Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Quanto vale a felicidade?

A Felicidade é a grande meta de cada ser humano, mas o que você está disposto a fazer para chegar até ela? Quanto você daria em troca?

Já que vamos falar sobre a felicidade, seria bom primeiro definir essa palavra ou esse conceito.

Como sempre podem existir muitas interpretações do que a felicidade é, e algumas muito diferentes de outras, vamos tentar explicar como enxergamos esse termo no Jardim do Ser.

O que é a felicidade?

Geralmente a felicidade é interpretada como um estado de alegria e prazer duradouro, onde um amplo sorriso é desenhado no rosto da pessoa.

Mas a alegria é tão só um estado alterado do nosso ser (o contrário à tristeza), e como estado alterado faz parte da dualidade e a ilusão na que vivemos.

Definir a felicidade é muito complexo, até porque dependendo do nível de profundidade que queremos chegar na definição, precisamos de alcançar estados de consciência muito elevados, o que não é um trabalho fácil.

Pode ser que não vamos conseguir definir os estados mais elevados de felicidade e plenitude, mas sim vamos a definir a base da felicidade: a paz.

Paz e felicidade são dois conceitos homônimos, é impossível Ser Feliz sem ter paz primeiramente. Uma vez que o ser tem paz realmente, não precisa de nada mais, assim essa pessoa é feliz.

Como chegar nesse estado?

Existem um milhão de técnicas, caminhos e Mestres diferentes que podem nos ajudar a chegar até lá. Mas tem algo que provavelmente é comum a tudo, e é o desapego.

Precisamos estar desapegados de tudo para conseguir ter paz, pois o fato de estar apegado a algo significa que precisamos disso, e quando você precisa de algo tem uma necessidade, o que faz impossível ter paz até a necessidade ser resolvida.

Por isso o desapego é tão importante, e infelizmente é um trabalho difícil pois estamos apegados a muitas coisas, tanto materiais como não materiais.

A relação do desapego e a felicidade é o principal motivo dessa publicação.

Quanto vale tua felicidade?

Queremos convidar vocês para realizar um exercício, como todos os exercícios que compartilhamos com vocês sugerimos sempre procurar um ambiente calmo onde tenham a certeza que não vai ter interrupções durante a prática.

O exercício, como muitos outros, é um exercício de visualização e reflexão.

Vamos começar fechando os olhos e imaginado que alguém chega e fala para a gente:
“Quer ser feliz? Eu te prometo que você vai ser feliz, mas para isso vai viver o resto da tua vida em solidão fechado em um quarto, mas realmente feliz.”

Dependendo das tuas crenças ou descrenças pode imaginar que essa pessoa é Deus, um ser iluminado ou um grande cientista. O importante é nos situar no contexto de que você sabe e tem a certeza de que essa pessoa é capaz de te dar o que está dizendo.

Agora é o momento de refletir na tua resposta. Tem que pensar que dizendo que quer ser feliz e vai rejeitar absolutamente tudo, vai ficar fechado em um quarto, mas desde esse momento até tua morte, vai ser realmente feliz.

Nesse ponto do exercício alguns de vocês podem estar pensando:
“Ok, mas é muito egoísta, porque fazendo isso ia me separar de pessoas que me amam (familia, parceiros, etc), deixar minha empresa com todas as responsabilidades que tenho, etc.”

Tudo bem, agora vamos a acrescentar ao exercício o fato de que a pessoa que vai te dar a felicidade, caso você aceite as condições, vai dizer para você não se preocupar com isso, pois vai arrumar tudo para que ninguém sofra por você, nem se você sumir, esse acontecimento afeta a nada, nem a ninguém.

E agora, qual é a tua resposta? Você está disposto ou disposta a entregar tudo para ser feliz? É a felicidade tua meta máxima?


A intenção desse exercício é te fazer refletir sobre isso. Tentar ser consciente do apego que temos as coisas nesse mundo, e ver se realmente a felicidade é a nossa máxima prioridade ou estamos perdidos na ilusão e apegados a tantas coisas que não conseguimos ser felizes, e preferimos o apego do que a felicidade.

Não se assuste com a sua resposta, pois a maior parte das pessoas, se são honestas, vão responder que não querem ser felizes, e que antes escolheriam uma vida cheia de apegos.

É realmente impactante viver e ser consciente dessa nossa resposta, mas mesmo assim, o fato de responder conscientemente já é um grande passo para iniciar o caminho para acordar a nossa consciência e replantar os verdadeiros objetivos da nossa vida.

Namastê!

O post Quanto vale a felicidade? apareceu primeiro em Jardim do Ser.



This post first appeared on Jardim Do Ser, please read the originial post: here

Share the post

Quanto vale a felicidade?

×

Subscribe to Jardim Do Ser

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×