Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Branco é o seu passado

Você deve ter estranhado o título deste artigo, mas ele está correto. Estou usando esta popular expressão para chamar sua atenção para uma das mais estúpidas e estranhas práticas do homem e da mulher: o racismo. Infelizmente ele é fato no Brasil e no mundo.
Na minha opinião, tratar o outro com diferença por causa de sua cor é comparável a um desvio psicológico, além de uma tremenda falha de conduta. Por outro lado, atrás desta "ignorância" há uma história triste que se arrasta por séculos.

Pouca coisa mudou

A escravidão dos humanos africanos, usados como "mão-de-obra barata", deu muito lucro aos poderosos humanos europeus e americanos. Foram séculos de dominação. Lamentavelmente isto continua ocorrendo.
Vejam o que está sofrendo nos dias atuais, a Libéria, Serra Leoa, Nigéria e na Guiné. Quase 6 mil pessoas já morreram contaminados pelo vírus letal do Ebola. Acredita-se que outras 20 mil já pessoas estejam contaminadas. A mídia, que também é preconceituosa, pouco revela sobre a situação daquela gente sofrida. Limita-se a dar os números, como se fossem gols marcados num campeonato qualquer.
Tenho certeza que se este vírus tivesse matado tanta gente na França, Suiça, Israel, Inglaterra ou Estados Unidos, já não teriam encontrado uma vacina para conter tamanha mortalidade. O estúpido mundo branco não está nem aí para com os humanos negros.

Musa negra não existe

Você não concorda? Então te darei outro exemplo de preconceito público praticado principalmente pela mídia, que "faz a cabeça" de milhares de pessoas: a musa do tênis sempre é a Sharapova. Ela é loira, bonita e tem olhos claros. Mas porque não chamam as irmãs tenistas super campeãs Serena e Vênus Willians de musas? Ora, será por que elas são negras? Com toda certeza.
Boa parte da disseminação deste preconceito está sim na mídia. Vejam os filmes de Hollywood, a publicidade e as novelas brasileiras. A maioria dos galãs e modelos não são negros. Todos os mais famosos e consagrados atores americanos são brancos. Nos filmes, os negros sempre representam o mal. São criminosos, demoníacos ou tolos e bobalhões sem noção. Nas novelas eles são pobres, subempregados ou bandidos. Raramente o oposto acontece. É assim nas novelas, nas comédias, nas séries, nos filmes, nos quadrinhos, nos livros, nas ruas, nas delegacias, nas escolas...

Sentimento e alma não tem cor

Tudo isso vem sendo colocado nas nossas mentes há muitos e muitos anos. Você já cresceu tendo medo do escuro, do boi da cara preta, dos homens negros que você encontra nas ruas e inconscientemente troca de calçada temendo assalto.
Viu? Branco é o seu passado. Pois ele está vazio. Não enxerga o óbvio. Não existem negros ou brancos. Reveja seus conceitos e preconceitos ultrapassados baseados em fatores meramente econômicos e culturais. Limpe sua mente da sujeira que colocaram lá, mesmo sem você notar. Somos todos humanos, gente, pessoas que tem sentimento e alma. Não somos produtos ou coisas para sermos diferenciados pela cor. Por isso, evite expressões, atitudes preconceituosas e aquelas piadinhas sem graça. Seja humano. Não seja tolo(a).




This post first appeared on Fatos Com Flores, please read the originial post: here

Share the post

Branco é o seu passado

×

Subscribe to Fatos Com Flores

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×