Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Avenida Brasil

Ah, as novelas da Globo. Tão comentadas. Mesmo que você não acompanhe, provavelmente sabe Quem é Carminha e Nina, ou quem está para vencer o Big Brother Brasil.

Isso não é nada demais. É simplesmente um fenômeno natural devido ao grande alcance da emissora. Quem não acompanha diretamente, acaba se tornando um espectador passivo. É claro, poderia não ser com a Globo, poderia ser outro canal ou até mesmo outro veículo de comunicação. Por exemplo, mesmo quem não tem um Twitter, microblog muito eficaz em relação a transmissão de informações, acaba sabendo dos Trending Topics mais populares - vai dizer que você não soube da Luíza que estava no Canadá?

Noveleira que sou (admito, e não me envergonho disso), fico me perguntando porque os meus queridos pseudointelectuais insistem em falar mal de quem assiste novela? Insistem também em achar que o povo vota nos mesmos corruptos porque a Globo distrai as mentes com novelas polêmicas e reallity shows? Afirmam que quem assiste novela tem a mente limitada, é manipulado, consome lixo.

Na minha família, todos consomem esse lixo depois de assistirmos juntos os noticiários, e discutirmos juntos sobre política, bem como fazemos uma análise sobre a posição do Jornal em relação a determinado assunto.  

Teve uma novela recentemente, Cordel Encantado, que foi riquíssima em conhecimentos. Ela era romantista,  e usou em sua trama vários elementos da história do Brasil, como o coronelismo, messianismo e cangaço. Foi um elemento lúdico de importância para meu vestibular, me ajudou a responder, com sucesso, uma questão de história.

O que estou tentando aqui não é convencer ninguém a assistir novelas, apenas deixar claro que o governo não mandou que criassem o concurso Empreguete Cheia de Charme para distrair a massa, e que assistir novela não é sinal de inferioridade intelectual.

Era de internet com compartilhamento rápido de notícias e opiniões é um problema, esquecemos de pensar e acabamos absorvendo a opinião de terceiros. Isso sim é preocupante!



This post first appeared on EnTese, please read the originial post: here

Share the post

Avenida Brasil

×

Subscribe to Entese

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×