Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Pobre modernidade?


O polêmico filósofo, escritor e pensador brasileiro Luis Felipe Ponde escreveu no livro "A Era do Ressentimento" que a atual Era da Modernidade será considerada, no futuro, uma nova Era das Trevas, ignorada e criticada pelas futuras gerações.
Dei dois passos para trás e refleti bastante sobre esta afirmação. Será?
Ponde enfatiza que tal consideração se deve a "pobreza" intelectual, comportamental e ética da sociedade atual. Ele não está totalmente errado. Mesmo sendo um filósofo pessimista, como ele mesmo se intitula, concordo com ele quando se refere a "pobreza" intelectual. De 50 anos pra cá, poucos pensadores surgiram, as pessoas lêem pouco, gostam demais de filmes e tv, usam a Internet pra tudo e tem pouco senso crítico, principalmente nos países pobres ou em desenvolvimento, onde vivem mais de 70% da população mundial.
A Era atual reflete idéias dos velhos intelectuais, filósofos gregos e pensadores do início do século passado. Não criou nada novo e pouco se preocupa com isso, pois se distrai com a burocracia e a corrupção, o comércio explorador, as indústrias que poluem e o excesso de trabalho.
Boa parte do que se escreve ou divulga como "moderno" nos dias atuais nada mais é do que uma forma diferente de ver o que já se pensava há décadas. Quando o assunto é comportamento, há alguma evolução pontual, em questões trabalhistas, relacionamento a dois e no mercado de consumo. A ética é questionável em diversos segmentos sociais. Avançou pouco nas últimas décadas.
A comunicação evoluiu bastante nos últimos 50 anos, mas de que vale uma sociedade que comunica a sua pobreza intelectual? Apenas para multiplicar a ignorância e propagar preconceitos, estupidez e mais pobreza comportamental e ética. Talvez Ponde tenha razão. As futuras gerações talvez terão vergonha de nós. Que pena!



This post first appeared on Fatos Com Flores, please read the originial post: here

Share the post

Pobre modernidade?

×

Subscribe to Fatos Com Flores

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×