Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Meu bebê não mexe na barriga, isso é um problema?

Depois que a mamãe começa a sentir o bebê se movimentar, é uma grande festa. Nada como um sinal intenso como esse para se convencer de que seu filho está mesmo ali, e se desenvolvendo bem! Mas não é rara uma certa apreensão se isso para de acontecer por um tempo: “meu bebê não se mexe na barriga, será que é um problema?”. Muitas grávidas acabam se fazendo essa pergunta, e por isso achei que seria um ótimo tema para tratarmos aqui no blog.

Entre a 18ª e 20ª semana de gestação, é comum que a mãe comece a sentir os primeiros movimentos do bebê na barriga. E, mais do que a emoção do filhote se mexendo lá dentro, essa sensação é importante, de fato, para provar que ele está se preparando para nascer com saúde.

Assim, caso as mexidas do pequeno diminuam muito com o tempo, é importante estar atenta. Um bebê excessivamente quieto dentro da barriga pode indicar que algo não vai bem – uma falta de oxigenação, por exemplo. Quer entender melhor sobre quando ficar alerta a anormalidades? Neste post eu te conto como, vem ver e tire suas dúvidas!

Veja também: Quando meu bebê vai começar a mexer?

Imagem: 123RF

Como eu sei que meu filho está se mexendo menos dentro da barriga?

Para chegar a essa resposta, primeiro você precisa entender o que significa uma frequência normal de mexidas para o seu bebê. Evidentemente cada criança tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento e, embora algumas características sejam genéricas, as particularidades existem. Por isso, não fique comparando o quanto o seu bebê se mexe na sua barriga com a intensidade que o filho de outra mãe se movimenta, pois podem ser diferentes mesmo (e os dois estarem perfeitamente saudáveis).

Diante disso, a melhor maneira de detectar o padrão do seu filho é observando. É comum que a criança se mexa mais logo depois que você se alimenta, pois é o momento em que ela recebe mais energia. Aproveite essa hora então e faça o teste: depois que você comer, deite com a barriga para cima e espere vir os movimentos. Note a quantidade de vezes que o pequeno chuta – e faça essa conta novamente durante três dias.

A partir daí, é possível ter uma ideia do padrão das mexidas do seu bebê. Com o tempo, se notar que o filhote realmente não está se mexendo com essa frequência, pode soar o primeiro sinal de alerta. Outra dica é contar: se passar seis horas e o pequeno não se mexer (nessas horas em que ele costuma se movimentar mais), pode ser mais uma indicação de atenção.

O que faço se notar que o bebê não está mexendo?

Se notar que seu bebê não está se mexendo na barriga durante alguns dias, procure o seu obstetra e relate o que está acontecendo. Primeiro o profissional recorrerá a exames clínicos para detectar possíveis problemas, como ouvir os batimentos cardíacos, avaliando a vitalidade do feto.

Caso o profissional julgue necessário, ele solicitará avaliações mais complexas, como ultrassonografias específicas.

Quais problemas meu bebê pode ter por isso?

Quando o bebê para de se mexer na barriga, geralmente, o problema está relacionado à falta de oxigenação. Por algum motivo, o filhote está recebendo menos oxigênio do que precisa e, nesse caso, a quantidade que chega acaba sendo destinada a órgãos vitais, enquanto os músculos ficam em segundo plano (e seu bebê se movimenta menos).

O problema pode estar relacionado ainda a descolamento de placenta, diminuição de líquido amniótico ou a própria redução do fluxo sanguíneo da mãe. Vale destacar que se a gestante tiver diabetes gestacional ou hipertensão, esses podem ser motivos adicionais que desencadeiam uma falta de oxigenação no filhote. E atenção: tudo isso representa situações de risco ao bebê, que pode acabar morrendo ainda no útero se não for tratado.

Como tratar?

Identificado o que está causando o problema no bebê, o médico indicará um tratamento. São muitas as alternativas dependendo do caso: desde repouso até mesmo à indicação de uma cesárea de emergência, dependendo do mês e da situação.

Por isso, o ideal é estar alerta sempre. Mas também vale lembrar que às vezes a falta de movimentação durante um tempo pode não indicar anormalidades. Uma dica bacana é estimular o pequeno ainda dentro da barriga para incentivá-lo a se mexer, com música por exemplo (veja como aqui).


*** Este conteúdo foi originalmente publicado por ᐅ Mil dicas de mãe ***




This post first appeared on Mil Dicas De Mãe, please read the originial post: here

Share the post

Meu bebê não mexe na barriga, isso é um problema?

×

Subscribe to Mil Dicas De Mãe

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×