Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

10 Hábitos que Aceleram o Envelhecimento

O processo de Envelhecimento que nos caracteriza ocorre devido aos Radicais Livres que surgem na respiração das células. Elas aumentam de tamanho, levando ao seu envelhecimento. Quando há muitos radicais livres no organismo, podem originar doenças e inflamações.

Os radicais livres tem suas funções no corpo, como defendê-lo e cicatrizá-lo, porém quando estão em excesso se torna prejudicial. Assim, é necessário tomar algumas medidas para ter uma melhor qualidade de vida.

Veja a seguir 10 hábitos que aceleram o envelhecimento:

1. Má alimentação

Alimentar-se constantemente de alimentos gordurosos, industrializados e processados pode ser muito perigoso, uma vez que possuem substâncias prejudiciais ao organismo, como corantes, conservantes, agrotóxicos etc. E, claro, isso faz com que os radicais livres aumentem e danifiquem as células, acelerando o processo de envelhecimento.

Dessa forma, insira mais em sua alimentação frutas, verduras e legumes, principalmente os que contem vitamina A, C e E, que possuem bastante antioxidantes para eliminarem as toxinas e aumentarem a elasticidade da pele. Exemplos desses alimentos são: limão, laranja, acerola, brócolis, couve, amêndoas, castanha, gema de ovo, cenoura, fígado, melão, entre outros.

2. Sedentarismo

Estar sedentário aumenta o envelhecimento das células, prejudicando o coração e outras funções vitais. É necessário praticar exercícios com regularidade, mas nunca em excesso, pois muita atividade física também debilita o organismo.

Exercitar-se melhora a circulação do sangue, oxigenação das células, o metabolismo e, consequentemente, o estresse, além de ajudar a perder quilos extras. O ideal então é praticar pelo menos meia hora de exercício físico por dia.

3. Consumo excessivo de açúcar

O açúcar em excesso no organismo enrijece o colágeno, que é uma proteína da pele, levando à glicação, um processo de envelhecimento das células. Isso propicia flacidez da pele, gordura localizada, celulite e aparecimento de rugas.

O ideal então é que se consuma o açúcar natural das frutas ao invés do refinado e dos alimentos integrais, que possuem mais fibras e antioxidantes. Alguns especialistas indicam também, quando bate aquela vontade de comer algum doce, consumir 50g de chocolate amargo (acima de 70% de cacau), que possui mais flavonóides que o chocolate ao leite, com ação antiinflamatória, antialérgica e antioxidante.

4. Sono irregular

Não dormir bem aumenta o cortisol, um hormônio que em excesso leva ao estresse, irritabilidade e depressão, além de elevar o nível de açúcar no sangue, o que envelhece mais rápido as células. Uma boa noite de sono deixa o sistema imune mais forte, melhora a memória e deixa o corpo descansado.

Para produzir hormônios amigos do rejuvenecimento, é melhor reparar o sono, para ter uma pele bonita e viscosa. Procure então dormir de 7 a 8 horas por dia, a fim de revigorar o organismo e sentir a diferença na pele.

5. Estresse

O estresse afeta diretamente nossa pele e funções vitais, levando a doenças e o envelhecimento precoce. Assim, o sistema imunológico fica desestabilizado, propiciando o aparecimento de acne, alergias, transtornos psicológicos, cardiovasculares e auto-imunes.

Busque praticar alguma atividade que relaxe e te dê prazer, como, por exemplo, yoga, meditação, tocar um instrumento etc, evitando o estresse excessivo e as conseqüências prejudiciais que ele pode originar.

6. Tabagismo

Sabe-se que o cigarro é um vilão da pele e do processo de envelhecimento. Ele também prejudica a correta atividade do pulmão, coração, artérias etc, além de provocar câncer. O colágeno se perde e a pele fica ressecada, manchada e opaca, devido ao consumo da nicotina, favorecendo o aparecimento de rugas mais rapidamente.

Se você fuma, procure um tratamento para o tabagismo. Existem adesivos, pastilhas e chicletes de nicotina que fazem parte deste tratamento, aliviando a fissura na ausência do cigarro e ajudando a pessoa a deixar o vício mais tranquilamente.

7. Ingestão exagerada de bebidas alcoólicas e outras drogas

Que a ingestão de álcool e outras drogas prejudica o fígado todo mundo sabe, mas ele também prejudica o funcionamento saudável do cérebro, rins, pâncreas e pele, aumentando os radicais livres e envelhecendo o organismo de forma mais acelerada.

Como exceção, o vinho, por exemplo, pode ser consumido com moderação, uma vez que possui um antioxidante importante, o resveratrol. Mas não abuse, pois o efeito pode ser reverso, ao impedir que os nutrientes sejam corretamente absorvidos.

8. Superexposição ao sol e sem proteção

O sol é fonte de vitamina D, muito importante para o organismo, porém, ficar exposto à ele em excesso sem dúvidas prejudica a pele, envelhecendo-a mais rapidamente. Os raios UV mancham a pele, além de aumentar as chances de câncer, oxidando as células e alterando sua elasticidade.

Portanto, ao se expor ao sol, use sempre filtro solar com pelo menos 30 FPS, principalmente nas áreas mais expostas, como rosto, pescoço, braços e mãos. Isso impede a atividade dos radicais livres e você terá uma pele mais bonita e cuidada.

9. Falta de cuidados com a pele

Não basta só utilizar filtro solar ao se expor ao sol, mas também cuidar da pele com freqüência e como um todo. A poluição, o vento e o frio também levam a pele a absorver mais toxinas, oxidando as células e aumentando a atividade dos radicais livres.

Assim, o ideal é sempre higienizar a pele corretamente e aplicar hidratantes. Mas cuidado ao utilizar produtos errados para o corpo e rosto, pois pode ocorrer o efeito contrário, como descamação, manchas, oleosidade, acne etc. Dessa forma, use um hidratante que seja de acordo com seu tipo de pele.

10. Baixa ingestão de água

Cuidar da pele não é só mantê-la hidratada com cremes e protegida do sol, mas também com ingestão freqüente de água. A falta de água no organismo deixa a pele sem brilho, flácida e ressecada, uma vez que as fibras de colágeno precisam de água para sustentar e renovar a pele.

Busque ingerir pelo menos dois litros de água por dia, para eliminar as toxinas do organismo, retardar o envelhecimento, o aparecimento das rugas e deixar a pele mais firme e renovada.

O post 10 Hábitos que Aceleram o Envelhecimento apareceu primeiro em Biosom.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

10 Hábitos que Aceleram o Envelhecimento

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×