Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Questão do TCU (UML)

108 - Resposta: Errada

        O método #Cadastrar() da Classe instrutor é sim, um método protegido. Entretando, não somente a classe possuidora pode utilizá-lo.

A visibilidade dos métodos é dividida nos seguintes tipos básicos:
  • Métodos ou Atributos privados ou private (simbolo ' - '), são privativos da classe que os contém. Nenhuma outra classe pode acessá-los.
  • Métodos ou atributos públicos ou public (símbolo ' + '), podem ser chamados a partir de métodos localizados em qualquer outra classe.
  • Métodos ou atributos protegidos ou protected (símbolo '#'): Objetos da própria classe, de classes derivadas desta e de classes do mesmo pacote têm acesso aos membros protcted.
  • Métodos ou atributos com visibilidade de pacote ou package são como metodos ou atributos public, mas somente dentro do pacote em que sua respectiva classe foi declarada.
      

109 - Resposta : Correta

        Esta questão aborda dois conceitos da UML (Unified Modeling Language), ou seja, o conceito de agregação e o conceito de multiplicidade de classes.
A agregação é um tipo de associação conhecida como a relação entre o todo e as partes. Um exemplo possível é a relação "Empresa tem empregados", onde empresa é o todo e empregados são as partes.
     Duas observações podem ser destacadas com relação ao conceito de agregação:
  1.  As agregações são assimétricas, no sentido de que, se um objeto A, é parte de um objeto B, o objeto B não pode ser parte do objeto A.
  2. Um comportamento que se aplica a um todo, automaticamente se aplica também às suas partes.
     Este tipo de associação é dividido em dois tipos básicos:
  • Agregação, propriamente dita: Os objetos que fazem parte do "todo" são criados e destruídos independentemente deste último. Além disto o objeto "parte" pode ser usado para compor diversos objetos "todo".
  • Agregação composta, ou composição: Os objetos "parte" pertencem a um único "todo". Além disto, os objetos "parte" são sempre criados e destruídos pelo objeto todo. Se o todo deixa de existir, o mesmo acontece com suas partes.
       Um exemplo do relacionamento de agregação composta pode ser visto na imagem abaixo, que diz que um determinado departamento pertence a uma única empresa . Caso um objeto da classe Empresa deixe de existir, os objetos Departamento associados a ele também deixarão de existir.

    
         O outro conceito abordado é o de multiplicidade de classes, que indica, em cada associação, a quantidade de participantes de cada classe.
         A multiplicidade de uma classe pode ser representada das seguintes formas:
  • Através de um asterisco (*), indicando  um ou muitos;
  • Através de um valor fixo, como 3;
  • Através de um intervalo, como 1..3, da questão, indicando o valor mínimo e máximo, respectivamente, de participantes da associação;
  • Através de um conjunto de valores, como [1,3,4,7].


 Referêncas:  Uml, metodologias e Ferramentas CASE
                    UML, Eduardo Bezerra



This post first appeared on Charles Miranda, please read the originial post: here

Share the post

Questão do TCU (UML)

×

Subscribe to Charles Miranda

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×