quando o feto tem tamanho pequenino, a barriga já pode apresentar inchaço na região do abdômen e isso acontece porque o corpo já começa a se preparar para conseguir enfrentar o crescimento do útero que irá ocorrer com o passar das semanas. E esse é outro sintoma que a mulher dificilmente identifica como sinal de gravidez, justamente por ser típico do período que antecede a menstruação

7) Vontade de fazer xixi constantemente

Quando a mulher ultrapassa as primeiras seis semanas de gestação, sente gradativamente uma maior vontade de ir fazer xixi. A maioria delas passam a noite se levantado diversas vezes para ir ao banheiro e esse sintoma é extremamente normal. Inicialmente, essa vontade frenética começa a aparecer porque a bexiga não consegue mais se esvaziar totalmente, em decorrência dos hormônios que acabam relaxando o local e é por isso que as grávidas tem a sensação de sempre estarem com vontade de urinar, mas é simplesmente porque quando elas vão ao banheiro elas não esvaziam a bexiga. É como se fizessem xixi “a prazo”.

Quando a mulher já se encontra no fim do período de gravidez, o feto que já está bem grande, começa a comprimir a bexiga, fazendo com que sua capacidade de armazenamento reduza significativamente e a futura mamãe continua com as vontades frequentes de ir ao banheiro. Todas as futuras mamães apresentam esse sintoma e ele perdura por toda a gestação, infelizmente

8) Aumento do apetite

É também bem comum entre as grávidas, um elevado desejo por comida e isso geralmente ocorre no comecinho da gestação. Nesse período que acontece o que chamamos de “desejos de grávida”. Algumas delas comem coisas bizarras só pela simples vontade momentânea. E essa vontade é tão intensa que a mulher é capaz de mudar totalmente seu hábito alimentar, como é o caso das vegetarianas, que podem desejar na gravidez comer carne.

E a mesma facilidade que as mulheres gestantes tem de querer comer tudo o que veem pela frente, elas têm de de repente ter total repúdio a certo alimento ou a determinadas fragrâncias. Dessa forma, se você ama aquela comida japonesa, por exemplo, durante uma gravidez, talvez você crie aversão a ela e não queira nem mais ver, quanto mais comer. E claro, isso é momentâneo. Depois da gestação essas mudanças alimentares voltam ao seu nível normal.

Tem como descobrir a gravidez através testes caseiros?

Outro fato muito comum é ver mulheres desesperadas para saber se estão ou não grávidas, e em vista disso vão em busca da internet procurar métodos caseiros para fazer o teste. Porém, não adianta se desesperar. Os estes caseiros como ferver a urina, colocar água sanitária no xixi e muitos outros não são precisos e nem confiáveis. Há relatos de pessoas que fizeram e deu certo o resultado, mas também há aquelas que se enganaram com relação a isso.

Se você estiver desconfiando de gravidez é mais indicado ir em busca de testes de farmácia, pois eles sim são confiáveis e dificilmente erram no resultado. A mulher que faz esses testes corretamente não passa por sufoco e é bem mais prático não é verdade? A seguir vamos ensinar como fazer esse teste e em que momento você já pode realiza-lo para descobrir a possível gestação.

Como fazer testes de farmácia e a partir de que momento posso realizá-los

A partir do momento que a mulher percebe que a menstruação está atrasada e existem chances de ela ter engravidado, é hora de partir para os testes de gravidez. Logo após o primeiro dia de atraso a mulher já pode fazer e descobrir se será mamãe ou não, mas vale enfatizar que por ser um período muito inicial e a quantidade de hormônios ainda ser pequena, tem chance de o teste verificar um negativo falso.

Desse modo, para garantir uma melhor precisão, caso você tenha feito o teste e tenha tido um negativo, mesmo desconfiando de gravidez, espere entre cinco e sete dias para fazer outro, pois os níveis hormonais estarão bem maiores e será possível com precisão descobrir de fato se é negativo ou não.

Quanto a realização é bem simples. Existem vários tipos de testes de farmácia, inclusive os mais modernos que mostram até o tempo de gestação. Basta comprar o que você prefira e fazer xixi no palitinho, que no caso é o próprio teste. Antes de fazer leia as instruções para saber se o teste pode ser feito em qualquer hora do dia, ou se precisa ser feito com a primeira urina da manhã. Depois de feito, espere uns minutinhos e de acordo com as instruções das cores ou qualquer outro sinal você pode verificar o resultado.

Qual o melhor teste a ser feito?

Entre o exame tradicional de urina e o de sangue, com certeza o mais preciso é o de sangue. Sabemos que a mulher, quando engravida, começa a produzir muito mais hormônios e um deles é HCG. O teste de sangue verifica os níveis dele para confirmar ou não a gravidez. Para melhor compreender como o resultado é avaliado prestem bem atenção: boa parte dos laboratórios que realizam tais exames, consideram que o sangue com até cinco  mLU/ml.

Se ultrapassar esse valor e ir até vinte cinco, pode ser um positivo falso ou uma gestação que está muito no início. Por via das dúvidas, o indicado nesses casos é refazer o teste depois de cinco dias, já que os níveis hormonais quadriplicam em um intervalo de tempo bem pequeno. Se na primeira tentativa o HCG já for superior a vinte e cinco mlU/ml, pode ter certeza que vem um bebezinho a caminho.

Testes online funcionam?

Mais uma vez a questão de testes que não fornecem precisão no resultado, e nesse caso são os testes online. Eles não são totalmente confiáveis, mas podem nortear a mulher a se observar melhor e assim ter mais certeza da possível gestação. Existem diversos espalhados pela internet e você pode fazer para melhor se auto avaliar, porém não substitua o verdadeiro teste de sangue e até o de urina, pois são eles que vão te dizer com precisão o que pode está acontecendo com você.

Independentemente do que você faça para descobrir se está grávida ou não, é sempre importante consultar um médico para avaliar a sua saúde. Se de fato existiu fatores de risco que podem confirmar uma possível gestação, e dentre os quais destacamos praticar relações sexuais sem a proteção efetiva, fique de olho nos sinais que apresentamos no decorrer desse artigo. Preste atenção em você e no seu corpo e se ainda sim continuar desconfiando, converse com seu parceiro para que decidam qual o melhor método para tirar de vez as dúvidas existentes.

E não esqueça nunca de se prevenir sempre, para evitar surpresas inesperadas. Existem diversos métodos contraceptivos existentes e você pode combinar até dois para garantir que nada indesejado aconteça. Se você de fato descobrir que vai ser mamãe, procure um médico para acompanha-la todo o período de gestação e cuide de sua saúde mais do que nunca. Que este artigo tenha lhe ajudado a entender melhor todos os mistérios referentes a esse universo e que você saiba exatamente o que fazer agora para saber como agir nessas determinadas situações.

The post Como Saber Se Estou Grávida? Sintomas Mais Comuns de Gravidez appeared first on Biosom.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

Como Saber Se Estou Grávida? Sintomas Mais Comuns de Gravidez

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×