Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Primeiro Testamento: Literatura Histórica - 1º Samuel – Contexto Histórico



            Tudo tem um começo”. Está pequena frase descreve muito bem o conteúdo do primeiro livro de Samuel. Diferentemente do que o índice da Bíblia possa indicar a monarquia de Israel não começa com as narrativas dos livros de Reis, mas seus primórdios e evolução são registrados nas páginas dos dois livros que levam o nome de Samuel. Até esse momento a organização que prevalecia era o sistema tribal onde cada uma das doze tribos tinha plena autonomia e se associavam quando surgiam ameaças externas. A figura catalizadora desse período eram os juízes que periodicamente surgiam, mas eram regionais e não deixavam sucessores. O livro recebe o nome de Samuel por que esse personagem permeia toda a narrativa. O livro se abre com as questões envolvendo o nascimento e desenvolvimento da vida de Samuel até o momento em que ele assume a função de Sacerdote, acumulando também a referência de juiz. Posteriormente, mediante pressão das lideranças tribais, vai surgir a figura do rei cujo primeiro a ser instalado, pela aclamação popular, foi Saul da tribo de Benjamim.
            Os dois livros de Samuel abrangem um longo período da história israelita: primeiro livro de Samuel registra quase um século de história, desde 1100 até 1011 AC, tendo as figuras de Samuel e Saul se destacando; o segundo livro de Samuel resumem quarenta anos de história, ou seja, de 1011 até 971 AC, e a proeminência esta na figura de Davi, desde sua infância, sua ascensão ao trono israelita e a consolidação da monarquia e estabelecimento da dinastia davídica, que posteriormente se tornará a dinastia messiânica, que se constituirá no ponto central da mensagem profética preservada na bíblia hebraica e depois inserida na bíblia cristã.
Contexto Histórico
O período de 1200 a 900 AC foi de desassossego nacional e controvérsia política. Há ressonâncias desse longo período nas literaturas históricas de Heródoto, Beroto, Josefo e posteriormente Eusébio. Desta forma, na conjunção destes registros históricos e as descobertas arqueológicas novas informações vão surgindo e afirmando e esclarecendo nosso conhecimento do período durante o qual ocorreram os acontecimentos de 1 e 2 Samuel.
Este período de desassossego, agitação e transição inicia-se com as migrações dos povos do mar que, direta ou indiretamente, afetaram todo o antigo Oriente. As conjunções políticas-econômicas-bélicas nos grandes impérios ao derredor de Canãa estavam passando por um período de convulsões e declínio. Neste período de Samuel governavam o Egito os sacerdotes da XX dinastia e os governantes faraós da XXI dinastia, cujos reinados se caracterizaram por debilidade, decadência e desunião nacionais. A Assíria e a Babilônia igualmente experimentavam suas convulsões: a debilidade interna e as invasões do exterior estavam à ordem do dia.
Desta forma a influência política do Egito e da Síria sobre a região de Canaã era inexistente nestas circunstâncias.  As migrações dos povos do mar e dos aramaicos se acrescentaram às dificuldades internas, e mantiveram a situação política internacional em todo o antigo Oriente em permanente estado de alerta durante quase dois séculos.
Dentro deste quadro de calmaria em toda região canaanita/palestino as tribos israelitas puderam consolidar seus territórios conquistados desde os dias de Josué. Agora aproveitando este período de plena autonomia e cansados das incursões dos povos fronteiriços, como os filisteus, amalequitas, edomitas, medianitas e amonitas, de modo que eles começam a pressionar o envelhecido juiz-profeta-sacerdote Samuel para estabelecer um sistema monárquico.
Aproveitando esse período de debilidade dos grandes impérios os primeiros reis de Israel foram reconquistando os territórios invadidos e submetendo seus vizinhos e nos governos de Davi e Salomão as fronteiras de Israel alcançaram sua maior extensão.
Ao introduzi-los na terra de Canaã ficou ordenado que em todas as tribos deveriam serem estabelecidas cidades para os levitas, que ficaram sem uma região especifica, para que pudessem instruir o povo quanto à Lei de Deus. Mas as narrativas no livro de Juízes deixam claro que os descendentes de Moisés-Josué pouca ou nenhuma atenção deram às palavras de Deus (qualquer semelhança com o evangelicalismo atual não é mera coincidência).  Muitas tribos não estabeleceram cidade para os levitas e foram se amalgamando com remanescentes dos povos canaanitas que não foram expulsos de seus territórios. A maior ironia é o caso de Jonatas, neto de Moisés (Jz 18.30) foi morar na casa de Mica o efraimitas (Jz 17.5) e chegou a ser sacerdote para a “casa dos desuses” de Mica e depois rouba as imagens e se refugia na tribo de Dã para ser ali sacerdote (Jz 18). Estabelece-se então o ditado “cada um fazia o que bem lhe parecia" e um circulo vicioso de afastamento, arrependimento e retorno a Deus, que permanece até os dias de Samuel, o último dos juízes.
A partir de Samuel este nefasto circulo é rompido. O jovem Samuel assume após a morte do velho sacerdote Eli, cujos filhos eram decadentes e acabaram morrendo em uma batalha mal sucedida.
O jovem sacerdote torna-se itinerante e de tribo em tribo foi resgatando os princípios da Lei de Moisés. Como não poderia estar em vários lugares ao mesmo tempo ele começa a estabelecer “escolas” onde jovens eram recebidos para aprenderem a ler e interpretar as Leis, a música e a preservarem a história religiosa. Estabelece uma em Ramá seu lar paternal (1Sm 19.19-24), mais tarde surgiram uma Gilgal (2Rs 4.38) e outra em Betel (2Rs 2.3) e Jericó (2Rs 2.15-22), essas três últimas  funcionavam nos dias dos profetas Elias e Eliseu. A expressão "escolas dos profetas" não aparece na literatura do Primeiro Testamento, mas os jovens que ali estudavam eram chamados "filhos dos profetas".  Dedicavam-se ao serviço de Deus e alguns deles serviam como conselheiros do rei.
Esboço (1 Samuel 1.1-2.11)
História de Samuel
v  Nascimento e Preparação Inicial (1.1-2.11)
o   Elcana e Ana (1.1-8)
o   Oração de Ana (1.9-18)
o   Nascimento de Samuel e sua consagração (1.19-28)
o   Cântico de Ana (2.11)

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Outro Blog
Historiologia Protestante
http.//historiologiaprotestante.blogspot.com.br/


Artigos Relacionados
Josué: Introdução Geral
http.//reflexaoipg.blogspot.com/2018/03/josue-introducao-geral.html?spref=tw
Juízes: Introdução Geral
http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2018/03/autoria-tradicao-nos-indica-que-samuel.html
Rute: Sumário e Reflexão (Capítulo 1)
http://reflexaoipg.blogspot.com/2018/02/rute-capitulo-1-sumario-e-reflexao.html?spref=tw
Primeiro Samuel. Introdução Geral
https://reflexaoipg.blogspot.com/2018/03/primeiro-samuel-introducao-geral.html

Referências Bibliográficas
BALANCIN, Euclides Martins. História do Povo de Deus. São Paulo. Paulus, 1989.
BAXTER, J. Sidlow. Examinai as Escrituras – Juízes a Ester, ed. Vida Nova, São Paulo, 1993.
BRIGTH, Jonh. História de Israel. 7ª. ed. São Paulo. Paulus, 2003.
CASTEL, Francois. Historia de Israel y de Judá. Desde los orígenes hasta el siglo II d.C. Estella. Editorial Verbo Divio, 1998.
CHAMPLIN, Russell Norman. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. São Paulo. Hagnos, 2006, 8ª ed.
DOUGLAS, J. D. O Novo Dicionário da Bíblia. São Paulo. Vida Nova, 1995.
DRANE, John (Org.) Enciclopédia da Bíblia. Tradução Barbara Theoto Lambert. São Paulo. Edições Paulinas e Edições Loyola, 2009.
FOHRER, Georg. História da religião de Israel. Tradução de Josué Xavier; Revisão de João Bosco de Lavor Medeiros. São Paulo. Edições Paulinas, 1982.
FRANCISCO, Clyde T.  Introdução ao Primeiro Testamento. Rio de Janeiro. JUERP, 1969. 
GARDNER, Paul (Editor). Quem é quem na bíblia sagrada – a história de todos os personagens da bíblia. Tradução de Josué Ribeiro. São Paulo. Vida, 1999.
Halley, H. Manual Bíblico. São Paulo. Sociedade Religiosa Edições Nova Vida, 1983.
HOFF, Paul.  Os livros históricos. São Paulo. Vida, 1996.
TENNEY, Merrill C. (Org.). Enciclopédia da Bíblia. São Paulo. Cultura Cristã, 2008.



This post first appeared on Reflexão Bíblica, please read the originial post: here

Share the post

Primeiro Testamento: Literatura Histórica - 1º Samuel – Contexto Histórico

×

Subscribe to Reflexão Bíblica

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×