Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

RESENHA: Como eu era antes de você.

Como eu Era Antes de você, de Jojo Moyes.

Título Original: Me Before You
Ano: 2013 (Brasil)
Autor (a): Jojo Moyes
Editora no Brasil: Intrínseca
Nº de Páginas: 320

ATENÇÃO: Contém spoilers. Se você ainda não leu esse livro, não diga que eu não avisei.


    "Como eu era antes de você" é um livro envolvente, sensível e transformador. De escrita simples. A autora desliza entre o universo híper-sensível de um ex-CEO dono de seu próprio nariz que, de um dia para o outro se vê preso em uma cadeira de rodas, tendo de lidar com seus mais duros pensamentos dia e noite, sem poder afugentá-los. Entrelaçando neste destino, um outro de uma jovem adulta sem muitas ambições na vida, que vive um dia após o outro e se sente feliz com a monotonia e com seu namoro de anos, que nunca se transforma em algo mais.
    Se você ficou interessado sobre o livro, acompanhe a resenha até o final. Boa sorte!
    Louisa Clark e Will Traynor não possuem nada em comum. Ele, um ex- praticante de esportes radicais, amante da vida, vivia a sua ao extremo e por ironia do destino, foi atropelado ao atravessar uma rua, sendo obrigado a viver numa cadeira de rodas, tetraplégico. Seus pais mantêm um relacionamento apenas pelo fato da tetraplegia do filho. Will Traynor tem um pai infiel e uma mãe controladora e a beira do desespero. Louisa Clark, uma simples garçonete acostumada com a simplicidade de sua vida, se veste de um jeito peculiar e completamente único. Mora com seus pais, seu avô que precisa de cuidados, sua irmã e sobrinho. O relacionamento de Louisa com sua família nos leva pra mais perto de seus sentimentos. Eles não tem muito dinheiro, mas se amam incondicionalmente e ajudam uns aos outros. Apesar do relacionamento conturbado com sua irmã mais nova, que já é mãe, Louisa nunca nos deixa dúvida de que sua família é seu bem mais precioso.
    O destino dos dois protagonistas se cruzam, quando Louisa Clark perde seu emprego no café onde adorava trabalhar. Sendo obrigada a aceitar qualquer emprego que a agência pudesse lhe oferecer. Ao se ver de mãos atadas, aceita ser cuidadora de um homem tetraplégico de 35 anos. Ao ser aceita na entrevista de emprego pela mãe de Will Traynor, Louisa não sabe que seu patrão seria por alguns meses o homem mais rabugento que ela já conhecera. Durante semanas, Will faz da vida de Lou um pequeno inferno. De implicâncias à xingamentos, Lou começa a odiá-lo e a simplesmente fazer seu trabalho ali pelo dinheiro que ela e a família precisavam. Mas durante o tempo em que convivem juntos, os dois conseguem encontrar motivos para se tornarem amigos.
    O diferencial de "Como Eu Era Antes de Você" é que Will Traynor não quer ser tratado como coitado. Ele continua sendo o homem forte, determinado que cuidava de uma empresa. E Louisa o responde a altura. Ela não sente pena dele por ele estar preso a uma cadeira de rodas. Os dois trocam farpas mas por incrível que pareça, se entendem.
Louisa descobre que Will dera um prazo pra sua mãe. E que sua contratação como cuidadora não passara de uma tentativa desesperada da mãe de Will para fazer o filho desistir da ideia de cometer suicídio. Will tinha dado um prazo de seis meses para continuar vivo, para que todos pudessem se conformar com a ideia de que ele iria para a Suíça, para a clínica Dignitas, dar fim a própria vida. Ao saber disso, Louisa cria o "calendário de Aventuras", que consiste em criar passeios, viagens e o que mais for para fazer Will perceber que a vida não tinha acabado pra ele. No começo, Will reluta, mas acaba cedendo aos pedidos de Louisa e embarca com ela em todos os passeios e viagens do calendário. 
    Durante esse tempo, o namoro de anos de Louisa vai se esvaindo. Patrick (namorado de Louisa) não é lá muito observador. Os dois fingem não perceber que seu relacionamento não era mais como antes e que provavelmente eles não se amam mais. Louisa embarca na missão de fazer Will desistir da ideia de Dignitas mas acaba percebendo que com a aproximação de Will, Patrick não é mais a pessoa que ela queria ao seu lado.
Louisa e Will se tornam grandes amigos. Will sempre perguntando sobre a vida de Louisa e incomodado com o fato dela não ter muitas ambições na vida. Will quer que ela estude, que experimente coisas novas, que ouse ser alguém diferente todos os dias.
    Quando a parte final do livro chega, nós, leitores, nos sentimos angustiados e temerosos. No fim da última viagem que Louisa faz com Will, os dois finalmente se declaram um para o outro, mas Will não desiste de ir à Suiça.
"- Psiu. Escute. Você, principalmente. Ouça o que eu vou dizer. Esta... noite... é a melhor coisa que você poderia fazer por mim. O que disse, o que fez para me trazer aqui... mesmo sabendo o idiota completo que eu era no começo, acho incrível você conseguir resgatar algo para amar. - Mas - ele apertou minha mão - isso precisa acabar aqui. Chega de cadeira de rodas. Chega de pneumonia. Chega de coceiras nos braços e pernas. Chega de dores e cansaço, de acordar desejando que o dia acabe. Quando voltarmos ao anexo, vou para a Suiça. E se você gosta mesmo de mim, Clark, como diz que gosta, eu ficaria muito feliz se você me acompanhasse." (Pág 284)
    A partir daí, toda a agonia que eu como leitora podia passar algum dia com um livro, eu passei. Louisa não aceita, é óbvio, e se demite. Ficamos nós, com o coração apertado para descobrir se ela iria à Suíça, se ele desistiria da ideia ou se algum milagre da ciência aconteceria e Will voltasse a andar e a ser o homem que queria ser de novo.

    Decidi que não vou contar o fim do livro. Até porque cada um tem uma reação diferente à ele. Só posso dizer que eu entendi. Não aceitei mas entendi. E esse livro é um dos mais importantes da minha história. Eu nunca vou esquecê-lo. Louisa Clark e Will Traynor vão estar sempre no meu coração.
_________________________________________________________________________________

Rumores de um filme de "Como eu Era Antes de Você" estão circulando por aí. Procurei na internet mas não têm nenhuma informação oficial. O jeito é esperar.

ATUALIZAÇÃO: Parece que além de um futuro filme sobre Como Eu Era Antes De Você, também teremos uma continuação. A notícia está no site oficial da Escritora:

http://www.jojomoyes.com/2015/02/26/new-book-announcement-after-you-the-sequel-to-me-before-you-coming-this-autumn/

No site diz que a sequência de Como Eu Era Antes de Você, que numa tradução livre se chama "Depois de você" será liberado para as vendas dia 24 de setembro de 2015.

Jojo Moyes disse “Eu não planejava escrever uma sequência para "Como eu era antes de você". Mas trabalhando no roteiro do filme,e lendo o imenso volume de tweets e emails perguntando o quê Lou fez com sua vida, significa que os personagens nunca me deixarão.Vai ser um imenso prazer revisitar Lou e sua família, e os Traynors, e confrontá-los com novas questões. Como sempre, eles me fizeram rir e chorar. Eu espero que os leitores se sintam da mesma maneira ao encontrá-los de novo."


JRS


This post first appeared on Desperte E Desfrute, please read the originial post: here

Share the post

RESENHA: Como eu era antes de você.

×

Subscribe to Desperte E Desfrute

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×