Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Bacula - a melhor solução de backup?

Tags: backup bacula
BACKUP! Acho que essa é uma palavra que assombra pessoas no mundo corporativo e dentro de casa. Se tem uma coisa que é complexa e complicada é esse bendito backup - e o mais engraçado é que na teoria tudo parece ser muito simples (só que não!).

Muita gente acha que fazer a cópia de um arquivo em outra pasta ou outro dispositivo basta como uma solução de backup, mas se esquece que todo hardware pode falhar e, no caso da nuvem, pode ser comprometida.

Já imaginou se sua cópia de backup estiver corrompida e só quando precisar dela tiver conhecimento da situação? Imagine o backup de toda sua empresa em um HD de bolso que deixa de funcionar de uma hora para outra? 3h da manhã... seu celular gritando - invadiram a nuvem da empresa e fizeram aquele estrago (e o backup foi junto!).

Para se ter um ambiente ideal é necessário uma solução ideal e é aqui que o BACULA entra nessa história toda. Essa pode ser considerada uma das melhores soluções de backup em rede, e para melhorar ainda mais, é gratuita e open source.

"Bacula é um software que permite você (ou o administrador de sistema) administrar backup, restauração e verificação dos dados de computadores em uma rede de sistemas mistos.



Por ser tão flexível o Bacula é considerado um framework de backup, podendo ser implementado nas mais diferentes estruturas corporativas.



Em termos técnicos, o Bacula é um Programa de Backup em rede.
[fonte: bacula.com.br]

Eu diria que esse app é totalmente modular e, para se ter uma idéia de como a coisa toda funciona, dê uma olhadinha na imagem abaixo:


Voltarei a falar sobre essa maravilha de aplicativo no futuro, possivelmente abordando o processo de instalação e algumas dicas de configuração.

Enquanto isso, fica uma dica de curso bacana sobre esse tema:



- https://blog.bacula.org
- http://bacula.com.br
- https://www.baculasystems.com


This post first appeared on Vartroy Tecnologia, please read the originial post: here

Share the post

Bacula - a melhor solução de backup?

×

Subscribe to Vartroy Tecnologia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×