Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Os concursos públicos que prestei

Olá amigos, hoje vou contar sobre os Concursos públicos que prestei durante a vida. Foram três, a contra-gosto pois  desde bastante tempo tenho aversão ao estado e ao funcionalismo público, mas estava tão na merda que vi os concursos como alternativa para ganhar um salário melhor e poder poupar.

Tenho um grande amigo que desde o começo da faculdade era estimulado a estudar para concursos e tem facilidade incrível para decoreba. Isto o levou a passar em um concurso anos atrás de auxiliar de qualquer coisa que lhe dava 1600 reais quando meu estágio pagava apenas R$ 330,00. Isso não me impressionava pois na época eu estava atrás de uma carreira e não de dinheiro. Minha vida estava relativamente fácil e a do amigo difícil. Acordava as 5 da manhã e viajava uma hora para trabalhar no seu cargo sem fururo.

Mais tarde ele usou de sua força de vontade e aproveitou que o governo do PT criava vagas em órgãos públicos todos os dias, e passou em outro que pagava R$ 2300,00 num órgão que defende o estado e processa empresas (muitas sacanagens do estado sei de primeira mão através de amigos funças). Na época era um bom salário que lhe proporcionava uma vida pujante pois ainda morávamos com os pais.

Isso também não me impressionava. Meus planos eram fazer intercâmbio e MBA e desenvolver-me ao máximo em minha carreira. Assim, terminei a faculdade e parti em busca de meus planos.

Ao retornar do exterior, só consegui empregos merda (não que eu não saiba que eles são a regra e não a exceção) e aquilo foi me cansando. Trabalhava como louco, viajei pra varios lugares atrás de empregos melhores e minha vida financeira não melhorava em nada.

Competir com funcionários públicos no Brasil é um jogo desleal, pois eles são uma casta favorecida como todos sabemos.

Como nunca quis tornar-me um, resolvi aproveitar que pedi demissão do trabalho no hotel (leia aqui) e testar-me na prova do Banco do Brasil que é fácil e não exigiria que eu me tornasse um "concurseiro" (o que considero um atestado de fracasso).

Estudei por quase dois meses e fiquei bem colocado na prova. Gostei do conteúdo, pois quase tudo eu já conhecia e aprendi alguns conceitos sobre o sistema financeiro. Feliz ou infelizmente não fui chamado, e decidi que a ideia de seguir trabalhando e prestando concursos para bancos e cargos com requisito segundo grau seriam um bom caminho para mim, pois se passasse e eventualmente fosse chamado, poderia decidir se aceitava ou não. 

Nesta época meu amigo já tinha passado em seu terceiro concurso, para um órgão público que muita gente almeja e acha ser bom trabalhar, o da pirâmide financeira. Segundo o que sei as condições são ruins, as fraudes e perigo de cometer erros e se dar mal também. Apesar disso tudo, haviam bons benefícios e o salário era legal a ponto de considerarmos esse amigo "aposentado" pois ia lá embaralhar papel 6h por dia e depois estava livre pra curtir seus 4k por mês.

Surgiu outro concurso do BB e tirei praticamente a mesma nota mesmo sem ter estudado muito. Logo depois prestei um da previdência social. O salário era muito bom, cerca de 6k por mês e tinha inglês na prova pra reprovar a concorrência. Considero que fui bem na prova mas também não fui chamado.

Minha conclusão disso tudo foi que eu deveria tornar-me um concurseiro caso quisesse passar nas provas em uma boa colocação, ao invés de ficar batendo na trave.

Tive a sorte de arrumar um bom emprego nessa época que me permitia aportar e investir em terrenos. Logo depois casei-me com minha mulher e nossos salários possibilitaram que nossa vida ficasse melhor, sem a necessidade de estudar para um concurso público.

É muito provável que se eu tivesse passado no do BB estivesse lá até hoje. O salário eram 1800 reais + 800 de vale alimentação. Com isso e a segurança do cargo provavelmente eu teria comprado um apartamento e tido um filho, ficando lá preso pra sempre. O bom desse tipo de cargo é que alguém esperto pode usá-lo de trampolim para concursos, ou oportunidades melhores. Pense nisso.

Apenas a título de curiosidade, esse meu amigo largou seu emprego para abrir sua própria empresa e se deu muito bem. Admiro muito a coragem. Ser corajoso é uma característica rara. Contei sua história para chegarmos a uma conclusão.

Agora que a fonte secou e o PT quebrou o Brasil com tantos funcionários públicos blindados e cheios de benefícios, apenas um seleto grupo de concurseiros profissionais mais espertos e com tranquilidade financeira tem chances de passar. Nada mais de aventureiros.

Mesmo assim, acho sensato prestar concursos em áreas que você se identifique, desde a idade que seja possível. Não estou recomendando que você mate seus sonhos e se torne um burocrata inútil na engrenagem estatal, mas ser financiado pelo estado quando jovem pode lhe colocar muitos kilometros à frente enquanto você persegue seus sonhos nas horas vagas.

Não adianta só dar dinheiro para a indústria do concurso público que se desenvolveu no Brasil, junto à gurus de estudo sabichões do sucesso, mas reservar uma grana para estudos e para a inscrição pode sim ser visto como interessante para um Capital Alocado à Risco.

Caso você passe e seja chamado em até dois anos, pode fazer um balanço de sua vida profissional e decidir se pega o emprego por um tempo, até achar algo melhor.



This post first appeared on Conhecimento Financeiro, please read the originial post: here

Share the post

Os concursos públicos que prestei

×

Subscribe to Conhecimento Financeiro

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×