Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Autoestima

Uma das grandes doenças do século XXI é a falta de Autoestima das Pessoas.

Este problema vem se incrementando na população gradativamente, anteriormente além de afetar menos pessoas que agora, também acontecia (geralmente) entre as pessoas jovens, mas hoje já são muitas as pessoas adultas que tem uma grande falta de autoestima.

Esse problema impede que as pessoas demonstrem seu verdadeiro potencial e entrem em um espiral de autodestruição onde nos casos mais graves, pode terminar em uma forte depressão.

Qual é a causa dessa falta de autoestima?

Tem várias partes responsáveis neste assunto, a parte essencial é a própria vítima, já que ao final é ela que de algum jeito permite que isso aconteça, e também está na mão dela reverter a situação.

Mas inicialmente a grande responsável deste problema é a sociedade que criamos junto com a sua cultura.

Hoje vivemos em um mundo com um ritmo frenético, onde foi instaurado o “sonho americano” como grande fundamento na nossa cultura, e é absorvido como um objetivo de vida nas gerações mais jovens.

Por favor, não interpretem mal as palavras que acabamos de escrever, quando falamos “sonho americano” não é de uma forma pejorativa aos americanos, só estamos falando do conceito que surgiu décadas atrás e que se converteu na base da cultura ocidental.

Hoje desde bem pequenas, as crianças são ensinadas para competir incansavelmente e os pais e a sociedade exercem uma grande pressão, criando grandes expectativas.

Isso termina gerando uma grande ansiedade no indivíduo querendo responder às expectativas criadas, e perdendo grande parte de sua personalidade original. Que faz com que termine sendo alguém que realmente não é.

Como se desenvolve o problema?

Ao longo da vida do jovem indivíduo começam surgir as comparações e essas começam criar graves problemas psicológicos.

As comparações fomentam a competência e a pessoa entra no jogo sem ser ciente disso, e a pior parte é que essa competição é interminável pois sempre pode ser melhor, e nunca é suficiente.

Nesse ponto, o indivíduo começa a realizar demonstrações contínuas, para os pais dele, para a família, amigos, professores, colegas de trabalho, chefes, etc. E até para ele mesmo.

Em alguns casos e nas pessoas que são psicologicamente mais fortes, ficam nessa luta durante anos até cansar. Mas nos piores casos o problema aparece muito cedo, pois quando a pessoa percebe (mesmo que inconscientemente) que essa luta não termina, ela então assume a posição de perdedor e a falta de autoestima emerge tomando o controle da vida dela e claro que atrapalhando todo empreendimento.

O qué podemos fazer?

O primeiro passo é identificar o problema e ser cientes dele. Só reconhecendo sua existência podemos começar a trabalhar nele.

O segundo passo seria entender uma série de conceitos que aqui vamos enumerar:

  • Temos que conhecer a natureza intrínseca do nosso ser: somos infinitos e temos o potencial para realizar qualquer coisa que quisermos fazer.
  • Temos que saber que ninguém é mais ou é menos que ninguém, e que não devemos nos comparar com outras pessoas, pois todos somos iguais na realidade última.
  • É importante compreender que nessa realidade física e relativa na que estamos viemos para ter certas experiências e que não temos que ser iguais a outras pessoas nem ter as mesmas experiências, o caminho que cada um resolveu seguir nessa vida é único. Um grande problema é “querer ser como…”.
  • Não temos que demonstrar nada pra ninguém, nem para nós mesmos. Não temos obrigação nenhuma de fazer isso, e quem exija qualquer demonstração tua, é um “vampiro”. Ninguém tem esse direito sobre você, seja quem for.

Por último, gostaríamos de sugerir um exercício de visualização para te ajudar a entender esses conceitos que acabamos de apresentar.

Exercício

O exercício é bem simples, e te ajudará a entender que a autoestima e tudo o que ela envolve é uma mera ilusão.

Para isso, quando você sentir uma falta de autoestima, ou esteja em um estado de tristeza, tenta visualizar você sozinh@ no mundo.

Como anteriormente falamos, tudo começa com a competição e as comparações, mas se você estivesse sozinh@ no mundo, nem a competição nem as comparações existiriam, pois com que pessoas você iria competir? Com quem você iria se comparar?

Nesse momento, você entenderá quanto ilusório é esse estado no qual você está nesse momento.

Você não iria precisar demonstrar nada pra ninguém, e essa é a realidade final, não pelo fato de viver em sociedade precisa dançar a música que ela toca.

A única música que você deve dançar é a sua! Seja quem você é, não quem falaram que você deveria ser!


Sabemos que podemos aprofundar muito mais nesse assunto e que tem muitas mais causas sócio-culturais que envolvem ele, mas na hora de desenvolver esse artigo pensamos que poderiam causar certa polêmica, e de fato não é a nossa intenção.

Como sempre, através do Jardim do Ser, queremos aportar o nosso grão de areia, tentando ajudar as pessoas a desenvolver o seu potencial infinito, e acreditamos que a falta de autoestima é um grande problema para chegar nesse objetivo.

E como em outros artigos, gostaríamos muito de saber tua opinião, por isso queremos convidar você para nos deixar um comentário, ou se preferir escrever sua opinião ao nosso e-mail.

Namastê!

O post A Autoestima apareceu primeiro em Jardim do Ser.



This post first appeared on Jardim Do Ser, please read the originial post: here

Share the post

A Autoestima

×

Subscribe to Jardim Do Ser

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×