Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

“GENTALHA!”

“Não “Contristeis” o Espírito Santo de Deus, com que fostes selados para o dia de livramento por meio de Resgate”.

“E sucedeu que, entrando a Arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul estava olhando pela janela e, vendo o rei Davi que ia bailando e saltando diante do SENHOR, o “desprezou” no seu coração”. (2 Sm 6.16)A atitude de superioridade é quase sempre uma compreensão superficial de uma inferioridade escondida. A “compensação” pode criar fins fictícios para a pessoa que tenha um forte complexo de inferioridade. O desejo da superioridade e da perfeição pode intrigar a inferioridade. O homem medíocre pode colocar seus modelos muito alto. Então pode criticar livremente a outros porque não podem alcançar a meta. Seus próprios modelos, porém, por serem altos, lhe salvam da crítica forte. Mical adquiriu sua segurança olhando os outros pela janela. Estar na janela é vislumbrar a vida de um lado, estando de outro. Diz a Palavra que “Mical acabou servindo de laco para Davi”. (1 Sm 18.21)

O homem que não teve êxito em sua vida, pode compensar seu fracasso, assistindo a derrota do outro como uma compensação pela inferioridade. A libertina reação da esposa do rei Davi, trouxe ao esposo consequências inevitáveis escuro da sua história, e de que levou eloquentes provas de insatisfação neste relacionamento. Mas, o SENHOR Deus deu à Davi o título de “homem segundo o Meu Coração”. (1 Sm 13,14) Os efeitos deste rei na humanidade são incalculáveis. Ele, mais que Saul foi o fundador da Monarquia Judaica. Os Salmos que ele compôs são cantados por toda a cristandade, séculos após séculos, alimentando e revivendo a sua espiritualidade; e formou um dos elos da cadeia dos antecedentes Daquele que se chama O Filho de Davi. (Mt 22.41,45)

O Projeto do SENHOR não cabe no Tempo. Não dá para voltar ao tempo e sacrificar um animal. O que agrada ao SENHOR é um “Coração não Contrito”. Entre o ser racional e irracional o que corrige o pecado não é uma atitude, mas um novo jeito de ser, uma nova forma de pensar. Não faz sentido uma pessoa imatura, que entra na igreja e continua no alto da janela. O que protege a convicção é a Ressurreição dentro do coração. Setenta e três Salmos têm o nome de Davi, que recebeu a distinta classificação de excelente cantor de Israel. (2 Sm 23.1) Davi foi “selado” com o Espírito Santo de Deus. O Espírito Santo de Deus era, e ainda é, Um Selo, ou antecipado “penhor daquilo que há de vir para os Ungidos”. (2 Co 1.22)

Mical contristou o Espírito Santo de Deus. “Contristar” o Espírito Santo pode ser o primeiro passo para a perda total da influência da força ativa de Deus na vida de um cristão. Que isso é possível é evidente. Mical foi usada pelo inferno para tirar a alegria, laço que armou na vida do rei entristecendo-o e magoado-o. “Davi dançava perante o SENHOR”. (2 Sm 6.11,23) A ocasião era de festa: A Arca do SENHOR estava voltando para Jerusalém. O rei externava sua adoração ao Espírito Santo de Deus sem se preocupar com que os outros estariam pensando dele. Mas, o que o rei não imaginava, que o reino carnal, debochadamente, pudesse atingi-lo dentro da sua própria casa. Mical, severamente o desprezou como um homem qualquer. O povo inteiro estava em festa, e Mical estava “olhando pela janela”. (v.16)

Mical somente foi ao encontro do esposo quando a celebração havia acabado, e o povo, ido embora (v.20), e mesmo assim, foi para tirar a alegria, contristando o coração de Davi e do próprio SENHOR. Espectador de janela tira a alegria de um adorador. Um espectador de janela desce somente para ferir, machucar, contristar. Visão do Inferno é o vislumbrador de janela. Aqueles que não possuem uma intimidade com Deus não conseguem enxergar a adoração daqueles que o fazem de todo o coração. Quando a mulher pecadora entrou na casa de Simão, para Ungir os Pés do SENHOR Jesus, o religioso curado da lepra, o dono da casa questionou consigo: “Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora”. (Lc 7.39)

Assim são aqueles com visão da janela que a tudo questionam e a tudo criticam. Normalmente essas pessoas não enxergam seus pecados, mas o do outro. Não adoram a Deus em Espírito e em Verdade, mas criticam aqueles que assim o fazem. Estão na janela cheios de presunção, com uma coroa corruptível na cabeça, emblema de realeza, mas são “Gentalha”. Na época do Novo Testamento os fariseus não se cansavam de enredar o SENHOR Jesus Cristo por que este andava com as pessoas desprezadas da sociedade. Quem, realmente, é a “gentalha”? O povo adorador que pula, dança a alegria da adoração, ou os espectadores da janela que só faz criticar para enlaçar as almas que carregam a Arca do SENHOR? “A Arca do SENHOR estava voltando para Jerusalém. o rei Davi estava exultante, e dançava com todas as suas forças diante do SENHOR”. (2 Sm 6.14)

REV@: “MÔNICA DRUZIAN”



This post first appeared on Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul, please read the originial post: here

Share the post

“GENTALHA!”

×

Subscribe to Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×