Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 24/02/2017

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:


Prefeitura reúne imprensa para apresentar esquema de ordenamento do Carnaval 2017
“A cidade está preparada para o Carnaval", disse o prefeito Marquinho Mendes
A Prefeitura de Cabo Frio realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (24) para apresentar o esquema de ordenamento do Carnaval 2017. O encontro aconteceu na Casa de Cultura José de Dome (Charitas), onde foram esclarecidas dúvidas sobre mobilidade urbana, suporte oferecido aos blocos, atividades na Praça da Cidadania e atuação das diversas áreas do governo municipal.  

Durante a coletiva, o prefeito Marquinho Mendes explicou os motivos da realização de um Carnaval menor, e de não pagar subvenção aos blocos de arrastão e escolas de samba do município neste ano. Esclareceu que as prioridades nesse início de governo são pagar os servidores e reorganizar setores que estavam desestruturados como saúde, educação e coleta de lixo. Mas o prefeito deixou claro que a folia terá o apoio necessário por parte do governo.

“A cidade está preparada para o Carnaval. Nossa equipe fez todo um planejamento para que as famílias possam se divertir. Estamos trabalhando para fazer um carnaval com ordem e muita alegria”, ressaltou o prefeito.

Ele disse ainda que o Carnaval de 2018 vai começar a ser preparado a partir de março deste ano e que vai buscar apoio da iniciativa privada para que a festa volte a acontecer como era antes, com blocos de arrastão e desfile das escolas de samba.

Este ano, os blocos ficarão no esquema "concentra, mas não sai" e, com isso, não poderão circular pelas ruas, ficando parados em seus locais de origem. Serão 28 blocos na cidade, sendo 24 nas ruas e 4 em um clube. A Prefeitura irá arcar com a instalação de banheiros químicos em pontos estratégicos da cidade.

Duas tendas foram montadas na Praça da Cidadania, na Orla da Praia do Forte, onde acontecerão bailes infantis e da terceira idade com arrecadação de alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal. O local também será ponto de informações e de encontro de alguns blocos, por isso será chamado de ‘Estação Central do Carnaval’.  A programação cultural é intensa e acontece todos os dias a partir das 16h. 

Os hospitais e as Unidades de Pronto Atendimento, UPAs, de Tamoios e Parque Burle, irão funcionar normalmente durante a folia e o número de profissionais será intensificado. Durante esse período, as UPAs vão contar com mais dois médicos plantonistas, quatro enfermeiros, além de duas ambulâncias para reforçar os atendimentos em cada unidade. Diariamente elas contam com quatro clínicos, três pediatras, uma médica visitadora e duas ambulâncias.

A Secretaria de Saúde irá disponibilizar panfletos e preservativos para prevenir doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). O material ficará disponível no Terminal Rodoviário Alexis Novellino, de sábado (25) a terça-feira (28)

Segurança e Mobilidade
A Secretaria de Mobilidade Urbana orienta a população a deixar o carro em casa. Algumas ruas serão interditadas, como a Orla da praia do Forte que será fechada ao trânsito de veículo, a parir das 17h desta sexta-feira (24). Também terão bloqueios, intervenções e ações dos agentes ruas dos bairros Gamboa, Ogiva, Peró, Parque Burle, Jardim Excelsior, Centro e Avenida Litorânea e demais ruas adjacentes à Praia do Forte. Outros pontos estratégicos poderão ter ações emergenciais com intervenções para oferecer melhor fluidez do trânsito. Uma equipe de manutenção de semáforos também estará de plantão.

Para reforçar a segurança, a Guarda Municipal estará nas ruas com um efetivo de 100 agentes. Eles ficarão em pontos estratégicos e também circulando pela cidade em seis viaturas e seis motos.

A população do Pero agora conta com uma Base Integrada da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, na Praça do Moinho. A segurança será feita por dois agentes da Guarda e da PM e terá uma viatura em plantão de 24h. O prédio conta com uma sala de atendimento, um alojamento e um banheiro.

Orientação também para locais de estacionamento de ônibus, micro-ônibus e vans de turismo. Caso o Terminal Municipal de Ônibus de Turismo, no Porto do Carro, não comporte todos os veículos, uma vez que a capacidade é para 134 automóveis, as ruas próximas à Estrada da Perynas, atrás do mercado Assaí, na Praia do Siqueira, serão usadas como estacionamento. O embarque e desembarque dos passageiros está autorizado apenas entre 21h às 9h.

Quem precisar de informações turísticas, pode se dirigir aos Centros de Atendimento ao Turista, CATs. Os polos do Boulevard Canal e da Rodoviária vão funcionar todos os dias de Carnaval, de 8h as 18h.

Meio Ambiente
As Coordenadorias de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e a Guarda Marítima Ambiental estarão de plantão durante o período de Carnaval coibindo e fiscalizando ações que sejam consideradas nocivas ao meio ambiente em Cabo Frio.

As ações vão se concentrar na Ilha do Japonês, Praias do Peró, das Conchas, do Forte e no cais do bairro da Passagem. No acesso à Ilha do Japonês e à Praia das Conchas, haverá fiscalização acerca do estacionamento, sendo respeitado o limite de 300 veículos na Ilha do Japonês e 500 veículos para a Praia do Peró. Em caso de lotação dos estacionamentos, será disponibilizado um espaço alternativo, que não coloca em risco a cobertura vegetal nativa, além de um ônibus tipo “jardineira”, que fará o deslocamento desse local até a Praia do Peró.

Também haverá fiscalização para coibir a emissão de som de forma irregular,. Carros com som  alto e acima do volume permitido por lei serão rebocados  e caixas de som serão apreendidas.

Coleta de Lixo
A coleta de lixo, galho e entulho, além da varrição também serão intensificadas durante o Carnaval.  Ao todo 50 pessoas irão trabalhar para manter a cidade limpa nesses dias de festa. Segundo o diretor da companhia municipal de Limpeza, Claudio Moreira, solicitou a lavagem das principais avenidas do Centro, Peró e Tamoios. O serviço acontecerá pela manhã durante todos os dias do carnaval.

Participaram da reunião o prefeito Marquinho Mendes, o secretário de Cultura, Ricardo Machado, o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Claudio Bastos, o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Branco, o coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta e o coordenador de Fiscalização de Posturas, Gilson da Costa, entre outros gestores.
_____________________________
Prefeitura promove recadastramento de profissionais da Educação
Processo será feito de 02 a 13 de março somente pela internet

A Prefeitura inicia na próxima semana o recadastramento funcional dos servidores efetivos da ativa da Secretaria de Educação. O processo será feito de 02 a 13 de março, somente pela internet, por meio do portal (www.cabofrio.rj.gov.br). O funcionário deverá clicar no link "Recadastramento dos Profissionais da Educação".

“O procedimento é necessário para atualizarmos nosso banco de dados quanto às informações de cada servidor. Desta forma, poderemos identificar eventuais discrepâncias referentes aos servidores da Educação que ainda não tenham se apresentado em suas unidades escolares, o que pode acarretar em suspensão do pagamento”, explicou a secretária de Educação, Laura Barreto.

Segundo ela, a partir do recadastramento a atualização dos dados dos servidores pelo setor de Recursos Humanos da Educação será mais rápida e consistente.

Após clicar no link de recadastramento o servidor será direcionado para uma página de autenticação onde deverá informar o número do CPF, data de nascimento e data de admissão. Depois será necessário preencher os dados pessoais e funcionais. Concluída essa fase, o sistema vai gerar automaticamente um “Relatório de Recadastramento” com um número de inscrição, que deverá ser impresso em duas vias e assinado pelo servidor.

De posse do relatório, o funcionário deve se dirigir à unidade escolar ou ao órgão da Educação onde atua para entregar ao diretor as duas vias – com o número de inscrição – assinadas. O diretor, por sua vez, também deverá assinar ambas as folhas até o dia 13 de março. Uma das vias ficará com a Direção da escola e a outra será devolvida ao servidor.

Nos dias 14 e 15 de março, o diretor deverá validar todos os relatórios dos servidores da sua escola no sistema de recadastramento, em área de acesso restrito disponibilizado para este fim. Já no dia 16, cada diretor deverá entregar todos os comprovantes de recadastramento no setor de Recursos Humanos da Secretaria de Educação.

SERVIÇO

Fase I – Recadastramento dos Profissionais da Educação

Período: 02 a 13 de março

Fase II – Validação do diretor
Período: 14 e 15 de março

Fase III – Entrega do relatório na SEME
Período: 16 de março
___________________________
Carnaval em Tamoios terá blocos e shows
Evento tem patrocínio da iniciativa privada, sem custos para a Prefeitura 

O Distrito de Tamoios já está preparado para os dias de folia. Ao todo serão quatro atrações, de sábado (25) até terça feira (28). Um trio ficará no Espaço de Eventos de Unamar, onde os artistas se apresentarão. A festa terá início todos os dias às 17h, com blocos e DJ´s, e os shows começarão às 23h.

No sábado, a animação fica por conta de Nycolas e Fabyane; no domingo terá apresentação da banda Pressão; na segunda-feira o show será do grupo Juntos de Novo; e na terça-feira a folia será animada pela banda Pancada Baiana.

O trio ficará no Espaço de Eventos, sem se deslocar pelas ruas, seguindo uma recomendação da Prefeitura. A medida visa garantir a segurança dos foliões. O mesmo vale para os blocos, que também serão fixos. O evento é patrocinado pela iniciativa privada, sem custos para os cofres públicos.
______________________________
Secretaria de Saúde faz campanha contra arboviroses no Carnaval
Ação será no Terminal Rodoviário Alexis Novellino e arredores

Os turistas que chegarão em Cabo Frio neste sábado (25) pelo Terminal Rodoviário Alexis Novellino receberão informativos e panfletos sobre as arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela) e sobre o mosquito transmissor dessas doenças, o Aedes Aegypti. A ação faz parte de uma campanha da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental em Saúde, para conscientizar os turistas e a população em geral sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.

O trabalho de conscientização será realizado por 12 agentes de combate às endemias, a partir das 8h, no Terminal Rodoviário Alexis Novellino, nos sinais de trânsito das proximidades, por onde circula grande número de turistas, e também no bairro São Cristóvão. Nesse mesmo dia também terá um carro fumacê circulando no bairro Jardim Esperança na parte da tarde.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Andréia Nogueira, a informação é um dos maiores aliados no combate a essas doenças e ao seu vilão, o Aedes Aegypti.

“Nossa equipe trabalha levando a conscientização educativa e informacional a toda população regional e extra regional”, afirma.
Prefeitura reforça número de plantonistas em unidades de saúde durante o Carnaval
Em Tamoios, hospital e UPA funcionarão em horário especial nos dias de folia

A Prefeitura de Cabo Frio irá intensificar o número de profissionais nos hospitais e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Tamoios e do Parque Burle, durante o Carnaval. Dois médicos plantonistas e quatro enfermeiros, além de duas ambulâncias extras, reforçarão os atendimentos em cada unidade.  

Na segunda-feira (20), a Secretaria de Saúde começou uma campanha educativa para estimular a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Foram disponibilizados 60 mil preservativos, panfletos e cartazes para as unidades de saúde. Do sábado (25) a terça-feira (28), panfletos e preservativos ficarão disponíveis no Rodoviário Alexis Novellino.

No Hospital Dia, anexo ao Hospital São José Operário, no bairro São Cristóvão, será feito o Teste Rápido de Diagnóstico (TRD) e entrega de antirretrovirais (coquetel) até as 12h de sexta-feira (24), aos pacientes que fazem uso desses medicamentos. Em caso de necessidades extremas como violência sexual e exposição sexual, procurar atendimento até 72 horas nas unidades.

A cidade possui as seguintes unidades municipais de saúde: Hospital São José Operário e Hospital Central de Emergência (em São Cristóvão); o Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança; o Hospital da Mulher, no bairro Braga; Hospital de Tamoios; e as UPAs do Parque Burle e de Tamoios. Todas funcionarão durante a folia. 

Em Tamoios, UPA receberá casos mais complexos 

Uma mudança no funcionamento das unidades de saúde no Segundo Distrito visa oferecer mais qualidade no atendimento durante o Carnaval. Nesses dias, o Hospital de Tamoios passará a funcionar das 8h às 18h30 e os atendimentos fora deste horário serão realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que possui equipamentos para os casos de alta complexidade.

“O Hospital é uma unidade básica de saúde e por isso ainda não tem condições de atender casos mais complexos. Por este motivo o atendimento será concentrado na UPA no horário de maior movimento, que é após as 18h30” – afirmou Dra. Deiva Motta, responsável pelo setor médico dessas unidades.

A UPA de Tamoios realiza, em dias normais, uma média de 250 atendimentos/dia. A expectativa da direção da unidade é que esse número aumente para 650 atendimentos/dia no período de Carnaval. A unidade possui quatro clínicos e dois pediatras e nos dias de folia passará a contar com mais dois médicos. Ao todo, no Carnaval serão 40 médicos se revezando no atendimento. A UPA também terá um reforço no número de ambulâncias, passando a funcionar com dois veículos, em plantão de 24h. No Hospital, são dois médicos por dia, além de um que realiza visitas em várias unidades de saúde.
___________________________
Semáforos recebem manutenção nesta sexta-feira (24)
Equipe da Coordenadoria de Serviços Públicos fará plantão no Carnaval para reparos

Atendendo antigas reivindicações da população, uma equipe da Coordenadoria de Serviços Públicos realizou reparos nos semáforos em vários pontos da cidade nesta sexta-feira (24). O objetivo é que os semáforos estejam prontos para oferecer maior fluidez no trânsito nos dias de Carnaval, período em que a cidade espera receber 700 mil turistas.

Os serviços foram realizados nos sinais de trânsito da Avenida América Central, no cruzamento com a Rua Independência e na Praia do Siqueira; no Largo Santo Antônio e na Avenida Júlia Kubitschek.

Uma equipe de manutenção da Coordenadoria de Serviços Públicos continuará nas ruas realizando os reparos e fará plantão durante todo o Carnaval.
 ___________________________
Bosque do Peró tem mutirão de limpeza e 300 kg de lixo são recolhidos
Maria Joaquina e Foguete também recebem melhorias

A Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf) continua trabalhando intensamente para regularizar o recolhimento de lixo em Cabo Frio. Na tarde de quinta-feira (23) foi a vez de atender o apelo dos moradores do bairro Bosque do Peró. No total, foram recolhidos mais de 300 kg de lixo, volume que lotou seis caminhões. Duas máquinas foram utilizadas na operação.

Nesta sexta-feira (24), as equipes estão atuando na limpeza do bairro Foguete. Além disso, a iluminação pública também está sendo reestabelecida não só nessa localidade como também na Estrada de Perynas e na Praça de Maria Joaquina, que recebe atenção especial após longo período de abandono do poder público.

Desde o início da atual administração, a Prefeitura de Cabo Frio luta para manter a cidade limpa, já que recolhimento de lixo foi suspenso nos últimos dias de dezembro do ano passado, o que gerou acúmulo em todos os bairros de Cabo Frio.

Nesta semana, o mutirão de limpeza aconteceu no Jardim Peró, onde a Comsercaf retirou mais de 650 kg de lixo e entulho. O bairro Jardim Esperança recebeu o mutirão no início da semana.
_____________________________
Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação fecha parceria com a Acicaf
Projetos preveem realização de eventos e campanhas educativas

A Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Cabo Frio firmou parceria com a Associação Ciclística de Cabo Frio (ACICAF) para a realização de eventos e de campanhas educativas que envolvam equipamentos tecnológicos e priorizem a inovação na prática do ciclismo.

O primeiro projeto da parceria prevê a geração de energia a partir da força motriz (energia cinética), através de um protótipo que está sendo desenvolvido pela Coordenadoria. Em outra etapa, o protótipo será usado na realização de eventos junto às escolas e academias da cidade.

"É de fundamental importância disseminar o conceito da energia limpa em todos os segmentos da sociedade. A parceira com a associação ciclística nos permitirá provocar reflexões sobre o tema com os desportistas, com os alunos e com as lideranças comunitárias. Fomentar esse debate é um dos primeiros passos para avançarmos na cultura da utilização de energia cinética e de outras, como a fotovoltaica, por exemplo", disse o coordenador de Ciência e Tecnologia, Alessandro Teixeira.




This post first appeared on CANTINHO DAS IDEIAS (Carpe Diem Luciana), please read the originial post: here

Share the post

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 24/02/2017

×

Subscribe to Cantinho Das Ideias (carpe Diem Luciana)

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×