Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Reações privada de pacificação


                Vimos nas mensagens anteriores algumas reações aos Conflitos que só atrapalham o processo de pacificação. Conforme analisado, tendemos a fugir dos nossos conflitos ou adotamos reações de agressão àqueles que discordam de nossa opinião ou de nossos desejos. Nessa mensagem, vamos analisar reações de pacificação que visam a encontrar soluções justas e agradem ambas as partes.
 Comentaremos aqui as três reações de pacificação adotadas privativamente, ou seja, aquelas que envolvem Apenas você a Outra Pessoa. A primeira delas é negligenciar ou ignorar uma ofensa. Essa reação é bastante aconselhada para aqueles conflitos de menor potencial lesivo, onde perdoamos o nosso ofensor e decidimos não falar mais sobre o assunto. Ao adotarmos essa postura, deixamos de reter o ódio e amargura em nosso coração, evitando o surgimento de ofensas maiores e potencialmente destrutivas.
A segunda reação privada de pacificação é a reconciliação. Sabemos que se uma ofensa for séria demais para ignorarmos, precisamos solucioná-la através da confissão ou do perdão. Logo, devemos procurar nosso ofensor e pedirmos perdão pelos nossos erros. “[Se] teu irmão tem alguma coisa contra ti [...] vai reconciliar-te” (Mt 5.23,24).
 Em alguns casos, conseguimos solucionar apenas as questões de relacionamento, porém pode ser que restem ainda questões materiais a ser solucionadas. Esses conflitos materiais devem ser resolvidos através da negociação cooperativa, onde ambas as partes devem sair satisfeitas com a solução da controvérsia. “Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” (Fp 2.4, NTHL).
As reações aqui analisadas são chamadas de pacificação pessoal, porque podem ser adotadas apenas entre você e a Outra pessoa envolvida. A grande maioria dos conflitos pode e deve ser resolvida deste modo. Porém, somos humanos e muitas vezes guardamos ódio e rancor no nosso coração. Nesses casos, necessitamos do envolvimento de outra pessoa capaz de nos ajudar a superar as dificuldades e busca a resolução do conflito. Essas reações chamadas de “pacificação com ajuda” será objeto de análise na próxima mensagem.


This post first appeared on Vã Filosofia: Não Há Tempo, please read the originial post: here

Share the post

Reações privada de pacificação

×

Subscribe to Vã Filosofia: Não Há Tempo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×