Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Extensão do Chrome "SIH" inicia recolha de dados inesperada

Os Utilizadores da Steam possuem ao seus dispor um vasto conjunto de extensões para o Google Chrome, as quais permitem realizar as mais variadas tarefas. No entanto, todas possuem em comum o facto de não serem oficiais, motivo pelo qual a qualidade da Valve não se encontra garantida sobre nenhuma delas.

Uma dessas extensões disponíveis é a Steam Inventory Helper, que conta com uma vasta base de utilizadores ativos. Porém, recentes alterações na mesma deixaram uma grande parte dos utilizadores desconfiados das verdadeiras intenções da extensão e de quais as atividades da mesma em segundo plano.

Numa mensagem publicada no Reddit, o utilizador “wartab” relatou ter recebido um alerta do Google Chrome, a informar que uma das suas extensões tinha adicionado um novo conjunto de permissões, as quais permitiam o total acesso e controlo das paginas acedidas, sendo a extensão em causa a Steam Inventory Helper.

Depois de uma certa revolta por parte dos utilizadores, o criador da extensão foi forçado a criar uma nova pública, informando mais detalhes acerca do motivo para as novas permissões. Segundo o mesmo, estas teriam como objetivo recolher mais informação dos utilizadores que permitissem criar um perfil mais vasto e rico, sem nunca comprometer a segurança ou privacidade de cada um. Alguns dos dados recolhidos seriam os países onde mais utilizadores acediam e outros detalhes analíticos que a Google não permite verificar facilmente nos seus sistemas.

Apesar desta explicação, e de ter sido disponibilizada entretanto uma nova versão sem as permissões anteriores, é importante relembrar que extensões não oficiais são sempre desenvolvidas por entidades terceiras. Não seria o primeiro caso de uma extensão do Google Chrome passar a distribuir malware ou outro tipo de conteúdo potencialmente indesejável para os seus utilizadores, enquanto que no passado estaria em atividade perfeitamente legitima.

Via The Next Web



This post first appeared on TugaTech - Fórum De Tecnologia E Informática, please read the originial post: here

Share the post

Extensão do Chrome "SIH" inicia recolha de dados inesperada

×

Subscribe to Tugatech - Fórum De Tecnologia E Informática

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×