Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A terrível sensação de estar quebrado

Olá amigos, vocês já devem ter notado que tenho postado a cada dois dias. Isso se deve em virtude de eu ter acumulado um monte de posts semi-prontos, portanto vou continuar no ritmo por uns dias.

O post contém alguns palavrões. 

Esses dias estava lendo o blog do meu amigo HenriqueCimento, onde ele escreveu, contando sua situação: "estou Quebrado.". Não consegui deixar de rir pois ficou um pouco caricato. A expressão, pra nós brasileiros, tem uma conotação de "fim da linha". Fosse assim seria o fim da linha pra maioria de nós.

Lógico que o cimento está estruturando seu plano e não aceitou ser um quebrado pro resto da vida (fiquem ligados no blog dele).

As expressões "I'm broke", "he's broke" e "you're broke" são bastante usadas no inglês americano. Ouvimos elas em quase todo filme e certamente em todos os que tem a ver com finanças. Eles são sem dúvidas um povo que liga mais para sucesso financeiro e profissional como medida de felicidade, e a despeito dos supostos problemas que psicologos e coitadistas atribuem à esta cultura, é sem dúvida algo que faz as pessoas se esforçarem e progredirem.

Porque acredito nisso? Porque uma pessoa coitadista, que acha culpados externos (tirando o governo) pra seus resultados não chega longe. Isso é facilmente observável. Nossa cultura latina, hoje "marxizada" é assim.


Não estou pregando que a solução pra tudo se limite a ser positivo, ainda que isso seja importante, nem que dinheiro é a principal coisa da vida. Estou dizendo que é uma merda ter a imagem de si mesmo como quebrado sem perspectivas. Eu fui bem pobre, mas em especial após me formar na faculdade minha imagem de mim mesmo era uma bosta, pois a vida estava me apontando pra direção da "vida de trabalhador" (proletário moldado pela escola). Tive muita sorte até aqui, mas tudo dependeu de eu não ter aceitado minha condição em primeiro lugar.

Lembro de que pedi demissão do meu salário de R$880,00 e dias depois estava em uma pensão horrível em outra cidade, procurando outro emprego pra me sustentar e fazer MBA (ainda bem que desisti dele).

O brasileiro em geral aceita sua condição, como se fosse natural pertencer a uma casta, e que quem é responsável por melhorar sua vida (dar condições de trabalho, saúde, transporte, moradia...) é o governo. Fica pra sempre na corrida dos ratos, não só financeiramente mas também culturalmente.

Desde criança questiono algo que ainda não encontrei resposta:

Se você mora numa favela controlada por perigosos bandidos;
Se você mora no sertão onde não tem água nem emprego;
Se você mora em uma grande cidade e perde 4 horas por dia para ir e voltar do seu emprego horrível;
Se o Brasil é tão merda...

Enfim, se você não tem escolha,

Porquê não vai embora?

Você pode ser pobre num lugar mais rico e fácil de viver também, sabia? Tenho um amigo que foi ser garçom em festas e recepcionista de uma pousada de praia, dentre outras coisas. Enfim, empregos que tem em qualquer lugar. Aproveitou a juventude de maneira independente, comprando suas coisas, fazendo amigos, transando muito (hauhaua), enquanto muitos amigos nossos ficaram na antiga cidade minúscula que todos odiavam, dando a volta na quadra de carro pras mesmas mulheres rodadas verem, trabalhando nas mesmas empresas/órgãos públicos que os pais.

Poderia ter chegado bem mais longe se fosse poupador, mas bem, pelo menos agora esse amigo tem sua firma de pintura residencial. 

Não custa lembrar que eu não dou conselhos pros outros. Este blog serve pra eu falar comigo mesmo!

Se o cara está quebrado não adianta fazer a mesma coisa que lhe tornou um quebrado. É preciso ser o que os gringos chamam de "grinder" ou "hustler", trabalhar que nem um louco e poupar muito. Ignorar os amigos e namoros sem saída. Aprender a fazer dinheiro com alguma coisa... Revendendo carros, sei lá. Uns caras no meu tempo de faculdade levavam muita bebida na frente das filas de festas e faziam um dinheirão (pra época).

O pior é que a gente acha que quando é jovem é mais difícil por não ter experiência mas isso é a maior ilusão, pois a única experiência que se adquire de verdade é em ser empregado, e mesmo assim você vai se cagar quando procurar um emprego novo e ter que aprender coisas novas.

Quando se é jovem é bem mais fácil testar e aprender coisas diferentes, e muitos ainda podem contar com os pais pra dar comida e teto. Além de tudo jovens tem mais energia!

Os pais são ativos valiosos pros jovens pois poupam tempo e dinheiro. Quando você tiver que cozinhar e pagar aluguel sua energia é drenada, pois ao invés de ver a poupança crescer vai trabalhar pra pagar contas e fazer tarefas domésticas no tempo livre.

Rale pra caramba, poupe todo o dinheiro que puder e não gaste em absolutamente nada. Esqueça carros, festas, namoros. Apenas poupe e invista tudo. Não até ficar rico, mas pelo menos até deixar de ser um quebrado.



This post first appeared on Conhecimento Financeiro, please read the originial post: here

Share the post

A terrível sensação de estar quebrado

×

Subscribe to Conhecimento Financeiro

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×