Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Achados Clínicos: Baixa reserva ovariana

Nos meus 35 anos de vida sempre quis ter filhos, porém, como nunca tinha tentado engravidar, sempre supus que biologicamente estava tudo OK. Afinal de contas, meus ciclos menstruais sempre foram regulares, não havia nenhum motivo para que eu desconfiasse de alguma coisa errada. Mesmo assim, em 2015 iniciei as consultas com um ginecologista e fiz uma série de exames para determinar se realmente estava apta para engravidar.


Meus exames de sangue, ultrassom e preventivo deram resultados ótimos, porém houve um Resultado que me preocupou desde o momento em que o vi, os valores de FSH pareciam altos demais para a fase do ciclo em que foi feito o exame.

O FSH é um hormônio produzido pela glândula pituitária que fica no cérebro. Este hormônio tem a função de estimular os ovários a produzirem os óvulos. Quando o ovário está com dificuldades para produzir os óvulos, a glândula aumenta a produção do FSH para assim aumentar a produção deles. 

Este exame se realiza comumente no Terceiro Dia do ciclo menstrual, quando feito neste dia, o normal para uma mulher em plena idade fértil é obter resultados abaixo de 10 Uml, no me caso o resultado foi 19,7 Uml no terceiro dia do ciclo. Este resultado é considerado bastante alto, para se ter uma ideia, uma mulher entrando em menopausa costuma ter resultados entorno de 25 Uml no terceiro dia do ciclo, aos 35 anos, o valor não deveria se aproximar tanto dos 20 Uml.

Obter um resultado tão alto significava que poderia haver uma diminuição de Reserva Ovariana, ou seja, que meus ovários estão ficando sem óvulos viáveis para serem fecundados e meu organismo estão fazendo um esforço enorme para conseguir produzir óvulos todo mês.

Quando isso acontece, é comum que o organismo não reaja da forma esperada aos remédios indutores da ovulação que são aplicados antes de uma inseminação ou fertilização. Ou seja, mesmo com a estimulação Ovariana agressiva, com a utilização de altas dosagens de remédios, o ovário produz poucos óvulos,

Quando finalmente fui a um médico especialista em reprodução humana, mostrei a ele o resultado que havia obtido no teste de FSH, ele me informou que para confirmar se o valor de FSH estava alto realmente por causa de uma diminuição da Reserva ovariana, precisaria fazer uma ultrassonografia e contar os folículos que havia nos ovários, seu houvessem entorno de 10, consideraria que a minha reserva estava normal e que eu seria uma boa candidata tanto para inseminação artificial (IA) quanto para fertilização in vitro (FIV).  Já na primeira consulta, então, fizemos o ultrassom para tirar a dúvida.

O resultado do ultrassom não foi animador, o médico contou apenas 3 folículos num ovário e nenhum no outro, a Baixa Reserva Ovariana foi confirmada.

Ter uma reserva ovariana Baixa aos 35 anos de idade não é nada comum. A reserva baixa em si não significa necessariamente que eu esteja prestes a entrar em menopausa, mas é um indicativo de que a minha fertilidade está decaindo e que, caso queira ser mãe, o momento é agora, se esperar mais alguns meses, pode ser tarde demais.

A reserva baixa também é um indicativo de que meus ovários não iriam responder bem aos hormônios para induzir a ovulação, para poder realizar uma FIV é necessário ter pelo menos uns 8 óvulos para fertilizar, pois muitos deles morrem antes mesmo de realizar a transferência para o útero. Produzindo apenas 3 folículos, a realização de uma FIV logo de cara, estaria praticamente descartada.

Já a IA precisa de apenas um óvulo para dar certo, se houver um óvulo de boa qualidade a IA tem 25% de chance de funcionar. Por este motivo, decidimos começar o tratamento com uma sequência de 4 inseminações no máximo, caso elas não funcionem, a FIV ficou reservada para uma última tentativa, depois disso tudo, a única opção seria uma FIV com óvulos doados.

Sai da primeira consulta bastante desanimada com o prognóstico, porém pronta para tentar. Na vida é sempre melhor tentar e não conseguir do que se arrepender de nunca ter tentado.





This post first appeared on Maternidade Planejada, please read the originial post: here

Share the post

Achados Clínicos: Baixa reserva ovariana

×

Subscribe to Maternidade Planejada

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×