Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cura de um endemoninhado cego e mudo - Parte 4



Texto: Mat 12.22-32 / Mc 3. 20-29 / Lc 11.14-28 

Tema : Cura de um endemoninhado cego e mudo
Continuação ...

 
A blasfêmia contra o Espírito Santo não tem perdão


Vamos entender o que não é blasfêmia. 

O QUE NÃO É BLASFEMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO

1. Incredulidade final

Com certeza a incredulidade até o final não será perdoado, o homem irá para o inferno se não aceitar Jesus, é óbvio, mas não é blasfêmia contra o Espírito Santo.

O contexto prova que Jesus está falando que o pecado imperdoável é um pecado que se comete não no leito da enfermidade, mas antes da morte.

2. Rechaçar por um tempo a graça de Deus


Muitas pessoas vivem na ignorância, na desobediência por longos anos e depois são convertidas ao Senhor. Por um tempo Paulo rejeitou a graça de Deus (At 26:9; 1 Tm 1:13). Os próprios irmãos de Jesus não criam nele (Mc 3:21; Jô 7:5).


3. Negação de Cristo


Paulo perseguiu a Cristo (At 9:4). Pedro negou a Cristo (Mt 26:69-75). Os irmãos de Cristo no início não creram em Jesus (Jo 7:5). Cristo disse que quem blasfemasse contra o Filho seria perdoado (Lc 12:10). 

“Um ateu não necessariamente cometeu o pecado imperdoável.”

4. Negação da divindade do Espírito Santo

Se assim fosse nenhum ateu poderia ser convertido. Se fosse essa a interpretação, nenhum membro da seita Testemunha de Jeová poderia ser salvo.


5. Pecados contra o Espírito Santo


A Palavra de Deus menciona alguns pecados contra o Espírito Santo que não são a blasfêmia contra o Espírito Santo:
1.     Entristecer o Espírito Santo (provocar aborrecimento, pesar, tristeza)

(Efésios 4:30) - E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. (Efésios 4:31) - Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,  

Um crente pode entristecer o Espírito Santo quando permitimos que algumas dessas coisas do versículo 31 entre em nós. Mas isto não é blasfêmia, 

2.     Apagar o Espírito Santo ( Apagar sugere fogo)

(I Tessalonicenses 5:19) - Não extingais (apagueis) o Espírito.
Um crente pode apagar o Espírito Santo, deixando de obedecê-lo, deixando de honrá-lo, criticando suas manifestações, mas jamais pode blasfemar contra o Espírito Santo. 

3.     Resistir ao Espírito Santo 

(Atos 7:51) - Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.

Estas palavras foram ditas por Estevão ao dirigir-se ao Sinédrio incrédulo. O Espírito quer falar, mas os homens resistem a voz dele, o pior é que sabem que quem está falando esta certo.

(Atos 6:10) - E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava.  

Muitas pessoas que durante um tempo resiste ao Espírito Santo, ao cabo de um tempo, humilha-se diante dele, como alguns dos sacerdotes que rejeitaram a mensagem de Estevão, mais tarde, foram convertidos a Cristo.

4.     Mentir ao Espírito Santo

(Atos 5:3) - Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?

 Ananias consagrou seus bens ao Senhor, e agora ele quer uma parte daquilo que é de Deus. 

Muitos hoje vivem assim. Não dizimam corretamente, não ofertam,”Senhor a minha vida é sua” ; o meu carro é seu; a minha casa é sua ; os meus negócios ; o meu salário ; o meu dinheiro ; 

 “Não prometa para Deus aquilo que você não pode cumprir”

 (Atos 5:4) - Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

5.     Insultar ou desprezar o Espírito Santo

(Hebreus 10:29) - De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
Por incrível que pareça, conheço muitos irmãos que debocham das línguas estranhas e não acreditam nos dons, sinais e maravilhas. Quando assisto uma cena dessas, nada me resta do que achar esse irmão um "pobre coitado"

6º -  Não é a queda dos salvos

(II Pedro 2:20) - Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. (II Pedro 2:21) - Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; (II Pedro 2:22) - Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: (O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.)

Paulo falando a igreja em gálatas aos judeus que estavam voltando para o  judaísmo (rituais; sacrifícios)

(Gálatas 3:1) - Ó INSENSATOS gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? (Gálatas 3:2) - Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? (Gálatas 3:3) - Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?(Gálatas 3:4) - Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão.

Ouça e preste atenção

(Hebreus 6:4) - Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, (Hebreus 6:5) - E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, (Hebreus 6:6) - E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.

(Hebreus 10:26) - Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, (Hebreus 10:27) - Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. (Hebreus 10:27) - Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários (Hebreus 10:28) - Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. (Hebreus 10:29) - De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus (batismo,ceia, igreja, palavra) e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? (Hebreus 10:30) - Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. (Hebreus 10:31) - Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

O homem pode até cair mas se ele se levantar, voltar para Jesus Deus o socorre.

O cair é do homem, mas, o levantar é de Deus? Onde tem isso na Bíblia? não quero mudar o rumo mas quem se levanta é o próprio homem.

(Provérbios 24:16) - Porque sete vezes cairá o justo, (e se levantará); mas os ímpios tropeçarão no mal.

(Filipenses 1:6) - Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;

Mesmo que eu seja um apóstata, que eu saia e desça da minha posição espiritual , que eu abandone a minha fé , ou que eu cometa delitos e pecados terríveis se eu voltar para Jesus o Espírito Santo se apodera da minha vida novamente?

Sim, com toda a certeza. Deus te ama e tem coisas extraordinárias para a sua vida, hoje é tempo aceitável.
Muitos me dizem, pastor e quando fulano blasfema contra Deus, fala mal de Jesus, eu digo é só ele pedir perdão e Deus o perdoará.

(Mateus 12:31) - Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. (Mateus 12:32) - E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.

1.     Jesus diz que todo pecado será perdoado – v. 31
2.     Jesus diz que toda a blasfêmia será perdoada – v.31
3.     Jesus diz que a blasfêmia contra o Espírito Santo não tem perdão – v. 31,32

Vamos entender primeiro o que é Blasfêmia.

O que é blasfêmia? 

A palavra blasfemos no grego - significa dizer "coisas abusivas a divindade", palavras ultrajantes contra as coisas sagradas, injuriar, caluniar, vituperar, difamar, falar mal das coisas de Deus. 

@ezequielbarbosa


This post first appeared on Pr. Ezequiel Barbosa, please read the originial post: here

Share the post

Cura de um endemoninhado cego e mudo - Parte 4

×

Subscribe to Pr. Ezequiel Barbosa

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×