Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Prefeitura de Casinhas promove 5ª Conferência Municipal de Saúde

Evento foi realizado no auditório do São Luiz e teve como tema "Construímos o SUS que Desejamos Fortalecendo a Saúde da Mulher e a Vigilância em Saúde"
Secretária de Saúde de Casinhas, Gilsamary
Interaminense, durante seu pronunciamento

na abertura da conferência
(Foto: Henrique Silva/Divulgação)
Da REDAÇÃO
[email protected]

Autoridades políticas, gestores, servidores da saúde e usuários do SUS participaram, nesta quinta-feira (27), no Auditório da Escola São Luiz, da 5ª Conferência Municipal de Saúde de Casinhas. A recepção e o credenciamento dos participantes aconteceu por volta das 8h30, seguido da Execução do Hino Nacional, uma apresentação cultural do NASF, a leitura do Regimento da 5ª Conferência e a palestra magna com o tema "Construímos o SUS que Desejamos Fortalecendo a Saúde da Mulher e a Vigilância em Saúde", ministrada por Renan Carlos.
Fotos: Henrique Silva/Divulgação
Após a pausa para o coffee break, os participantes dividiram-se em grupos de trabalho para discussão dos eixos temáticos e a construção de propostas. Dois eixos centrais foram debatidos na conferência: um voltado para a Saúde das Mulheres, com o tema "Implementação das Ações e Serviços Voltados à Saúde das Mulheres Casinhenses" e outro voltado para a Vigilância em Saúde, com o tema "Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa do SUS Público e de Qualidade".
Fotos: Henrique Silva/Reprodução
Participaram da mesa de abertura a secretária de Saúde de Casinhas, Gilsamary Interaminense, a vice-prefeita Maria Pires, o presidente da Câmara de Vereadores, Inácio do Toyota, os vereadores Gilberto do Posto, Marcelo Andrade, Marcos Andrade e Izaías Barreto e a vereadora Amor de Maria Pires, a secretária de Assistência Social, Ediluce Leal, a coordenadora da Atenção Básica, Lucicleide, o representante da Saúde Bucal, dr. Rafael Souza, a coordenadora da Mulher, Carla Cabral, a coordenadora do PSE, Elizângela Leandro, a coordenadora do SCFV, Elizangela Correia, o diretor municipal de Ensino, Gil Melo, a representante do Pró-Rural, Dalva Marcos, e representantes do Conselho Tutelar, Damião Barbosa e Maria de Jesus Almeida.
Fotos: Henrique Silva/Divulgação
O vereador Evaldo do Catolé, em companhia da sua mãe, a ex-vereadora Fátima do Sindicato, também prestigiaram o evento, assim como a ex-secretária executiva do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE), Margarida Pereira, e o presidente do CMDRS, Zé Pretinho. Já o prefeito de Casinhas, João Camêlo, teve sua ausência justificada no evento, em virtude da sua participação no IV Congresso Pernambucano de Municípios, ocorrido em Olinda, na Região Metropolitana do Recife.
Fotos: Henrique Silva/Divulgação
A agente de saúde Rosilene Sousa, da comunidade de Vila Chêus, acompanhou o eixo da Vigilância em Saúde. "Achei muito positivo e considerei muito importante a parte da discussão sobre os cuidados e atenção que devemos ter com o lixo, porque muitas doenças no dia a dia podem surgir através da maneira incorreta com que lidamos com esses resíduos", ressaltou.

Você também viu?
Prefeitura de Casinhas convida população para participar da 5ª Conferência Municipal de Saúde

Já a técnica de enfermagem Cláudia Roberta, da comunidade do Junco, considera ser muito importante que a população desperte um interesse maior em participar das conferências realizadas no município. "É uma pena que a população, público alvo em eventos como o de hoje, não se faz presente como deveria para poder expressar sua insatisfação com algum serviço prestado na área da saúde. Só se pode cobrar alguma coisa quando estamos participando e contribuindo para que os serviços já existentes possam se aperfeiçoar e com uma melhoria continuada. Para isso, existem as conferências municipais para que sejam debatidas as melhorias para o município", manifestou.
Fotos: Henrique Silva/Divulgação
A plenária final constou da aprovação das propostas para elaboração do Plano Municipal de Saúde (2018-2021) e a eleição dos delegados que irão representar o município de Casinhas na Conferência Estadual. Na cerimônia de encerramento, também foi feita a entrega de certificados aos participantes. "Nossa avaliação acerca da conferência municipal é positiva. Nós elegemos boas propostas para serem apresentadas na conferência estadual, assim como também tivemos boas contribuições que nos ajudarão a construir o Plano Municipal de Saúde", avaliou a secretária de Saúde de Casinhas, Gilsamary Interaminense.
Fotos: Henrique Silva/Divulgação


This post first appeared on Mais Casinhas - 6 Anos, please read the originial post: here

Share the post

Prefeitura de Casinhas promove 5ª Conferência Municipal de Saúde

×

Subscribe to Mais Casinhas - 6 Anos

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×