Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O seu Arduino/Atmega não aceita gravação?

Na gravação pelo botão UPLOAD (tipo USB serial), as possibilidades mais comuns são:

  • O Bootloader do microcontrolador principal foi corrompido, nesse caso deve-se regravar o bootlader com um gravador tipo o USBASP. Ou a pessoa gravou um sketch utilizando o USBASP, nesse caso o programa sobrescreve o bootloader, a solução também é regravar o bootloader. Algumas placas já possuem os terminais de gravação separados (6 pinos). O procedimento é feito na própria IDE Arduino, na opção Gravar bootloader (menu ferramentas). Para mais info pesquise: arduino burn bootloader modelodoseuarduino.
  • O firmware do microcontrolador responsável pela conversão USB serial foi corrompido (As placas UNO e Mega possuem um atmega específico para esta função, algumas versões paralelas, não), necessita de regravação do firmware que pode ser encontrado nas pastas de instalação da IDE Arduino (explore-as). Os 6 pinos nesse caso ficam próximos a porta USB da placa. Placas paralelas que possuem o chip CH340 para conversão USB serial não tem essa opção de regravação, somente trocando o CI, sendo preferível adquirir outro Arduino.
  •  Algum programa que monitora as portas COM esteja atrapalhando, normalmente algum serviço bluetooth faz esse "favor", desative-o em ferramentas administrativas - serviços (windows). É aconselhável também desativar antivírus enquanto instala os programas/bibliotecas (de fontes seguras) para um melhor desempenho e evitar que algum arquivo importante seja posto em quarentena ou excluído. E sempre instale com um usuário administrador.

Considerações:

  • Quando vc espeta a placa e grava via USB, está gravando pela porta serial do microcontrolador e somente é possível se houver um bootloader no microcontrolador, mesma coisa se for um Conversor Usb Serial avulso. Já a gravação através do gravador USBASP não é necessário um bootloader. Um gravador tipo o USBASP grava tanto o bootloader como os programas (sketchs).
  • No caso do Arduino Pro Micro e Leonardo, o próprio microcontrolador (atmega32u4) faz o papel de conversor USB serial.
  • Se as regravações não ressuscitarem o Arduino, provavelmente o microcontrolador está com problema, em placas que possuem o microcontrolador removível (padrão DIP) como o Uno/Duemilanove é mais fácil a substituição do mesmo.


This post first appeared on Knowledge, please read the originial post: here

Share the post

O seu Arduino/Atmega não aceita gravação?

×

Subscribe to Knowledge

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×