Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Rute (Capítulo 2) Sumário e Reflexão

Tags: rute boaz noemi

No transcorrer das colheitas as famílias deveriam trazer suas ofertas de cereais e oferecer um novilho sem defeito como sacrifício ao Senhor (Lv 23.10-12). E pelo fato da história de Rute e Noemi ocorrer durante um destes períodos de colheita, posteriormente a leitura desta narrativa passou a ser feita dentro do calendário religioso israelita/judaico no transcorrer dos dias da Festa do Pentecostes, que originalmente era Festa das Colheitas, que acontecia cinquenta dias após a Festa da Páscoa.  A referência no último verso do capítulo primeiro “e chegaram [Noemi e Rute] a Belém no principio da sega da cevada” abre o caminho para a narrativa dos acontecimentos seguintes, pois é justamente nos dias desta colheita que Rute haverá de sair para conseguir o alimento necessário para a sobrevivência delas.

Sumário
1- 7 Rute colhe no campo de Boaz. Quando Deus promulga a Lei que regeria as relações sociais deles, se faz provisão para o pobre e para a viúva. Todos os proprietários de terra foram instruídos para não colherem integralmente seus campos. Todas as espigas e frutas caídas eram deixadas para os desvalidos, que após o cessar dos trabalhadores podiam entrar e recolhe-las para seu sustento (Lv 19.9 ss). Rute toma seu lugar entre os desprovidos e no final de cada dia ela vai apanhar as espigas que haviam caído e deixadas para trás.
8-16 Rute é tratada amavelmente por Boaz. Em uma dessas tardes o dono das terras foi verificar como estava transcorrendo sua colheita e sua atenção foi atraída para a pessoas de Rute. Informado de que se tratava da nora de uma parenta próxima (Noemi) e tomando conhecimento da atitude de Rute em não abandonar a sogra à própria sorte, sensibiliza-se e a convida para que fizesse a refeição do dia juntamente com os seus trabalhadores e mais ainda, Boaz orienta seus ceifeiros para deixassem cair mais espigas nos corredores onde Rute haveria de colher no final do dia.
17-23 Naomi toma conhecimento da bondade de Boaz.O resultado do trabalho de Rute nos campos de Boaz trouxe grão suficiente para atender às necessidades imediatas das duas mulheres. Noemi agradece a Deus que Rute tenha recebido um tratamento tão gentil e a encoraja a trabalhar apenas nos campos de Boaz. Por essa razão, Rute ficou com os trabalhadores nos campos de Boaz até o final da colheita.

Lições para Reflexão
1. Trabalhadores e Patrões são compatíveis (2.4). Quando Boaz veio verificar o trabalho da sua colheita, ele cumprimenta seus trabalhadores declarando que o Senhor estaria com eles e os trabalhadores respondem declarando que Deus abençoaria seu patrão. Aqui está uma relação trabalhista que deveria servir de modelo para todas as demais relações semelhantes.
2. Uma boa reputação é o melhor cartão de visita. Quando Boaz foi conversar com Rute, ela foi humilde diante dele. Ela ficou surpresa de que ele tenha prestado atenção nela, visto que ela era uma estrangeira. Boaz respondeu que ele tinha ouvido de como ela havia tratado gentilmente sua sogra após a morte do marido dela. Ele tinha tomado conhecimento de como Rute escolheu voluntariamente deixar seu pai e mãe e a sua terra para vir com Noemi para uma terra estrangeira. Tudo isso demonstrava o caráter de Rute, ou seja, o tipo de pessoa que ela era.
3. Conflitos de gerações não precisam ocorrer. Muito se discute hoje sobre a questão dos adolescentes. Eles acreditam que entram em uma momento mágico da vida, pois não são mais crianças, mas também ainda não são adultos. Essa fase trás inúmeros embates com os mais velhos, que são vistos com desconfiança por parte destes jovens e por isso se recusam a ouvir os conselhos dos mais velhos que são mais sábios e experientes na vida. Rute não tomou essa atitude. Ela tinha em Noemi uma conselheira. Ela ouviu e fez conforme a orientação da mais velha. O filho de Salomão ao assumir o trono do pai desprezou o conselho dos mais velhos e se associou com a turma de sua geração, acabou dividindo a nação. Cada geração deve olhar para outra com amor e respeito, tanto dos jovens para com os mais velhos, quanto dos mais velhos para com os jovens – assim todos acabam ganhando.


Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Outro Blog
Historiologia Protestante
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/

Artigos Relacionados
Rute (Capítulo 1) Sumário e Reflexão
http://reflexaoipg.blogspot.com/2018/02/rute-capitulo-1-sumario-e-reflexao.html?spref=tw
SÍNTESE BÍBLICA – Rute
http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/02/sintese-biblica-rute.html
SÍNTESE BÍBLICA – Juízes
http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/02/sintese-biblica-juizes.html
SÍNTESE BÍBLICA – Josué
http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/02/sintese-biblica-josue.html
SÍNTESE BÍBLICA – Deuteronômio
http://reflexaoipg.blogspot.com.br/2016/02/sintese-biblica-deuteronomio.html



This post first appeared on Reflexão Bíblica, please read the originial post: here

Share the post

Rute (Capítulo 2) Sumário e Reflexão

×

Subscribe to Reflexão Bíblica

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×