Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

CABO FRIO - FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DESTA SEGUNDA-FEIRA

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Aluna da Escola Nilo Batista conquista 1º lugar em concurso de redação
Estudante concorreu com mais de 250 alunos de escolas públicas e privadas da região

Samara Santos da Silva, aluna da turma 900 da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, localizada em Campos Novos, no distrito de Tamoios, foi a vencedora do Concurso Maio Amarelo, promovido pela Auto Viação Salineira, Viação Montes Brancos e Viação São Pedro.
A redação da estudante, “Ser a Mudança”, conquistou o primeiro lugar concorrendo com jovens de 15 escolas das redes pública e particular de Cabo Frio e região. A iniciativa fez parte de um projeto mundial de conscientização e educação para o trânsito, que este ano teve como tema #MinhaEscolhaFazADiferença#. Samara, radiante com a premiação, falou sobre o concurso.
“Acho muito importante porque são esses projetos de conscientização e educação que farão mudanças efetivas na sociedade. O conhecimento tem valor e eu posso conquistar muita coisa apenas com a arma do conhecimento. Isso é muito gratificante”.
__________________
Fazenda Campos Novos vai ganhar Espaço Darwin 
Intenção é de que o espaço seja inaugurado em outubro, na Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação 
Foi dado o primeiro passo para a implantação do Espaço Darwin na Fazenda Campos Novos, em Tamoios. O projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a intenção é que seja inaugurado na Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação no mês de outubro.
O Espaço Darwin na fazenda irá contar com uma tenda de 200 m² com exposição permanente aberta à visitação pública. A parceria para implantação do projeto foi firmada entre representantes da Prefeitura de Cabo Frio, do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para fomentar atividades culturais e educacionais no local.
“Demos um passo verdadeiro e seguro para a implantação do espaço expositivo em uma região que merece esse investimento por toda sua riqueza ambiental, cultural, geológica e histórica que possui”, afirmou Kátia Mansur, professora e representante da UFRJ na reunião.
A exposição será de responsabilidade pedagógica do Instituto de Geologia, Casa da Ciência e Instituto de Física da UFRJ e terá caráter inter e multidisciplinar com conteúdos que envolvem ciências, turismo, cultura, história, meio ambiente e agricultura com equipamentos adequados, informações e formação continuada. A Prefeitura ficará responsável pela infraestrutura e segurança do local, além da criação de uma unidade de Conservação da Floresta próxima à fazenda.
"Esta parceria é de imensa valia histórico-cultural para Cabo Frio e toda a região, pois valorizamos todo o potencial do local e o tornamos acessível à comunidade", afirmou a diretora da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fátima Motta. 
O secretário de Agricultura, Gustavo Gonçalves, destaca a importância do projeto na Fazenda Campos Novos para a revitalização do local. "O Espaço Darwin faz parte da restauração da nossa fazenda que tem grande importância para o município. Estamos trabalhando para oferecer o suporte necessário aos nossos visitantes e admiradores da nossa história", assegurou. 

Projeto Jovens Talentos
Quatro alunos do Ensino Médio da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, de Tamoios, foram selecionados para o Projeto Jovens Talentos. Esses alunos farão pesquisas e reconhecimento da área da fazenda.  Os estudantes receberão bolsa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e serão acompanhados por quatro professores-tutores da rede municipal de ensino.

Sobre a Fazenda Campos Novos
A Fazenda Campos Novos é uma das mais antigas do Brasi, com construção iniciada em 1690 e fazia parte do projeto da Companhia de Jesus para ocupação do litoral fluminense. Em 1832 a Fazenda recebeu a visita do maior naturalista de todos os tempos, Charles Darwin, durante sua viagem ao norte fluminense, de 08 a 24 de abril daquele ano. 
Em novembro de 2011, o sítio da antiga fazenda de Santo Inácio de Campos Novos, localizada no Distrito de Tamoios, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan). Com o tombamento federal – cujo processo foi iniciado em 2002 – todo o conjunto composto pela casa, capela e cemitério passou a ser reconhecido com elevado valor histórico e arquitetônico.
__________________
Guarda Municipal começa nesta segunda (12) capacitação continuada para agentes da corporação
Curso de defesa pessoal acontece sem prazo para acabar
 A Guarda Civil Municipal, órgão ligado a Coordenadoria de Ordem Pública e à Secretaria de Mobilidade Urbana, inicia nesta segunda (12), capacitação continuada para os agentes da corporação. O curso de defesa pessoal, sem prazo para acabar, acontece às segundas e terças-feiras, no prédio da instituição. Atualmente, Cabo Frio tem 250 guardas municipais em atividade.
De acordo com o diretor de ensino e capacitação da corporação, Emmanoel Mattos, os treinamentos acontecem em três turnos, nos horários de 8h, 15h e 17h, para atender à logística do sistema de plantão dos guardas. Segundo ele, agentes da Guarda Marítima e Ambiental também participam da capacitação.
“Apesar de o curso não ser obrigatório, o treinamento tem uma adesão muito boa porque os guardas compreendem que é necessário para a carreira e um benefício para o exercício da profissão”, informou Mattos, acrescentando que na semana que vem deverá ser incluída a parte legal sobre algemas e armamento menos letal, já que em conjunto com a defesa pessoal haverá treinamento com bastão, tonfa e algemas.
Desde abril os agentes participam de palestras sobre o Código de Trânsito Brasileiro e aplicações táticas da legislação. Os encontros têm por objetivo atualizar os agentes sobre as mudanças da lei, do direito administrativo, além de aprimorar a conduta do profissional com o cidadão.
_________________
Equipes de Saúde recebem capacitação sobre Programa de Planejamento Familiar
Qualificação acontece no Hospital Dia, às terças e quintas
A partir desta terça-feira (13), equipes de médicos, enfermeiros e assistentes sociais da Saúde de Cabo Frio recebem capacitação na área de saúde sexual reprodutiva. O objetivo é trazer o desenvolvimento de trabalho educativo, com foco no padrão das ações, além de habilitar os profissionais a abordarem questões sobre gênero, métodos contraceptivos, fisiologia e todo procedimento de funcionalidade do programa. O treinamento acontece no Hospital Dia, às terças e quintas, com grupos de 15 pessoas.
“O tema precisa ser trabalhado de forma natural, sem discriminação, de forma que as pessoas possam esclarecer suas dúvidas, desmistificando os termos técnicos. É necessário que elas saibam como acontece a ovulação, como os hormônios interferem e porque eles contribuem para evitar a gravidez. Entender mais sobre a laqueadura tubária e vasectomia, até porque existe uma demanda muito grande para laqueadura e esse procedimento precisa ser desestimulado, já que é uma cirurgia. Se as pessoas tiverem conhecimento do seu corpo e souberem como funcionam os contraceptivos e usarem adequadamente, as chances de engravidar são muito pequenas. Podemos usar esses recursos e não uma intervenção cirúrgica”, afirmou a assistente social, Mariléia Bezerra.
O Planejamento Familiar faz parte do Programa de Atenção Integral à Saúde da mulher, criança e adolescente (PAISMCA) que está ligado à saúde sexual reprodutiva. O Ministério da Saúde implantou a ferramenta a fim de oferecer às famílias a oportunidade de terem um espaço de trabalho educativo, obtendo assim, informações sobre o funcionamento do seu corpo, os métodos contraceptivos que existem para planejarem a quantidade de filhos e terem a melhor condição de escolherem quando engravidar. Além disso, o Programa também é fruto de uma luta das mulheres. Ao longo do tempo a política de saúde foi se aperfeiçoando e hoje contempla também os homens.
O Planejamento Familiar em Cabo Frio era concentrado no Centro de Saúde Oswaldo Cruz e no Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança. O objetivo atual é descentralizar para todas as unidades básicas, facilitando o acesso da população.
Boulevard Canal terá trânsito alterado a partir das 14h para programação do Dia dos Namorados
Evento acontece a partir das 19h e vai reunir música e gastronomia
A Guarda Municipal de Cabo Frio altera o trânsito no Boulevard Canal a partir das 14h nesta segunda-feira, dia 12. A mudança ocorrem em função do evento em celebração ao Dia dos Namorados, celebrado hoje. A Avenida dos Pescadores será fechada ao tráfego de veículos e a Travessa Maçônica terá a mão invertida até o término do evento.
A comemoração pela data conta com programação diferenciada no canal, que é um dos points mais românticos de Cabo Frio. Os casais apaixonados vão poder usufruir de música e gastronomia, às margens do Canal Itajuru, a partir das 19h. O show fica por conta da voz do cantor Oswaldo Guimarães, o sax de Gabriel Leite e o piano de Cleiton Guimarães. O palco está sendo montado no calçadão, na direção da casa da Marinha, próximo ao Etílico.
O evento marca o início da recuperação do Boulevard, uma parceria da Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria de Turismo e da Coordenadoria de Eventos com os empresários do point gastronômico.
"O Boulevard Canal é um importante ponto turístico da nossa cidade e que também precisa de um resgate das suas características. Nosso objetivo é valorizar o lugar, que é lindo e perfeito para estes eventos", afirmou a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker.
_________________
Comsercaf divulga normas para o descarte correto de entulhos
Companhia recolhe gratuitamente entulho, galhos e inservíveis
A Prefeitura de Cabo Frio, através da Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf), disponibiliza gratuitamente para a população a coleta de galhos, entulhos e inservíveis. No entanto, o cidadão deve ficar atento às normas para ser beneficiado. O objetivo é não permitir que se acumule esse tipo material nas calçadas e vias públicas da cidade.
Os entulhos, concretos de obras e outros resíduos que sobram de construções, reformas ou demolições devem ser acondicionados em sacos de 200 litros. A Comsercaf fará o recolhimento de no máximo dez (10) sacos por endereço. Para quantidade superior, o cidadão deverá contratar uma caçamba. 
Para a remoção dos galhos, o cidadão deve agendar o serviço através do telefone: (22) 2648-8906. No caso dos inservíveis, como eletrodomésticos, sofás e móveis, a Comsercaf só fará a remoção de pequenas quantidades. Vale ressaltar que esse tipo de material nunca deve ser descartado em lixeiras comuns e que o descumprimento das regras poderá resultar em multas previstas pelo Código Tributário Municipal.
___________________
Prefeitura convoca professores aprovados no Concurso Público de 2009 
Apresentação acontece no auditório da Escola Municipal Professor Edilson Duarte
A Prefeitura de Cabo Frio, através das Secretarias de Educação e Administração, convocou 230 professores aprovados no Concurso Público de 2009 para comparecerem entre os dias 12 e 14 de junho à Escola Municipal Professor Edilson Duarte para entrega de documentos e habilitação para o cargo para o qual concorreram.
Num segundo momento, entre os dias 10 e 14 de julho, será realizada a entrega dos exames médicos e admissionais. A escolha da lotação provisória, posse e encaminhamento à unidade escolar, para atuação, ocorrerão nos dias 24 e 25 de julho.

SERVIÇO
Local: Escola Municipal Professor Edilson Duarte
Endereço: Rua Professora Amélia Ferreira, s/n.º, Jardim Caiçara
Data: de 12 a 14/06/2017
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h 
_________________
Prefeitura propõe reparcelamento da dívida que resta do governo anterior
Proposta é direcionada a grande parte dos servidores, exceto os da Educação, Guarda e os aposentados, que já receberam a maior parte

O prefeito Marquinho Mendes enviou ao Sindicato dos Servidores de Cabo Frio, nesta segunda-feira (12), uma proposta de reparcelamento da dívida que resta do governo anterior. Desde o início do ano a Prefeitura vem pagando duas folhas salariais por mês, sendo uma do mês corrente e outra referente à gestão anterior. No entanto, com a queda nas receitas após o período de maior arrecadação, que é o início do ano, por conta da campanha de pagamento do IPTU, a prática tornou-se inviável. 
A proposta é reparcelar o que não foi quitado nos próximos 10 meses, a fim de manter os salários deste ano em dia. As categorias irão avaliar os novos temos em assembleias. A proposta não vale para os servidores da Educação, Guarda e para os aposentados, que já receberam a maior parte do que foi deixado pela gestão anterior (veja abaixo tudo o que o governo atual já pagou neste ano em relação à folha salarial).
"No começo do ano tivemos um fôlego maior por conta da entrada de recursos provenientes dos impostos, principalmente o IPTU. Todos sabem os esforços que estamos fazendo para regularizar a situação dos servidores, mas a dívida deixada pelo governo anterior é muito grande. Nossa dificuldade hoje está justamente no tamanho da dívida que foi deixada. Estamos em franco diálogo com os sindicatos, que vêm acompanhando de forma transparente as receitas e sabem das dificuldades. Agora precisamos parcelar o que restou em mais vezes, para que possamos honrar com todos os setores", afirma o prefeito Marquinho Mendes.
O prefeito ressalta que a Educação, que possui verbas exclusivas enviadas pelo Governo Federal, é o setor que está com os pagamentos mais avançados. Os funcionários concursados receberam inclusive o salário atual dentro da data de vencimento. No entanto, a equiparação dos salários dos professores contratados com os concursados, antiga reivindicação da categoria, inflou ainda mais a folha de pagamento. Por isso, o governo propôs pagar os contratos em vigor, em um primeiro momento, na forma feita anteriormente, e ao final dos contratos fazer uma folha suplementar quitando a diferença, honrando, desta maneira, a equiparação oferecida. O Sindicato dos Profissionais da Educação também irá avaliar esta proposta em assembleia.
"Quero dizer à população que vamos atravessar este momento da melhor forma. Sabemos que há muito a ser feito na cidade, mas, mesmo com todas as dificuldades, os serviços essenciais estão funcionando de maneira satisfatória. Pedimos o apoio e a compreensão de todos para que a cidade possa se recuperar definitivamente", declara ainda o prefeito. 

Veja abaixo tudo o que o governo atual já pagou neste ano em relação à folha salarial

VALORES

PAGAMENTO DE FOLHA SALARIAL EM 2017 (incluindo salários deste ano e salários deixados pela gestão anterior) 
R$ 171,4 milhões

PAGAMENTO DE DÍVIDAS DEIXADAS PELA GESTÃO ANTERIOR
Geral - R$ 45,8 milhões
Por segmento
Educação - R$ 29,9 milhões
Aposentados - R$ 8,3 milhões
Guardas - R$ 1,9 milhões
Demais categorias - R$ 5,6 milhões

PERÍODOS

O QUE JÁ FOI PAGO DO GOVERNO ANTERIOR

2015
Educação - 1/3 Férias
Aposentados - 3 parcelas do 13°

2016
Educação - Outubro, Novembro, Dezembro e 13º
Administração - Setembro (parcela), Outubro (integral), Novembro (50%)
Guarda - Novembro (parcela) e Dezembro (parcela)
Saúde - Outubro (integral) e Novembro (parcela)
Aposentados - Outubro e Novembro

O QUE FALTA DO GOVERNO ANTERIOR

2015
Educação - dois quintos do 13° de 2015 
Demais servidores - 1/4 do 13° de 2015

2016
Educação - Nada
Guarda - 13° de 2016 
Administração e Saúde - 50% do salário de novembro, salário de dezembro de 2016 e 13° de 2016
Aposentados - Dezembro de 2016 e 13º


This post first appeared on CANTINHO DAS IDEIAS (Carpe Diem Luciana), please read the originial post: here

Share the post

CABO FRIO - FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DESTA SEGUNDA-FEIRA

×

Subscribe to Cantinho Das Ideias (carpe Diem Luciana)

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×