Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

10 Principais Tipos de Vinagres e seus Benefícios

Presença marcada naquele churrasco de domingo, vinagres tem um lugar especial na culinária brasileira. Seu nome é originado do francês vinaigre, que significa azedo.

Já sua produção é através do processo de 2 fermentações: alcoólica (primeira), onde o açúcar de um alimento é transformado em álcool por meio de bactérias, acética (segunda) onde esse álcool produzido se torna ácido acético resultando no vinagre.

Na alimentação, seu uso pode ser variado como, por exemplo, para vinagres cítricos pratos feitos com queijo e pimenta são os mais indicados, para pratos orientais o vinagre de arroz pode intensificar o Sabor, para saladas o mais usado é o vinagre de vinho branco e para receitas doces o vinagre balsâmico faz toda diferença.

Porém, os benefícios do vinagre podem ir além da culinária, hoje donas de casa o usam como produto de limpeza e higiene. No mundo da beleza ele pode ser usado para dar brilho ao cabelo. Para a saúde, ele ajuda na prevenção e cura de doenças, além de auxiliar no emagrecimento e substituir o sal para pessoas hipertensas.

Conheça agora os tipos de vinagres mais conhecidos e escolha o de sua preferência.

1) Branco

O vinagre branco é o mais popular entre as pessoas, em parte isso se deve ao seu preço acessível. Ele tem um sabor picante em comparação com os outros e seu valor nutricional é baixo.

Além do uso na cozinha, ele é muito utilizado na limpeza pesada da casa e móveis.

2) Álcool

O vinagre de álcool possui o sabor mais forte entre todos, sua matéria prima é extraída da cana-de-açúcar e como o nome sugere ele contém grandes quantidades de álcool. Apesar de ser transparente, é possível encontrar tanto o vinagre de cor clara como o de cor escura.

Devido a sua composição, ele é bastante usado em conservas, temperos e como produto de limpeza.

3) Vinagre de arroz

O vinagre de arroz é realmente feito a base de arroz, mais precisamente da fermentação desse cereal. Seu Sabor é suave e muitas pessoas sentem um leve adocicado. Para a saúde, seus aminoácidos são essenciais para o corpo.

Sua origem é puramente japonesa sendo bastante comum misturá-lo ao arroz para o preparo do sushi.

4) Aromatizado

O vinagre aromatizado é mais sofisticado e leva em sua composição especiarias como ervas, alhos, sucos, extratos aromáticos e condimentos. Seu sabor é marcante sendo muito usado em comidas bem temperadas.

Na culinária, o vinagre aromatizado é usado para temperar principalmente molhos e saladas.

5) Balsâmico

O vinagre balsâmico é o mais nobre e sofisticado devido ao seu processo de elaboração e aroma. Seu sabor é adocicado e picante com um aspecto mais denso. Além do mais, por ser produzido à base de uva sua coloração é escura.

Para a saúde, a combinação de antioxidantes presentes no vinagre previne doenças cardiovasculares e melhora a digestão. Já na culinária, ele é usado para dar sabor aos pratos tanto doces com salgados, entre os principais estão: saladas, peixes, molhos, sobremesas – como a cobertura de sorvete, por exemplo – e carnes.

 6) Agrin

Também conhecido como comum, o vinagre Agrin é um dos mais comuns no Brasil. Existem divergências quanto a caracterizá-lo como vinagre já que sua composição é 10% de vinho e 90% de álcool.

Seu sabor é marcante e por ser o mais ácido de todos é também indicado para lavar verdura e frutas. No mercado é possível encontrar o Agrin branco e Agrin tinto dependendo do produto base usado.

7) Vinho

Vinagres de vinho têm a formulação mais pura e consequentemente possuem as propriedades da uva. Seu maior destaque são seus benefícios já que por ter flavonóides diminui o mau colesterol, ajuda a regular a pressão alta e previne o câncer.

Na culinária, pode ser usado o vinagre de vinho branco para saladas, e o de vinho tinto para carnes e pratos marinados.

8) Vinagre de fruta

Vinagres feitos a base de fruta é o resultado da fermentação do suco das mesmas com formulação totalmente pura. Entre os mais comuns podemos citar o de maçã, laranja, manga, uva, caqui, kiwi, entre outros. Veja algumas propriedades:

  • Vinagre de uva: popularmente conhecido como vinho tinto, possui cor escura proveniente da uva.
  • Vinagre de maçã: popularmente conhecido como sidra, possui cor transparente. O que mais destaca nesse tipo de vinagre é o poder benéfico do seu consumo já que na sua composição encontramos antioxidantes capazes de combater o câncer, enzimas, minerais, vitaminas e propriedades antibióticas. No mundo da beleza, ele é usado principalmente para equilibrar o pH e dar brilho.

Seu principal uso é como tempero, no meio fitness é utilizado para perder medidas e atualmente ele vem ganhando espaço na beleza.

9) Champanhe

O vinagre feito a base de champanhe é delicado e suave. Seu sabor é similar ao próprio champanhe e sua coloração é dourado claro, o que claro faz com que seu preço seja alto.

Seu uso é geralmente em pratos mais elaborados como saladas e vegetais.

10) Malte

O vinagre malte é produzido à base da cevada e tem um sabor marcante e cítrico. Na Inglaterra, o de coloração escura é o mais comum. Sua característica marcante é escurecer alimentos claros e proporcionar um sabor intenso.

Na culinária, ele é usado para polvilhar legumes como batatas fritas, peixes e frutas, também pode substituir óleos gordurosos e aromatizar outros vinagres.

11) Outros tipos de vinagres:

  • Vinagre Jérez: de origem espanhola, tem na composição álcool. Para ser consumido ele passa por um processo de amadurecimento em barris de madeira durante 6 meses.
  • Mel: sua fabricação tem como base o mel de abelha e geralmente é usado em doces e remédios.
  • Xerez: seu sabor é bastante complexo já que é feito a partir de uma mistura de vinhos Espanhóis. Seu uso é para realçar o sabor de carnes como a de pato e bovina.
  • Orgânico: para quem deseja perder uns quilinhos esse é o mais indicado. Sua formulação é à base de produtos orgânicos o que confere um alto grau de nutrientes.
  • Coco: para sua composição é usado a seiva do coqueiro fermentado por 2 e envelhecido por 8 meses. Com seu sabor diferente ele é usado principalmente na Tailândia e Filipinas.

Além dos benefícios para a saúde, o vinagre pode ser usado para as diversas funções em casa (4:45):

Fontes:

http://www.slendher.com/healthy-eating/types-of-vinegar-their-health-benefits/

http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2014/06/14/vinegar-health-properties.aspx

Compartilhe e comente abaixo

O post 10 Principais Tipos de Vinagres e seus Benefícios apareceu primeiro em Biosom.



This post first appeared on Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar, please read the originial post: here

Share the post

10 Principais Tipos de Vinagres e seus Benefícios

×

Subscribe to Biosom Blog- Saúde, Viagem E Bem Estar

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×