Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

“ALEIJADINHO”

“Não por força nem por violência, mas sim pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos”. (Zc 4.6)

Quem vai valorizar um artesão? Esta é a palavra do SENHOR para um trabalhador que realiza seu ofício com as mãos, geralmente por conta própria e na sua própria oficina. Diz o SENHOR: quem vai valorizar um perito, um árbitro, um especialista, experiente, inteligente, prático, profissional, sabedor, técnico em fazer arte? “Também capacitei todos os artesãos para que executem tudo o que lhe ordenei”. (Ex 31) O Artífice Bezaleel ou Besaliel, desde de sua meninice aprendeu o ofício de joalheiro com seu avó Hur, adquirindo vasta experiência em confeccionar jóias a partir de ouro, prata, bronze e pedras preciosas. O talento de Besaliel na construção do Tabernáculo e de seus utensílios era inato, dado por Deus. Era um verdadeiro milagre, o mais sagrado de todos os objetos, o trabalho artístico, ou artesanal mais delicado, Bezaliel foi escolhido na Construção da “Arca” do Templo.

Besaliel não permitiu que ninguém o ajudasse e fez a Arca da Aliança totalmente sozinho. Posição de “Honra”. As palavras do Anjo: “Eu Sou Gabriel, que assisto diante do Altíssimo”. O lugar logo abaixo do Filho do Altíssimo, é o escolhido para proteger Besaliel. A missão dos dois Querubins ungidos é comunicar ao povo, a Glória Celestial que, somente, os Anjos possuem. Ninguém pode dar aquilo que não possui. Na obra do Altíssimo, Besaliel foi um portador de Luz, a Missão dos dois Ungidos Querubins era Comunicar a Presença do SENHOR no meio do seu povo.

Enquanto as montanhas estão no caminho, enquanto oposições estão contra Besaliel, Deus declara três coisas que mostram a ligação entre a Graça e o Sobrenatural: Essa vitória não será por nenhuma força ou poder humano, mas pelo Meu Espírito Santo; A montanha se tornará uma campina (planície); A pedra de remate será trazida com gritos da Graça para ela. As pedras foram removidas pelos gritos de dor, e as dificuldades foram desfeitas e o Monte saiu da frente. “Não por força nem por violência”…”Estes são os dois Ungidos, que estão diante do SENHOR de toda a terra!” (Zac 4.1-14)

A Missão dos dois Ungidos é Posição de Honra pelas mãos de um Artesão chamado Besaliel, que mergulhou no dom para transformar a si mesmo. Um trabalhador que realizou seu ofício com as mãos cansadas, mas executou tudo o que lhe foi ordenado pelo SENHOR. “Seja forte e corajosos: Mãos ao trabalho: não tenha medo nem desanime, pois Deus, o SENHOR, é contigo”. (Ex 31) Os Querubins de Ouro que ficavam sobre a Arca do Pacto eram de uma beleza deslumbrante, obras de ouro batido ao martelo”. O apóstolo Paulo os descreveu como “Gloriosos”. (Heb 9.5)

Como os Querubins ficavam no Santíssimo, eles eram vistos só pelo sumo sacerdote apenas uma vez por ano, quando ele entrava ali no Dia da Expiação. (Hv 9.6,7) Por isso, pouquíssimos humanos viram a grande obra de Besaliel. Mas, a satisfação daquele artesão era imensa, mesmo sem o reconhecimento, pois, o valor vem de “Quem olha em Secreto”.  Quando o Tabernáculo ficou pronto, uma Nuvem começou a cobrir a Tenda da Consagração e a Glória de Deus encheu o Tabernáculo”. (Ex 40.34) Deus Abençoou os esforços de um grande Artesão. “Teu Pai, que olha em secreto, te pagará de volta”. (Mt 6.5,6)

Quem sabe quem foi Aleijadinho? Conta a história que Antônio sofreu terríveis preconceitos por ser mulato. O Artífice Antônio foi um menino curioso, determinado em aprender com seu pai desenho, arquitetura e ornamentos. Mas a arte que ele mais amava fazer era Escultura. Suas esculturas eram feitas de pedra-sabão, uma matéria prima brasileira. Antônio Lisboa é mais conhecido como Aleijadinho porque ele foi vítima de uma enfermidade que o fez perder os movimentos das mãos e dos pés. Mas, se pensa que ele desistiu do seu dom e missão, está redondamente enganado. Aleijadinho continuou a trabalhar com os instrumentos amarrados nos punhos. Antônio perdeu todos os dedos dos pés, do que resultou não poder andar senão de joelhos; os das mãos atrofiaram-se e curvaram, e mesmo chegaram a cair, e ainda assim quase sem movimento, com fortíssimas dores, ao excesso de cortá-los, Antônio Lisboa continuou esculpindo. As pálpebras inflamaram-se, perdeu quase todos os dentes, e a boca entortou-se, deixando-o estuporado. Aleijadinho estava na Tenda do Encontro, a Glória do SENHOR endireita o trabalhador que realiza seu ofício. “Então a Nuvem cobriu a Tenda do Encontro, e Aleijadinho continuou seu Projeto.

Um dos maiores Escultores de todos os tempos não desistiu de sua missão: “Pertenço ao SENHOR”. A providência é uma qualidade de Deus, seguir seu caminho por um mar aparentemente sem vereda é trabalho de Sabedoria. Confiar na orientação divina é alcançar a terra em segurança. Coisas abrangidas entre “escondidas” e “manifestas”, as coisas “visíveis” e “invisíveis”,  Sabedoria tem Espírito, “incipiente”, “discernimento”. A Sabedoria triunfa até sobre a ternura de um Pai. Tornar-se zombaria de todos ao ponto de ser taxado de Aleijadinho, não fez aquele jovem desistir da sua habilidade de Artesão dada pelo SENHOR. Antônio foi vítima de uma enfermidade que o fez perder os movimentos corporal, mas não os movimentos espirituais. O SENHOR o nomeou como “Artífice”: “Patrono de Arte no Brasil”. Um dos maiores escultores com um estilo relacionado ao Barroco e ao Rococó, que passou as fronteiras, o Artista que Reinventou o Mundo. “A Glória de Deus encheu o Tabernáculo”. Neste mês do seu aniversário, 29 de agosto, pense bem o que significa ser um “Artista”. Uma Arca é usada para Adoração. Aleijadinho retornou aos Utensílios Sagrados do Templo. Eis a razão da palavra “Arte”. (Esdras 5.13)

“MÔNICA DRUZIAN”



This post first appeared on Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul, please read the originial post: here

Share the post

“ALEIJADINHO”

×

Subscribe to Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×