Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Temer responde 'não' à maioria das perguntas de Cunha





O presidente Michel Temer disse, em ofício à Justiça Federal em Brasília, desconhecer um esquema de pagamento de propinas na Caixa Econômica Federal em troca da liberação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, Temer enviou um documento de cinco páginas, no qual responde negativamente a maioria das perguntas feitas pela defesa do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
O presidente negou que tenha indicado aliados para o comando do banco. Disse ainda que doações de campanha feitas ao PMDB por empresas investigadas, durante o período em que presidiu o partido, não foram vinculadas à aprovação de investimentos do banco.
Michel Temer foi arrolado como testemunha por Cunha, que é réu em ação penal sobre esquema de corrupção na Caixa. Ele respondeu por escrito aos 22 questionamentos do deputado cassado.
O G1 divulgou as perguntas formuladas por Cunha e as respostas do presidente:
1 – Vossa Excelência foi presidente do PMDB em que período?
De 2001 a 2015, com vários períodos de licenciamento.
2 – Vossa Excelência foi apontado como o responsável pela nomeação do senhor Moreira Franco para a vice-presidência da Caixa de fundos e loterias. O senhor era o presidente do PMDB à época? Quando foi isso?
A indicação do senhor Moreira Franco foi feita pelo PMDB, no período da minha presidência, durante o governo do presidente Lula.
3 – Em 2010, Moreira Franco teve de deixar a Caixa para ocupar a representação do PMDB na coordenação da campanha presidencial. Vossa Excelência indicou o então gerente de Moreira, Joaquim Lima, como seu substituto?
Não.
4 – Vossa Excelência conheceu o senhor André da Souza, representante até 2012 no Conselho FI/FGTS, dos trabalhadores ou do PT?
Recebi muitos empresários, acompanhados de diversos agentes políticos, não me recordando o nome de todos.
5 – Vossa Excelência fez alguma reunião para tratar de pedidos para financiamento com FI-FGTS, com Moreira Franco e André de Souza? Se sim, quando? Com quem?
Reporto-me à resposta anterior.
6 – Vossa Excelência conhece Benedicto Junior e Léo Pinheiro?
Conheço Léo Pinheiro. Quanto à Benedicto Juniot, não é improvável que ele tenha estado com pessoas que me visitaram.
7 – Vossa Excelência participou de alguma reunião com eles e Moreira Franco para doação de campanha para os pleitos eleitorais de 2010, 2012 ou 2014?
Com Léo Pinheiro, que colaborou com a campanha de vários candidatos do PMDB em todo o Brasil, sim.
8 – Se a resposta for positiva, estava vinculada a alguma liberação do FI-FGTS?
Não.
9 – André de Souza participou de alguma dessas reuniões?
Reporto-me às respostas anteriores.
10 – Onde se deram essas reuniões?
Com relação ao tema "doação de campanha", as reuniões geralmente ocorriam nos meus locais de trabalho.
11– Joaquim Lima continuou como vice-presidente da Caixa, em outra área, a partir de 2011. Quem foi o responsável pela sua manutenção?
Não sei, pois não o conhecia à época.
12 – Vossa Excelência conheceu Fábio Cleto?
Não.
13 – Teve alguma participação na sua nomeação?
Não.
14 – Houve interferência do então prefeito Eduardo Paes visando à aceleração do projeto Porto Maravilha para as Olimpíadas?
Não tenho conhecimento.
15 – Vossa Excelência teve conhecimento de alguma vantagem indevida, seja à época de Moreira Franco, seja posteriormente, para liberação de financiamento do FI-FGTS?
Não.
16 – Vossa Excelência conhece Henrique Constantino? Esteve alguma vez com ele? Qual foi o tema? Tinha a ver com algum assunto ligado ao financiamento do FI-FGTS?
Conheço, mas este tema nunca foi tratado.
17 – A denúncia trata da suspeita do recebimento de vantagens indevidas do consórcio Porto Maravilha (OAS, Carioca e Odebrecht), da Haztec, da Aquapolo e Odebrecht Ambiental, Saneatins, Eldorado Participações (Grupo JBS), Lamsa (Linha Amarela S.A.), Brado, Moura Debeux, BR Vias. Vossa Excelência tem conhecimento, como presidente do PMDB até 2016, se essas empresas fizeram doações a campanhas do PMDB? Se sim, de que forma?
Não tenho conhecimento de recebimento de qualquer vantagem indevida. As empresas que doaram, fizeram-no oficialmente.
18 – Alguma delas fez doação para a campanha de Gabriel Chalita em 2012?
Não acompanhei a arrecadação da campanha de Gabriel Chalita.
19 – Se positiva a resposta, houve a sua participação? Estava vinculada à liberação desses recursos da Caixa no FI-FGTS?
Prejudicada em razão da resposta anterior.
20 – Como vice-presidente da República desde 2011, Vossa Excelência tem conhecimento da participação de Eduardo Cunha em algum fato vinculado a essa denúncia de cobrança de vantagens indevidas para liberação de financiamentos do FI-FGTS?
Não.
21 – Vossa Excelência tem conhecimento de algum pagamento de vantagem indevida pelo senhor Benedicto Junior a Moreira Franco para liberação de financiamento do FI-FGTS à Odebrecht Transportes para associação no Porto de Santos?
Não.
22 –Vossa Excelência tem conhecimento de qualquer vantagem indevida solicitada ou recebida pelo senhor Moreira Franco para liberação, no âmbito do FI-FGTS, em qualquer projeto, incluindo o Porto Maravilha?
Não.


This post first appeared on Política Insana, please read the originial post: here

Share the post

Temer responde 'não' à maioria das perguntas de Cunha

×

Subscribe to Política Insana

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×