Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Boas Maneiras e os Convites

Boas Maneiras ao Convidar pelo Telefone

Nunca convide pelo telefone deixando recado com a empregada. Volte a ligar para Fazer o Convite diretamente a pessoa a ser convidada. Caso a pessoa a ser convidada não possa atender ao telefone ou lhe seja solicitado para deixar um recado, diga que ligou para fazer um convite e que voltará a ligar. Caso a pessoa não torne a ligar para fazer o convite não se considere convidado.

Amigos Próximos

Quando encontramos, por acaso com alguém na rua, não devemos "aproveitar" a ocasião para fazer um convite. A exceção é somente para aquelas pessoas de muita intimidade o que permitiria fazer um convite assim, ao se encontrar com ela. Mesmo assim nunca será um convite feito com Boas Maneiras nem que demonstra muita deferência.De todas as maneiras, mesmo no caso dos amigos próximos, é importante enviar um convite ou fazer um telefonema "só para lembrar" 48 horas antes do dia do evento.

Convites por Carta

  1. Todos os convites devem ser respondidos o mais rapidamente possível.
  2. E, de um modo geral devemos responder pelo mesmo meio pelo qual fomos convidados.Se recebemos um convite por carta devemos responder por carta, por e-mail, por e-mail, por telefone, por telefone.
  3. Lembre-se de ter sempre à mão seus papéis timbrados e cartões pessoais atualizados para essa comunicação social.
  4. O mesmo conceito de cuidado e capricho que está implícito no uso de papéis personalizados, pode facilmente ser aplicado à sua correspondência virtual. Lembre-se de que o você é está em tudo que você faz.
Devemos sempre convidar com muita cortesia e simpatia porque, como diziam os antigos, enquanto o nosso convidado estiver na nossa casa somos os responsáveis pela sua felicidade. E o que vamos oferecer já começa a se ver na forma como convidamos. Por isso, listamos abaixo, no formato de item apenas para facilitar a memorização, uma listinha de tópicos importantes de ter em conta ao se fazer um convite. 

O Que Dizer ao Convidar


  1. Sempre informar e deixar bem claro o motivo da reunião e as suas características como se é informal, se vem gente estrangeira, se tem piscina e é para levar o traje de banho, se tem hora para a festa terminar, se é aniversário de uma criança, etc. 
  2. Informe o local, horário e se necessário um mapa ou indicações para facilitar a localização do endereço do evento.  
  3. É importante também informar qual o cardápio no caso das feijoadas e outros pratos pesados. 
  4. É imprescindível deixar claro se cada um terá que pagar a sua parte da despesa ou se terá que contribuir com algum presente para um homenageado ou se existe taxa de couvert no clube em que se pretende ir. 
  5. É importante - e muitas vezes esquecido - que, enquanto se convida, devemos informar quem estará no evento no caso de termos que convidar um desafeto de um dos nossos convidados. Deste modo, o convidado, sabendo que o seu desafeto estará presente, poderá evitar o constrangimento de encontros indesejados. 
  6. Quem convida não constrange com insistências desnecessárias. 
  7. Caso queira solicitar algum favor ao convidado como dar carona a outro convidado tanto para vir para a festa como para levá-lo da festa, ou quer pedir-lhe para trazer o gelo, etc., deve fazê-lo de modo a deixar margem para que o seu convidado possa dizer não sem constrangimentos. Faça essa sua solicitação com antecedência e jamais a considere "obrigatória". Poucas coisas são mais desagradáveis do que "dispor" dos outros sem constrangimentos.



This post first appeared on Vida Em Sociedade, please read the originial post: here

Share the post

Boas Maneiras e os Convites

×

Subscribe to Vida Em Sociedade

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×