Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Afta na garganta: Virus, Cancer, Como Curar?

Aftas são um problema relativamente comum para muitas pessoas. Tornam o mastigar mais dolorido, correm o risco de evoluir para infecções mais graves, e seu tratamento é relativamente longo para o incômodo que os pacientes sofrem. Mas isso apenas na boca… A Afta na garganta, por sua vez, costuma ser um pouco pior.

Muitas vezes confundida com inflamações e outras doenças similares, aftas na garganta podem tanto origens diferentes, como sintomas que se diferem em intensidade e tempo que ocorrem. Por conta disso, seu tratamento é mais intrincado, precisando de cuidados mais específicos, e isso desde o diagnóstico.

Para facilitar o entendimento de como funciona a afta na garganta, suas diferenças com os outros tipos de infecção, as causas e os tipos, e obviamente, quais são os melhores meios de resolvê-la. Esta é uma questão que, quando ocorre, deve ser resolvida o quanto antes.

Vamos começar pelo básico do básico.

1) O que caracteriza uma afta?

A afta é um dos poucos males que, embora causem muito incômodo e problemas, não chega a ser um problema perigoso de verdade. Tratam-se de pequenas lesões, também chamadas de úlceras aftosas, ou estomatites aftosas.

É uma condição gerada pelo próprio organismo. Isso significa que ela não é ocasionada por bactérias, vírus ou outros microorganismos do tipo. Porém, quando o corpo está exposto aos mesmos, com a presença da afta, a tendência é piorar ainda mais o quadro.

Ainda existe um outro fator nesses casos, quanto a confusão das aftas com outros tipos de infecções e doenças mais graves. Mas estes fatores vamos cobrir mais adiante.

1) Afta na Boca

São as mais comuns. Suas feridas podem variar em tamanho, mas tanto os sintomas como as causas são as mesmas. Quanto ao sintomas, podemos listar entre os seguintes:

  • Dor e ardor constante
  • Coceiras
  • Vermelhidões

Caso a ferida fique muito grande, é essencial buscar um médico para saber quais medicamentos e medida de acordo. Quanto às causas da afta na boca, elas estão listadas mais abaixo, em maiores detalhes, uma vez que a afta na garganta apresenta os mesmos problemas.

2) Afta na Língua

Podem ocorrer tanto na ponta da língua, como embaixo dela. Também apresenta os mesmos sintomas e causas das demais aftas, exceto pelo fato de ser ainda mais difícil comer e manter a alimentação adequada por conta das dores, com graus variados.

3) Aftas regiões aftosas

As outras áreas comuns a surgirem aftas são as seguintes:

  • Gengiva
  • Lábios, por dentro
  • Úvula (a goela, a pequena protuberância entre o final da boca e o começo do esôfago)

As aftas podem surgir em um único ponto, ou em vários deles ao mesmo tempo. O tratamento é igual, mas é muito importante se atentar quanto a quantidade e frequência com que aparecem. Nestes casos, é mais seguro procurar por um médico que ajude a diagnosticar uma quantidade tão expressiva de aftas.

E com isso chegamos ao problema da afta na garganta.

4) A afta na garganta

A afta na garganta não se difere dos tipos tradicionais, exceto pela área em que se encontra. O que a torna diferenciada em relação aos outros tipos é tanto o tempo em que costuma ficar na garganta, como as possibilidades (negativas) que ela pode apresentar.

A afta na garganta, por si só, não causa efeitos graves no corpo, mas pode ser o sinal para outras causas mais graves a longo prazo. Além disso, o desconforto e a dor que elas provocam no período mais ativo é suficiente para se buscar uma solução o quanto antes.

2) Quais são as causas da afta na garganta?

A afta na garganta não tem uma causa, mas sim é um sintoma para outros problemas no organismo, que podem ser moderados para graves quando não levados a sério. Aqui, eles são bem similares a afta na boca e na língua. Vejamos as causas a seguir.

1) Baixa imunidade

Um dos primeiros sintomas de um sistema imunológico baixo são as aftas, tanto na garganta como na boca. Com a diminuição do PH na boca, a tendência é que fiquemos mais expostos a bactérias, e por consequências a aftas. A baixa imunidade, por sua vez, pode vir de problemas como crises de ansiedade, falta de uma boa alimentação, distúrbios hormonais, entre outros.

2) Alimentação com alta acidez

Como um dos motivos da existência de aftas são os baixos níveis de PH no organismo, alimentos que altos níveis de acidez em excesso podem contribuir para sua proliferação. Entre eles, podemos citar alguns exemplos como:

  • Tomate
  • Limão
  • Pimenta
  • Morango
  • Café

Entre outras opções de sabores mais amargos ou azedos. Ao perceber a presença de uma afta na garganta, corte esses alimentos e bebidas do tipo até que ela seja controlada.

3) Estomatite

A afta na garganta pode ser um sintoma de outra inflamação grave na boca, a estomatite. Ela ocorre tanto na parede bucal, como na garganta. Seu tratamento é feito com antibióticos, bem como mudanças nos hábitos alimentares e higiênicos na boca.

4) Carência de nutrientes

Pode vir tanto de um sistema imunológico baixo, como de outras causas de saúde, a afta na garganta é um sintoma evidente de alguns nutrientes em falta no organismo. Nestes casos, os evidentes são:

  • Vitamina C
  • Ácido Fólico
  • Ferro
  • Complexo B (B1, B2, B3, B12, entre outras)

Ao controlar melhor o equilíbrio desses nutrientes, a tendência é tanto acabar com a afta mais rapidamente, como prevenir novos surgimentos.

5) Refluxo

Também conhecido como refluxo gastroesofágico, é quando o líquido estomacal, com uma quantidade expressiva de ácido, retorna ao esôfago, e em alguns casos até mesmo à garganta. Ao ter sua superfície tocada pelo ácido, pode surgir uma afta na garganta.

6) Amigdalite

Frequente em crianças e jovens adultos, um dos sintomas da amigdalite é a afta na garganta. A amigdalite é uma inflamação na garganta causada tanto por outros quadros de saúde no sistema respiratório e digestivo, como por expor a garganta a ambientes muito frios, o que inclui a alimentação. Além dos efeitos mais comuns da afta, aqui a dor é ainda mais evidente.

7) Caseum

Muitas vezes pode-se confundir a afta na garganta com ela. Caseum são pequenas bolinhas, na maior parte das vezes, que se formam nessa região, geralmente na região das amígdalas. Podem ter um pus tanto esbranquiçado como amarelado, e quando não tratados corretamente, causam um mau hálito constrangedor, além de dores fortes na região e dificuldades para se alimentar.A afta prolongada na garganta pode ser um sinal evidente da doença.

Uma vez que a afta na garganta pode ser um sintoma para uma outra doença, é importante que o paciente fique atento com sua frequência e intensidade, tanto para tomar os devidos cuidados em casa, como para buscar um clínico geral que possa identificar qual é a possível doença que está afetando.

3) Afta na garganta pode ser câncer?

Diretamente não. Aftas, por serem mais uma questão de falta de cuidados ou de sintomas de outros distúrbios e transtornos leves e moderados, não chegam a ser um problema mais grave do que uma dor incômoda. Um bom tratamento é suficiente para dar cabo delas.

Contudo, existe uma confusão muito preocupante com as aftas e outro sintoma que pode de fato a identificar um quadro de câncer. Em nosso caso, é o câncer na cavidade oral. Seu sintoma inicial, uma pequena lesão que aumenta gradativamente, lembra muito uma afta.

Por isso é importante a observação. Casos os sintomas, por tratamentos mais simples e medidas preventivas, não sejam controlados, é crucial buscar um médico o quanto antes, para aumentar as chances de cura do câncer.

4) O que é bom para tratar afta na garganta?

Antes de realizar o tratamento, primeiro é importante saber o que é a ferida na garganta. Para tanto, primeiro é preciso se atentar a frequência das aftas. Quando as aftas surgem ao menos uma vez por mês, ou em intervalos de menos de 15 dias, é recomendável ir ao médico para saber o que está causando tais aftas.

O clínico geral é capacitado para identificar a origem da afta na garganta, bem como o seu tratamento por medicações. Caso não seja identificado de imediato, podem ser necessários alguns exames de sangue, apenas para uma identificação mais precisa.

5) Tratamentos naturais para cuidar da afta na garganta

Uma vez identificado o possível problema relacionado a afta, você pode realizar os tratamentos em casa. E como aqui sempre damos enfoque para as soluções naturais, vamos recomendar algumas delas. São saídas muito simples, que não irão prejudicar sua saúde, além de ser uma forma simples de identificar algo fora do normal. Vamos a elas:

1) Gargarejo

É a mesma solução para as aftas mais leves na boca e na língua. Para tanto, utilize um copo de água morna e uma colher de sopa de sal. Misture bem, e faça o gargarejo 3 vezes ao dia. Repita o processo até que a afta suma. Outras opções de gargarejo incluem a água oxigenada de 10 volumes, e a chá preto, ou chá mate.Gargarejos com antisépticos bucais também funcionam, caso tenha a opção.

2) Mudanças alimentares

Esta é tanto uma medida para cuidar da afta na garganta, como preveni-la. Durante o período de recuperação, como após o mesmo, é recomendável que paciente diminua alimentos com alta acidez, como aumentar o consumo daqueles com maior quantidade de vitaminas do complexo B, ferro, e ácido fólico.

Além disso, as Vitaminas A e D, que potencializam o sistema imunológico, também são recomendadas, para que o corpo agilize a recuperação da garganta ferida, mesmo após dimnuir os sintomas mais graves.

Adiante, segue algumas breves listas de alimentos que devem ser evitados, e os ricos nos nutrientes destacados mais acima. Combine-os para ter uma alimentação mais rica, e diminuir ainda mais as chances de surgir uma afta, em qualquer área da boca, língua e garganta.

Alimentos ácidos a serem evitados

  • Alimentos com excesso de condimentos (exemplos: azeite, mostarda, vinagre)
  • Alimentos com sal ou açúcar em grandes quantidades. Alimentos congelados e biscoitos são respectivamente bons exemplos.
  • Comidas apimentadas
  • Limão
  • Laranja
  • Morango
  • Abacaxi
  • Café
  • Evitar opções muito quentes

Alimentos ricos em Vitamina D

  • Salmão cozido
  • Atum
  • Sardinha
  • Gema de Ovo
  • Cogumelos
  • Leite
  • Bife de Fígado

Alimentos ricos em Vitamina A

  • Queijo de Cabra
  • Truta
  • Queijo-Sal
  • Batata Doce
  • Couve
  • Cenoura
  • Espinafre
  • Fígado de Cordeiro

Alimentos ricos no Complexo B

  • Carne Vermelha (peças mais macias e cozidas)
  • Arroz
  • Leite
  • Hortaliças de forma geral
  • Banana
  • Cereais
  • Beterraba

Alimentos ricos em Ferro

  • Gema de Ovo
  • Vitela
  • Pão de Soja
  • Chocolate Amargo
  • Lentilhas
  • Agrião
  • Rúcula

Alimentos ricos em Ácido Fólico

  • Cenoura
  • Aspargos
  • Nabo
  • Brócolis
  • Feijão
  • Quiabo
  • Abacate

Como pode-se perceber, alguns alimentos se repetem nas listas, e algumas opções mais populares e conhecidas foram deixadas de lado. No primeiro caso, significa que alguns alimentos podem ser usados em mais de uma ocasião, o que é ótimo para adicionar diariamente.

No segundo caso, é justamente pelo efeito oposto. Por mais que sejam boas fontes dos nutrientes mencionados acima, por estarem na lista a serem evitados, eles não devem ser considerados como parte da solução.

Além desses alimentos, outra medida importante durante o período em que estiver com aftas na garganta é evitar alimentos muito duros. Uma vez que eles exigem um pouco mais na mastigação, e mesmo quando bem pastosos exigem mais esforço da garganta, evitá-los vai fazer com que diminua o tempo de permanência da afta. Eis alguns exemplos a seguir.

  • Amendoim
  • Nozes
  • Balas
  • Alimentos crocantes em geral

Existem outras medidas preventivas tão importantes quanto uma boa alimentação a incorporar e evitar no dia a dia. Como a afta na garganta é decorrente de outros problemas e dificuldades corriqueiros, é importante buscar atitudes simples e que faça diferença. Com elas, você manda a possibilidade de uma afta, não apenas na garganta como em qualquer outra região da boca, para longe. Isso sem contar a facilidade para diagnosticar um outro problema mais grave. Vejamos algumas medidas preventivas simples e muito práticas para evitar a afta na garganta.

3) Cuidar bem da saúde bucal

A mais simples e a mais eficiente, mais até do que a alimentação. As aftas mais comuns são provenientes de um mal cuidado com a boca, seja pela falta de escovação constante, ou de uma simples limpeza com antissépticos depois da alimentação.

Portanto, a escovação de dentes constantemente, somado ao uso de fio dental, enxaguante bucal, e outras medidas do tipo, impedem a possibilidade de aftas, mesmo quando alguns alimentos mencionados acima são consumidos em excesso. Limpezas com bicarbonato de sódio podem funcionar, mas busque uma assistência médica para evitar riscos.

4) Beba água com frequência

Mais do que hidratar e fornecer uma boa fonte de nutrientes, ou ajudar a levar outros pelo corpo, a água também é uma forma de limpar o nosso corpo. E isso começa, naturalmente, pela boca. Beber água com frequência ajuda na limpeza bucal, pois leva parte dos resíduos que levam a formação de aftas na garganta para longe.

Isso sem contar o fato de que a própria água, em temperatura ambiente, ajuda no tratamento contra a mesma. De preferência, beba sempre um copo d’água depois de cada refeição, para facilitar os cuidados com os sintomas.

5) Evite fontes de estresse

Ou ambientes que diminuam o sistema imunológico de alguma forma. As aftas são consequência direta de problemas de estresse, ansiedade, e outros transtornos do tipo. Caso você já tenha uma imunidade baixa, eles ficam ainda mais evidentes e agravantes.

Além de uma boa alimentação, com foco em reforçar essa área do organismo, é interessante buscar atividades mais relaxantes. Meditação, exercícios físicos, rir com mais frequência, ou mesmo atividades sexuais são bons o suficiente para reforçar o seu sistema imunológico. Os resultados ao longo do tempo são incríveis.

6) Durma o suficiente

Dormir o suficiente pode ajudar o corpo a aumentar a imunidade. Já que as aftas nascem devido a baixa imunidade, dormir pelo menos 7 horas pode ajudar o corpo a se recuperar.

7) Acabar com maus hábitos ao corpo

Tabagismo, bebidas alcoólicas em excesso, entre outras práticas nocivas ao corpo, mais do que problemas de saúde, tem como consequência a incidência de aftas. Elas, sozinhas, podem não causar esse tipo de transtorno, mas quando combinadas com outros transtornos, seus problemas são inevitáveis.

Quando diminui a frequência de hábitos pouco saudáveis, os efeitos se tornam menos frequentes, e menos duradouros quando surgem. Aprecie tudo com moderação, e sua saúde, principalmente a bucal, estará garantida.

Então, agora que já sabe como cuidar da afta na garganta, que tal compartilhar com seus amigos? É um problema muito incômodo para não buscar uma saída o quanto antes, e vale a pena ter saídas tanto para resolver como prevenir. Até a próxima!

The post Afta na garganta: Virus, Cancer, Como Curar? appeared first on Biosom.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

Afta na garganta: Virus, Cancer, Como Curar?

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×