Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Tábua de Esmeralda

A Tábua de Esmeralda é um Texto escrito por Hermes Trismegisto. Esse personagem tem uma parte mística e às vezes está ligada ao ocultismo. Mas sua origem e história não é o assunto sobre o qual queremos falar aqui.

A Tábua de Esmeralda pode ser mais um, dos grandes mistérios que se escondem no nosso planeta, mas a Comunidade do Jardim do Ser, não pretende ser um espaço para desvendar esse tipo de mistério, e sim para dar uma interpretação espiritual sobre qualquer texto ou acontecimento que achamos interessante e tenha uma mensagem que possa nos ajudar na nossa evolução.

Dito isso, vamos a continuar falando sobre o assunto que nos interessa:

O que é?

Este texto, que muitos acreditam que seja o grande segredo da alquimia, recolhe vários pontos nomeados por Hermes Trismegisto onde supostamente compartilha a chave desse processo.

No Jardim do Ser acreditamos em dois pontos importantes que fundamentam a nossa filosofía:

  • Todos os caminhos têm o mesmo fim na sua essência, independentemente como se chamam (se for uma religião, alquimia, meditação, etc).
  • Tudo tem um ensino espiritual que se pode aproveitar e aprender algo novo.

E é por esses dois pontos que vamos analisar o texto e expor o nosso ponto de vista, mas primeiro vamos compartilhar com vocês o texto.

Gostaria de esclarecer, não como Jardim do Ser, e sim como o autor desse artigo, que na minha opinião a tradução do texto em espanhol é melhor que a em português nos artigos da Wikipedia, de onde consegui o texto.

Em qualquer caso, mais uma vez volto a dizer, na minha opinião a tradução em português perde um pouco a essência e parte da mensagem, também é válida e vamos mostrar ela:

A Tábua de Esmeralda

  1. É verdade, certo e muito verdadeiro.
  2. O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está embaixo, para realizar os milagres de uma única coisa.
  3. E assim como todas as coisas vieram do Um, assim todas as coisas são únicas, por adaptação.
  4. O Sol é o pai, a Lua é a mãe, o vento o embalou em seu ventre, a Terra é sua alma;
  5. O Pai de toda Telesma do mundo está nisto.
  6. Seu poder é pleno, se é convertido em Terra.
  7. Separarás a Terra do Fogo, o sutil do denso, suavemente e com grande perícia.
  8. Sobe da terra para o Céu e desce novamente à Terra e recolhe a força das coisas superiores e inferiores.
  9. Desse modo obterás a glória do mundo.
  10. E se afastarão de ti todas as trevas.
  11. Nisso consiste o poder poderoso de todo poder: Vencerás todas as coisas sutis e penetrarás em tudo o que é sólido.
  12. Assim o mundo foi criado.
  13. Esta é a fonte das admiráveis adaptações aqui indicadas.
  14. Por esta razão fui chamado de Hermes Trismegisto, pois possuo as três partes da filosofia universal.
  15. O que eu disse da Obra Solar é completo.

Análise

Não vamos comentar ponto por ponto, e sim destacar os que mais chamam a nossa atenção, assim como a interpretação que através de nossos conhecimentos, que conseguimos dar no texto da Tábua de Esmeralda:

No ponto número 2 entendemos que está falando dos opostos e da dualidade, interpretando que não existe diferença nenhuma entre os opostos e tudo vem de UM, esse UM podemos chamar ele de diversas formas, mas para nos ajudar melhor na interpretação podemos dar o nome de Deus.

No ponto 7, fala sobre um processo de purificação. Em muitas culturas e caminhos espirituais o fogo é um elemento purificador, e à ele faz referência o texto, pois através dele consegue separar o denso do sutil, a matéria do éter.

Até mesmo o ouro precisa passar por um processo de purificação no fogo para ele se tornar puro. De igual modo, nos diz que a nossa última realidade (o espírito), está longe do denso (o nosso corpo).

Nos seguintes pontos, o 8 e 9, chega a parte mais linda desse texto. Segundo muitos caminhos espirituais, quando o Ser alcança a Iluminação, não tem porque ficar mais na terra nesse plano e passa a outros planos “superiores” abandonando assim seu corpo.

Mas nessa parte, o texto diz que a verdadeira glória, é Chegar Nesse Estado e não abandonar o mundo, mas sim ficar aqui (com o propósito de ajudar a outros seres à chegar nesse estado). Um trabalho muito lindo e admirável.

É por isso que no ponto 10, com outras palavras diz que depois de chegar nesse estado, e continuar no mundo vai viver dentro da ilusão mas plenamente consciente.

A referência feita no ponto 11, acreditamos que é pelo que foi relacionado com a Alquimia, pois de algum jeito fala sobre a transmutação da matéria, vencendo as coisas sutis e penetrando no sólido.

Algumas correntes espirituais como o antigo Yoga (e não o Yoga comercial de academia), já falaram sobre o controle da transmutação da matéria a vontade sob um estado de iluminação. Do que iremos falar em outro artigo nas próximas semanas.

Tradução do Espanhol

Agora vou tentar realizar uma tradução do texto em espanhol da Tábua de Esmeralda, para verem as diferenças, (peço desculpas por adiantado, se alguma coisa não ficar bem, pois não sou um profissional da tradução e muitos menos de este tipo de textos tão complicados):

  1. O que vou dizer não é ficção, mas sim digno de crédito e certo.
  2. O que está mais embaixo é como o que em cima, e o que está em cima é como o que está embaixo. Agem para cumprir os prodígios do Um.
  3. Como todas as coisas foram criadas pela Palavra do Ser, assim todas as coisas foram criadas à imagem do Um.
  4. Seu pai é o Sol, e sua mãe é a Lua. O vento leva ele no seu ventre. Sua nodriza é a Terra.
  5. O pai é a Perfeição no mundo todo.
  6. Seu poder é forte se for transformado em Terra.
  7. Separa a Terra do Fogo, o sutil do denso, e depois, novamente descende na Terra e combina os poderes do que está em cima e o que está embaixo. Desse modo, você irá ganhar a glória do mundo tudo, e a obscuridade sairá de você de uma vez.
  8. Isso tem mais virtude que a Virtude mesma, porque controla todas as coisas sutis e penetra nas coisas sólidas.
  9. Esse é o modo do que o mundo foi criado.
  10. Isso é o origem dos prodígios que estão aqui, [ou que até agora se fizeram].
  11. Por isso que sou chamado Hermes Trismegisto, porque possuo as três partes da filosofia cósmica.
  12. O que tinha que dizer à respeito do funcionamento do Sol, terminei.

Como você pode ver mudam bastante as palavras da mensagem.


Esperamos que tenham gostado desse artigo sobre a Tábua de Esmeralda, e como sempre gostaríamos saber sua opinião à respeito do assunto, para isso agradecemos qualquer comentário que nos deixem.

Namastê!

O post Tábua de Esmeralda apareceu primeiro em Jardim do Ser.



This post first appeared on Jardim Do Ser, please read the originial post: here

Share the post

Tábua de Esmeralda

×

Subscribe to Jardim Do Ser

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×