Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

“CARTA SELADA”

Tags: deus alma senhor

Psicopedagogia Através da Palavra

“CARTA SELADA”

“Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto, que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito de Deus Vivo; não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração”. (2 Co 3.2)

O que valida uma carta, o que garante que ela vai chegar ao seu destino é o “Selo”. Toda carta carrega uma Mensagem. Carta não fala, não tem voz, e descobre-se a Mensagem através da visão. A essência de uma pessoa sempre permanece um enigma, e os resultados dos atos só podem ser vistos, mediante os resultados e as consequências pelas experiências pessoais. Ao ouvir a voz do Senhor que marcha entre Seu povo, o profeta Habacuque não suporta a Mão do Altíssimo e não pode suster-se de pé. Deus sempre vem em defesa do Seu povo. “O Seu Resplendor é como a luz; raios brilhantes saem de Sua Mão, e o esconderijo da Sua Força está ali”. (Hb 3.4)

Na Bíblia se tem diversas cartas escritas pelos apóstolos Paulo, Pedro, Tiago, João e Judas. O apóstolo Paulo disse aos membros da Igreja de Corinto que, além de serem cartas, eles deveriam ser textos possíveis de serem lidos. A característica da vida animal, que tem por princípio a Alma Racional, é o Pensamento. O que caracteriza a Alma Humana é a Racionalidade, a Inteligência, o Pensamento, sendo embora uma e única, tem várias faculdades, funções, porquanto se manifesta efetivamente com atos diversos. O apóstolo Paulo havia dito que o bom discípulo não escreve sua mensagem com tinta que se apagaria, nem com palavras que não podem falar, mas, semeia a semente da mensagem no coração que a compreende, isto é, escreve sua mensagem nos homens.

Ao longo da história, fisiologistas, seguindo a opinião de Escolas Metafísicas, tentaram estabelecer o local no corpo humano onde se localiza a Alma. Parece que todos chegaram a uma conclusão, indicando que a alma está ligada aos sentimentos, as emoções, sendo o espírito o elemento vital de comunicação com Deus. Os gregos usaram a palavra “Logos” para se referir a Mente, Razão ou Sabedoria. O Verbo (Logos) é a Mensagem completa de todo ser humano, porque é tudo o que Deus quer comunicar a alma do homem. “No princípio era o Verbo e o Verbo era Deus e o Verbo se fez carne e habitou entre nós”. (Jo 1.14) O apóstolo João se refere ao Verbo (Logos) não só quando se referindo à palavra falada, mas também à palavra não dita, a que ainda está na Alma, no Coração, na Mente, na Razão. O SENHOR é a Mente Racional no homem. Portanto, quando tiver feito todas as perguntas, avaliando todas as evidências, e testado todos os argumentos, serás confrontado com essa pergunta feita pelo Senhor Jesus Cristo: E vós, Quem dizeis que Eu Sou? (Mt 16.15)

Pensante, ordena às mãos que tomem, porém não disse ao coração que bata, nem ao sangue que corra, nem ao quilo que se forme, e todos esses atos se realizam sem a intervenção do ser humano. Vê-se aqui almas que são muito pouco donas de sua casa. A Bíblia ensina que a Alma é algo preciosíssimo porque ela pertence a Deus: “Eis que todas as Almas são Minhas”. (Ez 18.4) Seria um magnífico espetáculo poder ver a alma. A máxima “Conhece-te a ti mesmo” é um excelente preceito, mas preceito que só Deus pode praticar, pois, que mortal pode compreender sua própria essência? Existe uma Força que opera de acordo com certos processos e são operadas de acordo com um determinado plano geral, sobre o qual não se sabe nada, mas que o ser humano está incluído. Por isso Timóteo escreveu: “Ele é o Bendito e Único Soberano, o Rei dos reis e SENHOR dos senhores, o Único que é imortal e habita em Luz Inacessível a quem ninguém viu nem pode ver”. (1 Tm 6.16)

A palavra “selar” é sinônimo de “fechar”, “lacrar”, “reservar”. O Selo marca uma pessoa ou um objeto como propriedade indiscutível daquele cuja estampilha traz. Um objeto selado está marcado como propriedade reservada, fechada, de mais ninguém, de mais nenhum proprietário. O Livro Cânticos dos Cânticos é dedicado somente a isto: o amor do SENHOR por sua amada; Ele compara seu povo como um “Jardim Fechado”. Fechado significa não ter acesso a uma preciosidade, e Fonte Selada ninguém bebe dela, é propriedade exclusiva. A Bíblia sempre utiliza de Metáforas para comparar o amor de Deus ao homem transformado pelo Espírito Santo. O profeta Isaías deixou escrito: “E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás “como” um Jardim Regado, e como Manancial, cujas águas nunca faltam”. (Is 58.11)

No primeiro capítulo de Habacuque, os babilônios são apresentados como irresistíveis em sua marcha de destruição, conquistando uma nação atrás da outra. Mas nesta passagem vê-se Deus mesmo, numa marcha vitoriosa cobrindo os utensílios separados ao SENHOR, usados para o Seu louvor, com poder Absoluto, e são tratados com a mais alta reverência pelo próprio Deus. Assim, Cartas Vivas expressaram com todas as fibras do coração, a doce Presença de Deus. O Cântico de Miriã foi de vitória, acompanhado de tamborins e danças. Moisés entoou um maravilhoso Cântico de louvor e ações de Graças ao Senhor. O Cântico de Débora é um canto de memória profética libertadora. O Cântico de Ana é de gratidão pelo resgate de sua alma, mudou suas lágrimas em alegria e a colocou em seu lar como a mãe de muitos filhos, feliz e realizada. Cânticos das mulheres israelitas para celebrar a vitória de Davi sobre Golias, bem como outras batalhas contra os filisteus. Filhas de Sião e de Jerusalém, que faziam parte dos coros que respondiam entre os diálogos do noivo e da noiva, em Cantares de Salomão.

Habacuque apresenta um quadro de transtorno das coisas naturais: não florescer a figueira; a vide não produzir frutos; a oliveira não produza; os campos não produzam mantimentos; as ovelhas exterminadas; os currais não tenham gado. Mas, quando Habacuque irrompe em adoração, os pés do profeta se tornam ágeis e fortes como os pés das corças, e ele anda em lugares inatingíveis, segundo a Força do Senhor, e ele trilha por caminhos altos. Então, Habacuque entoa um Cântico de Fé e Confiança: “SELÁ”. Cântico de Maria de Nazaré, mais conhecido pelo título latino “Magnificat”, literalmente “Cântico de Louvor” , ela exalta a fidelidade de Deus no cumprimento de Suas Promessas de Salvação: ”A minha alma engrandece ao SENHOR e o meu espírito se alegra em Deus, Meu Salvador”. (Lc 1.46)

“Eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha Salvação”. (Hb 3.18) De repente, uma Mão escreveu na parede do Palácio: MNMNTQLPRSN. “Então, se mudou o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos bateram um no outro”. (v.6) “Daniel interpretou a escrita: Contado, Contado, Pesado e Dividido”. (Dn 5) Essa foi à última noite dos babilônios e do rei Belsazar. Babilônia sofreu um terrível massacre, que se estendeu por todo o Império.  Quando o toque da Alma Sagrada penetra na alma do homem, elevando-o a própria Presença de toda a Essência, “SELÁ” para reflexão ao toque com Força, uma pausa para Elevação ao Instrumento Sagrado. Ele vem para amparar, proteger, levantar, sustentar, animar e dar vida. Por isso o SENHOR é a Tônica do Verbo. “E vós, quem dizeis que EU SOU?”

Pra e Psicopedagoga: “MÔNICA DRUZIAN”

Ref:

Bíblia Almeida Revista e Corrigida (ARC)



This post first appeared on Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul, please read the originial post: here

Share the post

“CARTA SELADA”

×

Subscribe to Jonas Goes's Blog | Igreja Do Evangelho Quadrangul

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×