Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A farsa do "somos todos líderes".

A Farsa Do
Recentemente me enviaram um monte de Livros de negócios em formato digital, daqueles focados em liderança como "Quem Mexeu no Meu Queijo". Ainda não o li pra criticar, e no pacote parece ter alguns bons como um do Brian tracy que é um autor que admiro.

Na verdade eu nem gosto de criticar os métodos de desenvolvimento dos outros, mesmo livros que eu acho toscos (e nem li) por variados motivos. O livro Pai Rico Pai Pobre por exemplo, foi, talvez, o mais importante que li e antes disso achava que seu conteúdo era bobagem. 

Mesmo assim estava pensando se ler eles atualmente ia me somar em alguma coisa e quem é realmente o público alvo desse tipo de livro.

As pessoas que conheci que gostavam e recomendavam estes livros eram geralmente estudantes do primeiro semestre de administração ou auxiliares de escritório sem uma imagem clara do que queriam se tornar, ou mesmo pessoas que recomendavam a leitura de "o segredo", portanto sempre me afastei deles.

Lembrei que quando era criança nos anos 90 sempre se falava muito em sermos lideres, que eramos líderes, que seríamos os líderes de amanhã, etc. Todo mundo era líder, ninguém era proletário. Uma verdadeira esquizofrenia. Nunca levamos aquilo muito a sério pois soava como o "empreendedorismo de palco" da época.

Na verdade a gente sabia que eramos um bando de estudantes medianos de escola pública do interiorzão, que os país tinham dificuldade de por comida na mesa e mesmo assim cobravam que a gente fosse um tipo de exemplo.

Tinhamos poucos exemplos de pessoas admiráveis. Pra ajudar, pessoas ricas ou com algum atributo interessante eram vítimas de fofocas e críticas que diminuíam seus atos. Acho que isso mina a vontade de alguém de ser exemplo e empurra pra mediocridade, onde é mais confortável. De onde eu vim, falhar nos negócios, por exemplo, tornava a pessoa indigna.

Na época de fazer vestibular, nem sequer acreditávamos poder passar na universidade federal ou em um curso de profissão respeitável como medicina ou engenharia civil. Acho que 90% dos meus conhecidos daquele tempo que obtiveram nivel superior fez o curso direito.

Eu acho que esses livros de liderança tem lições importantes assim como qualquer fábula, mas depois de formada sua personalidade o máximo que você vai tirar dali é uma sensação de ter acertado quem é o assassino numa história de suspense. A pessoa vai lendo e diz: "aha! Eu sabia! Agora é só sair liderando". Mas neste assunto em específico, se a pessoa não tiver inclinação natural, é difícil mudar. Os únicos patetas que vi se transformarem em líderes foram os amigos que passaram pelo Exército.

Concluindo acredito que o único modo de formar um líder seja constantemente testar e desafiar a pessoa, para que ela se torne capaz por mérito e não por direito natural. Isso está na cultura dos USA que é altamente competitiva, e por isso os americanos sempre terão vantagem em relação aos outros povos.





This post first appeared on Conhecimento Financeiro, please read the originial post: here

Share the post

A farsa do "somos todos líderes".

×

Subscribe to Conhecimento Financeiro

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×