Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A formação de Paulo de Tarso (Sha'ul)



O Apóstolo Sha'ul (Saulo de Tarso), como bem sabemos pela leitura bíblica, era um Fariseu zeloso, formado "aos pés de Gamaliel". (At 22:3)

A questão é: Qual foi sua formação, quem era Gamaliel.

Gamaliel era um mestre, mas não qualquer mestre, ele era Rabban (Mestre Superior), ele era neto Hillel.

* Rabban (Era o presidente do Conselho "Sinédrio") - O principal dos 71 representantes que compunham o Conselho.

 "Mas, levantando-se no conselho (SINÉDRIO) um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos;" 
(Atos 5:34)

Dentro farisaísmo haviam duas escolas (Yeshivá - plural Yeshivot), A Casa de Shammai (Beit Shammai) e a Casa de Hillel (Beit Hillel). A primeira (Shammai) era mais literal sem sua interpretação das Escrituras, a segunda aceitava uma interpretação não literal em determinados casos.

A Yeshivá equivale grosso modo há um "curso teológico", é onde o jovem tem seus conhecimentos acerca da Lei aprimorados. Vale lembrar que antes disso eles já tem contato com a Torah através das Sinagogas.

Em resumo, na Infância recebeu ensinamentos na Sinagoga (a partir dos 05 anos) e na adolescência teve seus ensinamentos aprimorados no Yeshivá. (a partir dos 13 anos, após seu  Bar Mitzváh "maioridade religiosa")  

Pois bem, Shaul (Paulo), era Fariseu zeloso seguidor dos ensinos da Casa de Hillel e discípulo direto de Gamaliel.

"Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois."
(Atos 22 : 3)

Conclusão: 

Pela sua formação dentro da Sinagoga e posteriormente do Yeshivá,  seu contato com judeus helênicos (judeus de língua e cultura grega),  veio a tornar-se um grande intelectual e mestre das Escrituras  aliado a isso,há a capacitação vinda do Ruach HaKodesh (Espírito Santo) e as revelações recebidas diretamente de Yeshua (Jesus), tudo isto fez  de Sha'ul um dos maiores expoentes na pregação do evangelho. 


"Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.
Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo."
(Gl 11:1-2)




by Vanderlei L. Borkoski



This post first appeared on Príncipe Da Paz, please read the originial post: here

Share the post

A formação de Paulo de Tarso (Sha'ul)

×

Subscribe to Príncipe Da Paz

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×