Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O OLEIRO E O VASO


O OLEIRO E O VASO
(Verdades que lhe possibilitarão Viver de forma sábia)

Leitura:   Jeremias 18. 1- 18


Introdução:

       Viver de forma sábia é viver bem. É poupar forças, onde se pode, para empregá- las onde se precisa. É abrir os olhos para as verdades, deixando de lado as mentiras. A maioria das pessoas gastam suas energias onde não convém, preocupam-se com o que não deveriam, dedicam seu tempo a coisas que não lhes darão retorno. Resumindo: não vivem de forma sábia. Em Jeremias 18 há algumas verdades que, se mantivermos vivas em nossas vidas, nos possibilitarão viver de forma mais sábia.

*Primeira verdade: Deus está trabalhando - V. 3;

       Jeremias, ao chegar à casa do oleiro, percebeu que ele já estava trabalhando. O oleiro não esperou Jeremias chegar para começar a sua obra. Ele estava trabalhando antes de Jeremias, permaneceu trabalhando na presença de Jeremias e, após a saída de Jeremias do cenário, ele ainda continuou a sua obra. Assim é Deus: antes da nossa chegada, Ele já trabalhava, na nossa geração, Ele continua trabalhando e, quando eu e você não estivermos mais aqui, Ele continuará trabalhando em nossos filhos e netos.
        Saber que Deus trabalha a todo tempo, permite-nos viver de forma mais sábia, pois tira de nós a dúvida e a inquietação quanto ao dia de amanhã, quando não estivermos vendo claramente o Seu agir a nosso favor. Saber que Ele está trabalhando traz paz e tranquilidade ao nosso viver, e viver tendo paz é viver de forma sábia.

*Segunda verdade: Deus nos ama - V. 6;

       É assustador perceber o poder absurdo que o oleiro tem sobre o vaso. O oleiro pode bater no vaso, quebrar o vaso em pedaços e pode jogá-lo fora para nunca mais o pegar de volta, mas não é isso que ele escolhe fazer. Ele pega o vaso todo quebrado e começa a refazê-lo. Tudo isso por amor. Como vaso nas mãos do oleiro, assim somos nós nas mãos de Deus. Ele poderia nos fazer em pedaços, mas escolheu nos amar, refazendo- nos.
       Saber que somos amados por Deus nos possibilita viver de forma mais sábia, pois deixamos de ser ingratos e murmuradores, deixamos de ser as vítimas, os "patinhos feios", que muitas vezes nutrimos dentro de nós.

*Terceira verdade: Cooperamos com o nosso destino - v. 7- 10;

        Nesses versículos, Deus deixa claro que, se o povo se arrependesse, seu futuro mudaria. O povo cooperaria com o seu futuro para mal ou para bem.
       Saber dessa verdade nos tira da ociosidade e da vida omissa, faz-nos ponderar sobre nossas ações e repensar sobre elas, faz-nos viver de forma sábia. 
     As oportunidades de conquistas e bênçãos são dirigidas a todos, mas precisamos fazer a nossa parte, e fazer da melhor forma possível.

Conclusão:

        Há como termos qualidade de vida e descansarmos, desde que entendamos que Deus está trabalhando em nós, que Ele nos ama e que podemos "cooperar" com o nosso destino, na medida em que nos arrependemos dos nossos maus caminhos.
       
Kenia Costa Gregório
Auxiliar Pastoral da Casa de Oração da Cehab - Itaperuna/RJ


This post first appeared on IGREJA CASA DE ORAÇÃO CEHAB, please read the originial post: here

Share the post

O OLEIRO E O VASO

×

Subscribe to Igreja Casa De OraÇÃo Cehab

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×