Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Propostas para o futebol brasileiro

Tags: futebol

Enquanto os responsáveis pelo Futebol em nosso país, enchem os bolsos com transações duvidosas, negociatas envolvendo a Copa 2014 entre outros "investimentos", há grupos de torcedores sérios, espalhados pelo país, cheios de ideias para ajudar a promover o melhor espetáculo possível em campos tupiniquins.


Eu modestamente passo a demonstrar o que penso sobre o que poderia ajudar nosso futebol:

A César o que é de César

O primeiro passo seria a definição do papel de cada ator nesse filme. É mais que urgente a necessidade de criação da liga de clubes, deixando à CBF o comando das Seleções, bem como, dos serviços cartorários de registro de jogadores, somente.

O objetivo da liga não pode ser outro senão o de fazer crescer o futebol brasileiro como um todo. Na tal liga, é imperativo que TODOS os clubes tenham representatividade, tendo que se achar uma forma justa de dividir o poder de decisão.

A questão do calendário

Quando os clubes forem donos do futebol, vai ficar mais fácil de mexer no calendário.

Não estou propondo a tão pedida adaptação do nosso calendário ao europeu, mas dessa forma a análise dos pontos positivos e negativos de tal mudança, seria uma realidade mais palpável.

Estádio e o matchday

Nossos estádios, em sua maioria, proporcionam momentos de medo e desconforto. Não exijo praças como as da Europa, onde os torcedores ficam todos sentadinhos, tão confortáveis que se tornam meros expectadores das partidas, salvo algumas exceções.

O torcedor brasileiro deve ter a chance de ao escolher onde ficar no estádio, seja na geral, arquibancada ou cadeiras, saber que vai ter conforto e segurança, pois hoje o lugar oferecido geralmente atende perfeitamente pelo nome de puleiro.

A tradição no que se refere a acompanhar jogos nos estádios brasileiros, é bem diferente da europeia, mas devemos ser tratados com respeito e receber o conforto merecido.

Quanto ao matchday (dia de jogo), entendo que nossos clubes deixam de ganhar e proporcionar mais entretenimento aos seus torcedores, por pura falta de visão.

É impressionante notar que o máximo que pode acontecer antes de uma partida de futebol profissional é uma partida de futebol amador. Será que não há nenhum outro evento que possa acontecer horas antes de um jogo? E que ainda possa gerar receita?

Começa como experiência e logo vira hábito. É pura falta de vontade mesmo. 

Divisão das receitas de trasmissão de jogos

Um artigo recente do site Futebo Finance (veja aqui) mostra como se dá a divisão das receitas com TV, entre os clubes das principais liga europeias.

Destaco aqui o modelo inglês, que na temporada passada (2010-2011), por conta de seu método de divisão, apresentou a diferença de 1,54 entre o clube que arrecadou mais para o que arrecadou menos. Ou seja, naquele país (este sim o país do futebol), o time que mais ganhou com receitas de TV, auferiu apenas uma vez e meia a mais que o de menor receita. Simplesmente sensacional. Com certeza é um dos fatores para a manutenção da qualidade técnica da Premier League de modo geral.

O atual modelo brasileiro, em poucos anos, vai transformar o campeonato nacional numa disputa entre 3 a 4 times, com o restante entrando em campo somente para fazer cena. 

Estou certo de que quem gosta de esporte de verdade, não quer que isso venha a acontecer.

Divisões do campeonato nacional

Para os times existirem, têm que ter calendário, jogar durante o máximo de tempo possível ao longo do ano. É matemática pura e simples. Quanto mais tempo jogando, mais exposição e maior o interesse de patrocinadores toparem bancar um projeto bem elaborado.

Quatro divisões é muito pouco e os campeonatos estaduais são muito curtos. Divisões inferiores, regionalizadas são uma boa saída.

Há que se pensar em abrir, e tornar sustentáveis, mais divisões. Mais uma vez a Inglaterra dá exemplo, vejam como se organiza o futebol de lá nesse link.

É duro ver que não conseguimos copiar o que há de bom nos outros lugares, realmente uma pena.

Mudança de mentalidade

A base brasileira privilegia a força em detrimento da técnica; o brucutu ao habilidoso; o destruidor de jogadas ao criador delas.

Há que se adotar, urgentemente, uma mudança radical de postura e mentalidade. Será que não percebem que nosso futebol se tornou insosso? Normal? Chato?

É uma situação estrutural e deve ser combatida o quanto antes, se as raízes dessa seboseira se fincarem muito profundamente (falta muito pouco pra isso) , vai ser difícil modificar.

Bom, era o que tinha a dizer no momento, espero críticas, sugestões e posicionamento de vocês aqui nos comentários.   



This post first appeared on Blog Do Tavares, please read the originial post: here

Share the post

Propostas para o futebol brasileiro

×

Subscribe to Blog Do Tavares

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×