Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Lembranças do "Pálido Ponto Azul"

Olá Pessoal! Foi de uns 3 anos pra "cá" que venho estudando um pouco sobre Astronomia, essa ciência que tem tanto a ensinar, não só para a ciência enquanto...laboratório. Mas é olhando para cima que entendemos mais sobre o que se passa aqui embaixo...Quem diria!
E foi lendo um pouco sobre o famoso Carl Sagan ( nem tão famoso assim né...rsrs) que vi um dos texto que me fez pensar mais sobre isso:

Pale Blue Dot (pálido Ponto azul)



"[...]Deste ponto distante de observação, a
Terra talvez não apresente nenhum interesse especial.
Para nós, no entanto, ela é diferente.
Olhem de novo para aquele ponto. É ali. É a nossa casa. Somos nós.
Nesse ponto, todos aqueles que
amamos, todos os que conhecemos de quem ouvimos falar, todos os seres humanos que já existiram, vivem ou viveram as suas vidas.

[...]todos os caçadores e saqueadores,
heróis e covardes, criadores e destruidores de civilizações, reis e camponeses, jovens casais apaixonados, pais e mães, todas as crianças, todos os inventores e exploradores, professores de moral, políticos corruptos, “superastros”, “líderes supremos”, todos os santos e pecadores da história de nossa espécie, ali - num grão de poeira suspenso num raio de sol.

[...]Nossas atitudes, nossa
pretensa importância, a ilusão de que temos uma posição privilegiada no universo, tudo é posto em dúvida por este ponto de luz pálida.

[...]Talvez não exista melhor comprovação das l
oucuras da vaidade humana do que esta distante imagem de nosso mundo minúsculo. “Para mim, ela sublinha a responsabilidade de nos relacionarmos mais bondosamente uns com os outros e de preservarmos e amarmos o pálido ponto azul, o único lar que conhecemos.”

Carl Sagan - (de “Um pálido ponto azul”, 1994).

Essa "pretensa importância" não é à toa...o estudo da astronomia deixa claro sobre o nosso tamanho no "Cosmos". Quer um exemplo? Vamos lá:
A massa do Sol é aproximadamente 333 mil vezes a massa da Terra, mais do que 1 bilhão de vezes a soma de todas as massas de todos os seres vivos que já existiram na Terra nos últimos 3 bilhões de anos, mais aqueles que ainda poderão existir no próximo 1 bilhão de anos!!!
É claro que temos que considerar a hipótese de que a humanidade sobreviverá até lá.

Não estou dizendo para entrarmos em depressão por que não somos quase nada, mas acredito que apesar do tamanho infinitesimal dos nossos corpos, somos ainda Homo Sapiens ou Homem sábio.

Portanto, somos dotados da capacidade de pensar e raciocinar...isto sim é ilimitado.
Há 2 mil anos, quando um oceano ainda era uma barreira intransponível, Ptolomeu já se questionava sobre nosso lugar no espaço.

Ter noção do nosso ínfimo lugar no Universo serve principalmente para que saibamos que, independentemente da "importância" de cada um na sociedade atual, frente à vastidão não somos nada...digo, quase nada!

Sabe o que isso me lembra? Os índios que habitavam a América pré-colombiana. Para o resto do mundo eles eram um zero a esquerda. Mas que sociedade eram as tribos! Um sistema original e funcional de uma sociedade socialista! Tentamos reproduzir depois mas...já era tarde...

Mas ainda não é tarde para vermos que tentar criar uma sociedade mais justa, humanizada e com olhos no futuro não é "ser Demodê", hoje isso é uma opção, mas em um futuro não muito distante, será uma necessidade.

"Nunca se deve engatinhar, quando se tem o impulso de voar." (Hellen Keller)


This post first appeared on Cosmologia Cotidiana, please read the originial post: here

Share the post

Lembranças do "Pálido Ponto Azul"

×

Subscribe to Cosmologia Cotidiana

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×