Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Questões TCU - COBIT (CESPE)



192 – Resposta: Errada
“Os Recursos de TI identificados pelo COBIT são:
Aplicativos: São os Sistemas automatizados para usuários e procedimentos manuais que processam as informações;
Informações: São os dados em todas as suas formas, o processamento e a saída fornecida pelo Sistema de Informação em qualquer formato a ser utilizado pelo negócio;
 Infraestrutura: Refere-se à tecnologia e aos recursos (hardware, Sistemas Operacionais e Sistemas de Gerenciamento de Bases de Dados, redes, multimídia e os ambientes que abrigam e dão suporte a eles) que possibilitam o processamento dos aplicativos.
Pessoas: São os funcionários requeridos para planejar, organizar e adquirir, implementar, entregar, suportar, monitorar e avaliar os sistemas de informação e serviços. Eles podem ser internos, terceirizados ou contratados, conforme necessário.
Os processos não fazem parte do escopo definido pelo COBIT como Recursos de TI:
A imagem abaixo mostra a organização dos princípios do COBIT.








193 - Resposta: Correta
O procedimento PO4 (Definir os processos, Organização e Relacionamentos de TI), do domínio Planejar e Organizar, é descrito da seguinte maneira:
"Uma organização de TI é definida  considerando os requisitos de pessoal, habilidades, funções, autoridade, papeis e responsabilidades, rastreabilidade e supervisão. Essa organização deve fazer parte de uma estrutura de Processos de TI que assegure transparência e controle, assim como o envolvimento de executivos sênior e a Direção do negócio. Um comitê estratégico deve assegurar a supervisão da direção de TI, e um ou mais comitês dos quais as áreas de negócios e TI participem devem definir a priorização dos recursos de TI em linha com as necessidades do negócio. Os processos, as políticas administrativas e os procedimentos precisam estar estabelecidos para todas as funções, com especial atenção às de controle, garantia de qualidade, gestão de risco, segurança da informação, propriedade de sistemas e dados e segregação de funções. Para assegurar o rápido atendimento das exigências do negócio, a TI deve ser envolvida nos processos de decisão relevantes."

As métricas para o Procedimento são:

  • Percentual de funções com posições e descrições de autoridade documentadas;

  • Número de unidades/processos de negócios não suportados pela organização de TI, mas que deveriam ser suportados de acordo com a estratégia;

  • Número de atividades centrais de TI realizadas fora da organização de TI e que não são aprovadas ou submetidas aos padrões organizacionais de TI.

194 – Resposta: Errada

Essa é bem fácil. A rotatividade de pessoal (turnover), certamente que é métrica para o gerenciamento de recursos humanos de TI (PO7), que faz parte do domínio de Planejamento e Organização.
O procedimento de gestão de recursos humanos de TI é medido por:
  • Nível de Satisfação das partes interessadas com as experiências e habilidades da equipe de TI
  • Rotatividade da equipe de TI
  • Percentual da Equipe de TI certificado de acordo com as necessidades da função

Referência: COBIT 4.1





This post first appeared on Charles Miranda, please read the originial post: here

Share the post

Questões TCU - COBIT (CESPE)

×

Subscribe to Charles Miranda

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×