Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

10 Benefícios Incríveis do Colágeno para a Saúde

O colágeno é a proteína mais abundante no nosso corpo, compreendendo 25-35% da proteína total encontrado em músculos, ossos, pele, vasos sanguíneos, sistema digestivo e tendões e ajuda a dar à nossa pele força, elasticidade e substitui as células mortas.

O colágeno é produzido por células chamadas fibroblastos que são constantemente renovadas. Se este equilíbrio é perturbado por qualquer motivo, seja stress ou falta de nutrientes, o resultado é a perda de colágeno.

O mesmo é feito a partir de dois aminoácidos (glicina e prolina), que podem ser produzidos pelo corpo, mas também estão presentes em alimentos proteicos.

I) Curiosidades:

  • Ao consumir esta proteína, faça uso da vitamina C para garantir que seu corpo possa converter o colágeno, restaurando a sua energia e vitalidade.
  • Um estudo publicado no International Journal of Medical Sciences descobriu que as pessoas com osteoartrite tratada com colágeno tipo 2, mostraram melhorias significativas nas atividades diárias, como subir escadas, subir ou dormir e uma melhoria geral na sua qualidade de vida.

Quando se trata de nossas articulações e tendões, em termos mais simples, é a “cola” que ajuda a manter o corpo unido.

II) Tipos:

Um fato pouco conhecido é que existem pelo menos 16 tipos diferentes de colágeno dentro do corpo humano. Estes incluem os tipos de colágeno 1, 2, 3, 5 e 10. No entanto, a grande maioria do colágeno – entre 80 e 90 por cento – é composto de tipos 1, 2 e 3.

  • Tipo 1: Este é o tipo mais abundante e considerado o mais forte colágeno encontrado no corpo humano. É composto por fibras que formam partes do corpo, incluindo tendões, ligamentos, órgãos e pele. É muito importante para a cicatrização de feridas, dando à pele a sua qualidade elástica e ‘segurando’ o tecido para não rasgar.
  • Tipo 2: Ajuda principalmente a construir a cartilagem, que é encontrada nos tecidos conjuntivos. A saúde de nossas articulações depende da cartilagem feita de colágeno tipo 2, que é benéfico para prevenir a dor articular ou os vários sintomas da artrite.
  • Tipo 3: É geralmente encontrado com o tipo 1 e ajuda a dar à pele sua elasticidade e firmeza. Também forma vasos sanguíneos e tecidos dentro do coração. Por estas razões, a deficiência de colágeno tipo 3 tem sido associada a um maior risco de ruptura dos vasos sanguíneos e até mesmo morte precoce, de acordo com os resultados de certos estudos em animais.
  • Tipo 5: Este tipo de colágeno é necessário para a superfície das células, bem como fios de cabelo e tecidos encontrados na placenta (o órgão que se desenvolve no útero durante a gravidez e fornece oxigênio e nutrientes para o bebê em crescimento).
  • Tipo 10: Ajuda com nova formação óssea sendo benéfico para fratura óssea e cura e reparação de articulações sinoviais.

III) QUAIS OS SINAIS DA FALTA DE COLÁGENO?

A produção de colágeno do nosso corpo naturalmente começa a diminuir à medida que envelhecemos. É por isso que apresentamos sinais de envelhecimento, como rugas, flacidez da pele e dores articulares devido à cartilagem mais fraca. Outros fatores no estilo de vida – como comer uma dieta rica em açúcar, fumar e altas quantidades de exposição ao sol – também contribuem para o esgotamento dos níveis de colágeno.

IV) QUAIS AS FONTES DE COLÁGENO?

Um dos primeiros alimentos utilizados como tratamento médico na China antiga, a gelatina é ótima para pessoas com alergias ou sensibilidade alimentos e ainda ajuda o corpo a digeri-los.

O colágeno em pó (a forma hidrolisada de gelatina) é mais fácil de digerir e uma vantagem é que ele facilmente mistura na maioria das bebidas quentes e frias.

Outro grande exemplo de como isso funciona: os ossos de galinha, por exemplo, são carregados de colágeno do tipo 2, que é melhor para cartilagem, e quando sofrem o processo de cozimento, em um ou dois dias, o colágeno lentamente se decompõe em gelatina.

Produtos de origem animal como ovos, aves, peixes e leite podem ajudar a aumentar a formação de colágeno.

  • Colágeno na carne de boi: O colágeno bovino é feito de principalmente tipos 1 e 3 de colágeno, e, portanto, útil para a construção muscular e também ajudar o corpo a fazer seu próprio colágeno.
  • Colágeno de peixe: Verificou-se que o colágeno derivado de peixes é facilmente absorvido e é fonte do colágeno tipo 1, com os benefícios para a pele, os órgãos vitais, os vasos sanguíneos, a digestão e os ossos.

V) A Seguir 10 Benefícios do Colágeno Para o Corpo:

1) Promove a elasticidade da pele – com a idade, o colágeno tende a diminuir, e isso reduz a elasticidade da pele, resultando em pele flácida e manchas. E consumir colágeno em cápsulas, caldos de osso ou gelatina ajuda a manter a sua elasticidade.

2) Diminui as rugas – com os anos, as expressões que você fez durante toda a sua vida começam a evidenciar em seu rosto. Exposição ao sol pode agravar os efeitos, resultando em linhas finas, rugas e flacidez. As injeções desta proteína não impedirão futuras rugas, mas o colágeno serve para enchimento nas rugas com efeitos que podem durar meses. O tratamento não é permanente e terá que ser repetido se você quiser manter seus resultados.

3) Tratamento de Cicatrizes – colágeno também pode ser usado como um enchimento para cicatrizes, particularmente aquelas causadas ​​pela acne. Com o envelhecimento, sua pele pode cicatrizar mais facilmente – e as cicatrizes podem ser mais profundas e mais acentuadas. Injetar colágeno nas cicatrizes pode ajudar a minimizar ou até mesmo eliminar a sua aparência.

4) Dentes saudáveis – colágeno adicional pode ajudar a promover dentes saudáveis, unhas fortes e cabelos vibrantes.

5) Reveste o intestino – os aminoácidos encontrados no colágeno têm o poder de acalmar e ajudar no revestimento intestinal saudável.

6) Desintoxicação do fígado – o colágeno é extremamente rico no aminoácido glicina. Este aminoácido é um ingrediente chave para a desintoxicação no fígado.

7) Saúde hormonal – a glicina é também um importante precursor da glutationa, que é o antioxidante mais abundante do organismo e que equilibra o nível de estrogênio no corpo humano.

8) Músculos mais fortes – é prática comum para os atletas ingerir aminoácidos, com o objetivo de recuperarem mais rápido e, finalmente, melhorarem o desempenho. A fonte rica de aminoácidos encontrados no colágeno do caldo de osso ou gelatina pode proporcionar a manutenção do tecido muscular em todo o corpo.

9) Regula a insulina – alguns dos aminoácidos mais abundantes encontrados no colágeno mantêm a sensibilidade à insulina saudável. Nossa capacidade de permanecer sensível aos sinais associados à insulina é um fator importante para manter o estoque de gordura corporal em equilíbrio.

10) Suporte ósseo – além da manutenção de articulações saudáveis, o colágeno na verdade compõe 90% da massa óssea. Ele fornece fácil digestão do cálcio, magnésio, fósforo, silício e enxofre que são todos essenciais para uma matriz óssea saudável.

Veja também esta reportagem sobre o colágeno hidrolisado (2:49)

Fontes:

https://draxe.com/what-is-collagen/

https://www.mybeautyandgo.co.uk/all-about-collagen/

http://www.ancient-minerals.com/blog-post/top-7-benefits-of-collagen/

http://www.livestrong.com/article/146740-collagen-skin-benefits/

O post 10 Benefícios Incríveis do Colágeno para a Saúde apareceu primeiro em Biosom.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

10 Benefícios Incríveis do Colágeno para a Saúde

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×