Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Existem mais de 5 milhões de aplicativos no mundo.

Você já parou para pensar quantos Aplicativos existem atualmente nos diversos Smartfones do mundo ? Existem mais aplicativos do que a população da Croácia ou Costa Rica. É bem provável que em seu celular você não tenha mais do que 200 deles instalados.

Com o passar do tempo, baixamos e testamos centenas de apps, mas aqueles que permanecem sendo utilizados são minoria. Estima-se que mesmo usuários que baixam apps com muita frequência dificilmente ultrapassam a marca de 3 mil apps baixados.

Pois bem, Apple e Google não estão para brincadeira e suas lojas de aplicativos estão recheadas de opções para todos os gostos. Juntas, ambas respondem por 5 milhões de aplicativos para celular.

São 2,8 milhões de apps disponíveis para o sistema operacional da Google e outros 2,2 milhões lançados para os celulares da Apple.

Obviamente, em meio a tudo isso temos os apps repetidos, ou seja, que estão disponíveis tanto para Android quanto para iOS, e os apps inúteis, aqueles que muitas vezes são lançados apenas para serem encontrados na busca e fazer com que os desenvolvedores ganhem alguns trocados com isso.

O fato é que com tantos aplicativos existentes, é bem provável que ao menos um deles vá satisfazer as suas necessidades.

É cada vez mais difícil inventar algo completamente novo, mas os desenvolvedores vêm se superando a cada ano e esse mercado não dá sinais de enfraquecimento.

Vamos conhecer um pouco da trajetória dos sistemas operacionais Android e iOS e entender como eles chegaram a esses números tão expressivos de aplicativos para celular.


Android: o líder do mercado
Os aparelhos com o sistema operacional Android correspondem hoje a mais de 80% dos celulares ativos no mundo.

O domínio total do SO criado pela Google faz com que ele seja o preferido dos desenvolvedores na hora de se criar um aplicativo, mesmo tendo ele sido lançado posteriormente ao iOS.

Em dezembro de 2009, quando o Android chegou ao mercado, o total de aplicativos não passava de 16 mil.

Apesar de pequeno esse número já é enorme, pois é bem provável que em toda a sua vida você não chegue a utilizar 16 mil aplicativos em seus smartphones, não é mesmo?

Menos de um ano depois, em outubro de 2010, esse número já havia sido multiplicado por seis e a Play Store comemorava a marca de 100 mil aplicativos para celular. Em 2011, novo salto: em dezembro, a loja chegava à marca de 400 mil apps.

Já em 2012 a loja encerrava o ano com 700 mil aplicativos. A marca de 1 milhão de apps foi alcançada em julho de 2013.

Depois disso, foram necessários mais dois anos e meio para que ela dobrasse de tamanho e fevereiro de 2016 a Google anunciou que dois milhões de apps estavam disponíveis.

Os dados mais recentes, divulgados em março deste ano, apontam que a loja conta hoje com 2,8 milhões de aplicativos para celular.

iOS: pioneiro e brigando pela ponta
O início da trajetória do sistema operacional da Apple é anterior ao Android: ele foi anunciado no mercado em julho de 2008 e na ocasião havia um total de apenas 800 aplicativos disponíveis para o primeiro modelo de iPhone.

Apesar do ritmo acelerado, com o passar do tempo o iOS foi ultrapassado pelo Android, especialmente pelo volume de aparelhos.

Estima-se hoje que a Apple detenha 18% do mercado mundial de smartphones.

Esse número é praticamente 20% do que a Google tem de mercado e a maior parte dessa base está concentrada nos Estados Unidos, onde a disputa é muito mais parelha.

A linha de desenvolvimento dos aplicativos para celular da Apple segue uma trajetória de desenvolvimento constante.

Dos 800 apps que foram anunciados no lançamento do iPhone em julho de 2008, a empresa terminou aquele ano já com 3 mil aplicativos.

A marca de 100 mil apps foi alcançada em novembro de 2009.

Já em 2010, a empresa da Maçã fechou o ano com 400 mil aplicativos. Foi preciso esperar mais dois anos para que a companhia quase dobrasse essa marca: em janeiro de 2013 a Apple comemorava o fato de ter 775 mil apps disponíveis.

O primeiro milhão viria em outubro de 2013, na ocasião do lançamento do iPhone 5.

Em 2014 a Apple encerrou o ano com pouco mais de 1,3 milhão de apps. Em junho de 2016 a empresa atingiu a marca de 2 milhões de apps.

O número mais recente divulgado pela empresa é de março deste ano, quando a Apple comemorou o fato de ter atingido um total de 2,2 milhões de aplicativos para celular

Com tanto aplicativo assim, fica fácil escolher os que serão da sua preferência... ou não. Diante das opções, o difícil mesmo é escolher. Aproveite e não deixe de garantir o seguro para o seu celular.

Se você gostou das Dicas deixe um comentário!

Leia também:
  • SITE123, a forma mais simples de criar o seu site grátis
  • Msy o melhor software para monitoramento de dispositivos
  • Os mais incríveis avanços na tecnologia de games



This post first appeared on Infotec Blog - Tecnologia Em Primeira Mão!, please read the originial post: here

Share the post

Existem mais de 5 milhões de aplicativos no mundo.

×

Subscribe to Infotec Blog - Tecnologia Em Primeira Mão!

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×